Como escolher a franquia certa e aumentar as chances de sucesso do negócio

In janeiro 21, 2021
485 Views

Na hora de iniciar uma jornada empreendedora, principalmente nos casos em que já se decidiu por investir no promissor mercado de franquias, é fundamental fazer diversas análises do negócio. Não bastando se ater às marcas mais famosas e sim, considerar alguns fatores chave, especialmente verificando a compatibilidade com o seu perfil empreendedor. 

Existem vários aspectos a serem considerados ao abrir uma franquia, por isso não podemos nos deslumbrar com as muitas opções de negócios. É justamente essa grande oferta que pode causar dúvidas nos empreendedores que iniciam neste modelo de negócio.

Sabendo que é bem mais fácil evitar riscos quando você pesquisa, questiona, pede ajuda quando considerar necessário e faz uma escolha assertiva alinhada as suas expectativas, seja sobre investimento e lucratividade ou em relação ao perfil e habilidades, mantenha-se atento. 

Comece avaliando seu próprio perfil empreendedor, características mais fortes e aquelas que precisam ser melhoradas, metas e objetivos, e apenas com esse nível de auto conhecimento parta para a definição do que seria o melhor segmento e franqueador para você. Pensando em te ajudar nessa decisão tão importante, reunimos aqui algumas dicas com pontos de grande relevância para colocar na balança. Então, continue lendo e confira! 

  • Confira sua capacidade financeira e planeje os investimentos

Um dos principais passos ao pensar em investir e abrir seu próprio negócio é a pergunta: “tenho o suficiente para investir?”. Isso vai te ajudar a limitar ou ampliar suas buscas ao pesquisar no mercado as empresas franqueadoras e alinhar as expectativas nesse sentido. Afinal, escolher a franquia vai depender também do seu capital disponível.  

Pesquisa e se informe sobre o valor demandando em cada caso, além dos custos fixos e variáveis, também o faturamento previsto e o tempo para esse retorno. Procure conferir se além do valor para cobrir o investimento previsto, você também tenha uma reserva para capital de giro. Considere como você fará para manter o negócio rodando de forma saudável até que possa retirar os lucros. 

Assim, entenda que isso é um grande fator a ser colocado na balança. Afinal, por mais promissor e perfeito aquele franqueador possa parecer, se não tiver viabilidade financeira para o seu caso, ou equilíbrio operacional não valerá a pena insistir. Isso porque, o risco de se gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade muito real, isso em qualquer empreendimento. 

Dessa forma, considere um cálculo simples para entender a capacidade de investimento incluindo o investimento inicial que o franqueador exige e o tempo previsto para que o ponto de equilíbrio operacional seja atingido. Além de considerar também, conforme citamos, o capital de giro, garantindo que a empresa tenha recursos para arcar com seus compromissos e mantenha um bom nível dentro da operação geral, e uma reserva de capital para sustentar o negócio até total o equilíbrio financeiro.

  • Verifique a saúde financeira e o cumprimento às exigências legais da franquia

Não dispense os passos burocráticos durante a pesquisa e negociação com as franquias que forem consideradas candidatas mais fortes para o investimento. É de obrigação da empresa franqueadora entregar uma determinada quantidade de documentos visando demonstrar sua capacidade e estabilidade financeira, comprovando que é capaz de gerir mais uma unidade franqueada, tendo você como proprietário. 

Além disso, a empresa deve garantir a seus franqueados acesso ao plano de negócios, com clareza sobre os dados financeiros e histórico contábil, de forma que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão da rede. Entregas dessa natureza entram em meio a documentos de balanço dos dois últimos exercícios e a famosa Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importantíssimo com praticamente todos os dados de interesse ao futuro franqueado.

Na COF são inseridas pelo franqueador informações financeiras em geral, além de comerciais e jurídicas da sua franquia para esclarecer e atrair investidores interessados em sua rede. Tendo tudo isso em mãos, conte com suporte legal para avaliar também a regularidade fiscal e tributária da marca. É fundamental conferir certidões negativas federal, estadual e municipal, onde se encontra a sede da franqueadora, e também referências comerciais, justamente para verificar se há indícios de problemas financeiros devido a dívidas não quitadas.

  • Avalie a experiência e o suporte oferecido ao franqueado

Uma das maiores vantagens próprias do modelo de negócio de franquias esta, exatamente, no fato do franqueado estar investindo em uma solução já testada e validada pelo mercado. Dessa forma, as chances de sucesso são inegavelmente maiores se o negócio for devidamente avaliado e administrado.

Sabendo que no sistema de franquias o franqueado paga para receber direito de uso da marca, além de todo o know-how da empresa e acabar por reproduzir um modelo de sucesso, muitos empreendedores iniciantes buscam investir nesse tipo de oportunidade por considerá-la mais segura do que os negócios próprios, abertos do zero.

Contudo, considere antes de tudo se essa história de sucesso vem sendo, de fato, compartilhada com todos os outros franqueados. Avalie, portanto, como está os índices de satisfação e de saída de outros investidores dentro de um determinado período. Isso é imprescindível para observar se o franqueador está empenhado em fornecer o devido apoio em forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional, para as unidades já abertas e para as que poderão vir a entrar, como a sua.

Lembre-se sempre de que o suporte faz total diferença para o sucesso do negócio dentro do mercado de franquias. Portanto fique atento e exija entender melhor como funciona esse aspecto nas empresas franqueadoras que você mais gostou considerando todos os demais aspectos de interesse. Analise programas de capacitação, manuais e a assistência da rede em geral. Informe-se sobre seus direitos e exija que sejam cumpridos antes de comprometer-se com contratos.Ainda em dúvida sobre o investimento? Confira agora os dados de crescimento do setor de franquias em um ano tão difícil como 2020!

Deixe um comentário