Thanksgiving: Tudo que você precisa saber sobre o feriado “gringo”

In novembro 26, 2021
507 Views

Seja ou não fã de cinema ou conhecedor de tradições norte-americanas, você já deve ter visto em qualquer meio alguma coisa sobre a celebração de um feriado chamado: Dia de Ação de Graças, o famoso Thanksgiving, em inglês. A data, que é celebrada, principalmente, nos EUA e Canadá, possui grande importância histórica e culturalmente para esses dois países. 

Mas afinal, de onde vem essa tradição? Como e por que ela é celebrada lá fora? De que forma os aspectos históricos influenciam na data? As perguntas são muitas e foi pensando na proximidade do Thanksgiving que trouxemos aqui um pequeno guia com os principais pontos sobre esse feriado que movimenta e une as famílias gringas em novembro. Então, continue lendo e confira! 

O que é e como surgiu o Thanksgiving?

Muitos de vocês podem saber que os Estados Unidos foram colonizados por ingleses, certo? Porém, talvez você não saiba que o famoso Thanksgiving surgiu a partir dos primeiros colonizadores, chamados de “peregrinos”. Ao chegarem no país, eles se estabeleceram em um acampamento em Plymouth, uma região conhecida como New England (Nova Inglaterra) no atual estado de Massachusetts/EUA. 

No outono de 1621, após quase 1 ano dessa chegada, os peregrinos comemoraram a primeira colheita junto dos nativos americanos. A comemoração com uma boa safra após um inverno rigoroso que prejudicou muito suas colheitas anteriores, o que tornou tudo ainda mais especial.

Nesta ocasião, que ficou marcada como o primeiro registro de celebração do Thanksgiving, participaram cerca de 90 nativo-americanos. Na festa foi servido um grande banquete com pratos como carne de pato, peru, peixe e também  milho, o que entrou também para a tradição que se mantém até hoje. 

A partir disso, o feriado se estabelece numa celebração de gratidão e solidariedade, feita anualmente. Ao longo dos anos, a data inicial foi alterada algumas vezes, até que o presidente Franklin D. Roosevelt  resolveu fixá-la na quarta quinta-feira do mês de novembro, que em 2021 ocorrerá no dia 25. 

A celebração do Thanksgiving nasce com aspectos de união e comemoração da vida, e hoje, além dos EUA e Canadá, celebram também o feriado Granada (Caribe), Libéria (África), Ilha Norfolk (Austrália) e Holanda (Europa). 

Mas como é celebrado atualmente o Thanksgiving?

No Canadá, como país está localizado mais ao norte, o Dia de Ação de Graças é comemorado um pouco antes dos Estados Unidos, em virtude do tempo da colheita. Lá, a data é comemorada na segunda segunda-feira de outubro, cerca de um mês e meio antes da celebração nos Estados Unidos.

Um dos aspectos mais marcantes do Thanksgiving é comum a todos os países que o celebram e não mudou tanto desde seu surgimento: o jantar. O costume de preparar uma grandiosa refeição, semelhante à uma ceia de Natal, é de grande importância na tradição. 

É neste momento onde as pessoas optam por estar em família ou amigos próximos, desfrutando de uma deliciosa refeição caseira. As semelhanças com o Natal seguem com a tradição de alguns aproveitarem a data também para participar de projetos de caridade e ajudar os menos afortunados, algo que se conecta bastante com a essência do nascimento do feriado.

Neste jantar tradicional não pode faltar uma coisa: o peru! Ele é o protagonista, e como falamos, as semelhanças com o Natal são muitas, e aparecem até aqui. Há inclusive algumas pessoas que chamam a data de “Turkey Day” (Dia do Peru, em português), ressaltando o simbolismo desse prato na celebração.

No menu também é comum serem servidos itens como: milho, purê de batatas, batata doce, torta de maçã, pães e a famosa abóbora, já que é a época da sua colheita e muitas já estavam há poucos dias brilhando nas decorações de Halloween. Como vemos em muitas produções audiovisuais de Hollywood, o molho de cranberry e o macarrão com queijo (especialmente nos EUA) também são estrelas do jantar de Thanksgiving

Fazem parte também da comemoração alguns desfiles e queima de fogos que são um verdadeiro show. Em muitos locais é possível ver carros alegóricos que contam a história do Thanksgiving, além de bandas de escolas e atores de espetáculos também desfilarem com este mesmo objetivo. O Macy’s em Nova York é um dos desfiles mais conhecidos, e nele participam centenas de celebridades, além de personagens do mundo infantil como o próprio Mickey Mouse, Spider Man, e vários outros. 

Assim como era de se imaginar, o comércio não deixaria de aproveitar um feriado tão tradicional, que ainda por cima ocorre tão próximo ao final do ano. Por isso, a data hoje simboliza também o início da temporada de Natal junto do começo da nossa conhecida Black Friday, que ocorre poucos dias depois. 

Por isso, ainda durante os preparativos para o Thanksgiving, faz parte também da tradição (especialmente norte-americana), enfrentar lojas superlotadas na busca por ingredientes e itens para o jantar. Além disso, não precisamos ressaltar que as filas nas portas das grandes redes lojistas começam a se formar ainda na própria noite de Thanksgiving, varando a madrugada sob o frio do outono em busca das ofertas extraordinárias prometidas para a Black Friday.

E aí, você já sabia dessas informações sobre o Thanksgiving? Aproveite o embalo da data e confira nossa lista de filmes com a temática “Ação de Graças” para mergulhar ainda mais nas tradições!

Deixe um comentário