Currículo em inglês: Saiba como preparar o seu e se destacar no mercado

In abril 28, 2021
540 Views

Em momentos de considerável incerteza em vários mercados, vagas cada vez mais disputadas e maiores exigências dos recrutadores, no momento em que uma boa vaga surge é necessário aproveitar, certo? Pensando nisso, viemos aqui falar sobre um tópico de grande relevância na hora de ser considerado para as melhores vagas, independente da posição, empresa ou do seu perfil: O currículo.

Mesmo que seu perfil profissional tenha um fit perfeito com o job description da vaga, se você não for capaz de mostrar o quando está apto, infelizmente, poderá nem chegar ao final do processo seletivo. Assim, para garantir maiores chances de aprovação, especialmente sabendo que muitas vagas em posições mais altas exigem a apresentação do currículo em inglês, é imprescindível saber como entregar esse importante documento.

Por isso, se você não quer perder as melhores oportunidades, aperfeiçoar seu currículo para subir de cargo ou até mesmo busca alcançar mercados internacionais continue lendo e confira como preparar seu currículo em inglês!

Atente-se à organização das informações

A princípio, o “Profile” e “Summary” são as seções mais comuns utilizadas para iniciar o currículo em inglês, assim como em português. Nestas descrevemos nossos personal details (dados pessoais) e, em linhas gerais, mercado de atuação, experiências e formação acadêmica, de forma resumida – geralmente em apenas um parágrafo ou bullet points

Após este tópico, entram os detalhes sobre os dois últimos pontos descritos no summary, no caso, “education” e “professional experiences”. Podem existir também seções adicionais que embasam o nível de experiência, seja com com idiomas, nesse caso descrita como “languages” e cursos/certificações extras como “computer skills”.

É importante lembrar que não se faz necessário aqui incluir dados como “ professional objectives”, foto, gênero, idade, estado civil ou qualquer documento. Seja conciso, objetivo e resuma/retire o que considerar menos relevante da mesma forma que pode-se destacar e evidenciar dados que tenham mais impacto para a vaga em questão. 

Tente não traduzir o currículo literalmente do português

Se você já teve contato com algum método de aprender inglês, certamente já deve ter ouvido que em traduções sempre se “perde” algo. Ao traduzir literalmente qualquer documento a complexidade é consideravelmente mais alta do que buscar construir apenas se baseando nele, por inúmeras questões, como variações linguísticas, sintaxe e gramática específicas. Nós sabemos que nem todos se sentem seguros para seguir o melhor caminho e recorrem aos tradutores online como uma forma mais rápida. 

Contudo, o ponto de atenção aqui deve estar na imprecisão que isto pode causar nas informações descritas, especialmente se o leitor for nativo. O ideal nesse caso seria contratar um profissional ou, aos poucos, ir confiando em si mesmo e em seus conhecimentos para construir um currículo em inglês ideal seguindo a ordem que descrevemos acima. É sugerido que se consulte modelos, templates e dicionários/tradutores apenas para pontos específicos e curtos, garantindo que o texto seja gramaticalmente e culturalmente bem escrito.

Conheça e faça uso do vocabulário específico 

Ter conhecimento do vocabulário é tão importante quanto garantir que a gramática esteja correta, pois são fatores determinantes para uma boa compreensão da sua aptidão para a posição. Dos termos comuns em documentos como os currículos aos mais utilizados na sua própria profissão, mostrar segurança na descrição das informações pode ser um ponto de destaque, então esteja atento.

Nesse momento é liberado consultar bons dicionários e fontes confiáveis para inserir corretamente em inglês dados como: o nome da sua profissão em inglês; detalhes sobre habilidades específicas da sua área como atividades que você domina e estejam na descrição como requisitos, dentre outros. Além disso, conheça bem a melhor forma de intitular as seções e tópicos padrões do modelo. Confira abaixo alguns dos mais comuns:

  • Qualifications    – Qualificações
  • Skills / Key Skills – Habilidades / Principais Habilidades
  • Goals / Objectives – Metas / Objetivos
  • Highlights – Destaques
  • Achievements / Accomplishments – Conquistas
  • Education – Formação Acadêmica
  • Experience / Professional Experience – Experiência Profissional
  • Employment History – Histórico Profissional
  • Position – Cargo
  • Career – Carreira
  • Coordinate – Coordenar
  • Cover letter – Carta de Apresentação
  • Internship – Estágio
  • Strengths – Pontos Fortes
  • Manage – Gerenciar
  • To be responsible for / To be in charge of – Ser responsável por
  • Cope with – Lidar com [algo]
  • To have experience with – Ter experiência com

Para produzir um bom currículo em inglês é fundamental entender devidamente o uso das palavras, atentar-se que um novo idioma significa descrever algo sobre você de um outro ponto de vista e adequando aspectos culturais e semânticos. Além disso, a confiabilidade das fontes onde você busca informações na hora de produzir esse documento, deve ser consultada com máximo cuidado. Dessa forma, você garantirá ter um currículo em inglês que se destaque em meio aos demais e assim, conquistar a vaga dos seus sonhos!

Para te ajudar ainda mais nessa importante missão rumo ao sucesso profissional em meio à sua jornada bilíngue, confira como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

Deixe um comentário