melhores documentário para ver durante a quarentena

5 documentários para ver durante a quarentena

In julho 2, 2020
868 Views

Nesse momento tão complicado de isolamento social como uma medida super necessária para todos nós, os “quarenteners” buscam alternativas de atividades de entretenimento e produtividade para aproveitar em casa. Muita gente já encontrou tempo para maratonar a série atrasada, ver os filmes da lista de indicações, ler os livros que estavam esperando na estante, mas ainda está se sentindo ocioso.

 Além de mergulhar na ficção, esse período pode ser uma ótima chance de ver documentários e absorver conhecimento sobre várias áreas que você tenha interesse e/ou curiosidade. Com a vantagem do tempo livre, temos a possibilidade de investir nessa opção que une entretenimento com um certo teor educativo, com opções para todos os gosto. 

Então, se você é fã de documentários ou mesmo está curioso sobre algumas indicações, continue lendo e confira nossas dicas de documentários para ver durante a quarentena!

Aperte o play e confira os 5 melhores documentários para ver na quarentena

  1. Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes (Minimalism: A Documentary About The Important Things)

Rico em conteúdo e reflexões, a proposta do doc, disponível na Netflix, é falar sobre “possuir menos”, em sentido abrangente, com enfoque no movimento que defende que é possível viver com menos consumismo e, logo, exigindo menos recursos do planeta. Sustentabilidade é a palavra de ordem como impacto aqui. 

A direção de Matt D’Avella nos leva a conhecer mais a fundo o estilo de vida dos amigos Joshua Millburn e Ryan Nicodemus, que nos ajudam a entender melhor a ideia central com suas idas baseadas no conceito de “menos é mais”. E para quem está imaginando que é uma produção sobre estilo de vida “natureba” e desapegado ao extremo queremos dizer não! A produção não tem nenhum cunho radical de pregar “livre-se dos seus pertences”, mas sim conversar sobre o excedente e superficial em nossas vidas.

  1. Feministas: O que elas estavam pensando? (Feminists: What Were They Thinking?)

Dirigido por Johanna Demetrakas, este documentário original Netflix busca levantar a pauta do Feminismo através de importantes falas e pontos de vista pra lá de relevantes. O roteiro é pautado na ideia de contar como determinadas histórias abriram caminho para um futuro mais livre e livre de “papéis” engessados para as mulheres na sociedade. 

A ideia é mostrar o quanto as opressões e amarras surgem e se consolidam como estruturas. Com os holofotes sobre Jane Fonda, Lily Tomlin, Judy Chicago, Kate Millet, Phyllis Chesler e Laurie Anderson recebemos uma enxurrada de aprendizados muito necessários à todos. Tudo isso com a mensagem fundamental de que o tratamento dado anteriormente às mulheres, não será mais tolerado.

Pautas como como identidade, raça, maternidade, infância e aborto, por exemplo são colocadas na mesa como introdução e linha para costurar o conceito de Feminismo, e a busca por igualdade de gênero e a valorização do papel da mulher na sociedade. 

  1. Como mudar o mundo (How to Change the World)

Com esse título, no mínimo, sugestivo, essa é mais uma indicação disponível na Netflix. Dirigido por Jerry Rothwell e contando com Patrick Moore e Barry Pepper no elenco, mergulhamos nos anos 70 quando um grupo de jovens e hippies ativistas organizou um protesto contra testes nucleares e saiu num barco pedindo paz. 

Mesmo que o plano dos jovens não tenha dado certo naquele momento, ganharam a atenção do mundo para a proteção do meio ambiente e tiveram um resultado nunca imaginado: o surgimento da organização ambientalista que é hoje a maior e mais conhecida no planeta. Que história, hein?

  1. Ícaro (Icarus)

Agora uma indicação para os fãs de investigação apresentamos essa super obra dirigida pelo cineasta Bryan Fogel que brilhantemente buscou nos mostrar mais sobre o uso de doping no ciclismo competitivo. Os elogios de público e crítica não são à toa, já que este foi o primeiro documentário produzido pela Netflix a vencer o Oscar em sua categoria.

Com a ideia inicial de mostrar as facilidades que poderiam haver para burlar um sistema de anti doping, a produção acabou flagrando um dos maiores escândalos na história do esporte mundial. Com exposição da agência russa de segurança, especificamente do Dr. Grigory Rodchenkov, médico e cientista que trabalhou em meio a delegações olímpicas e principal acusado de facilitar o programa de doping patrocinado pela Rússia. Em meio à amostras contaminada, morte inexplicada e medalha de ouro olímpica esta produção campeã certamente merece atenção.

  1. Explicando (Explained)

Mais uma super produção original da Netflix, esta é uma série documental que tem feito bastante sucesso entre os amantes de conhecimento e curiosos de plantão. A produção abrange assuntos variados através de episódios curtos, no máximo 20 minutos. Mas não se engane pelo tamanho dos episódios, a ideia é apresentar de forma bastante explicativa (como o nome sugere) e objetiva o assunto a que se trata.

Há temas complexos, tabus, irreverentes, enfim! Entretenimento e conhecimento para você independente do que se interesse. Seja vida extraterrestre, mercado de ações, maconha ou até mesmo o próprio Coronavírus e seus impactos. Levantando fatos, debates e o máximo de informação relevante, o documentário abre debate para questionamentos interessantes como: Porque as Dietas dão errado? ou Podemos viver para sempre? Com as perguntas em nossas mãos, a produção não possui resposta para tudo, mas nos dá esclarecimentos fundamentais para aguçar o senso crítico. Vale a pena conferir!

Esperamos que tenha curtido nossas dicas e consiga encontrar o documentário mais interessante para ver. Há opções aos montes em diversos streamings apenas esperando você dar o play. O importante é não ficar ocioso nesse período, certo? Pensando nisso, confira aqui algumas boas idéias para executar na quarentena e sair do tédio!

Deixe um comentário