Como aprender inglês sozinho usando o YouTube!
Ser fluente em inglês é cada dia mais importante para a vida moderna. Se você deseja fazer um intercâmbio, está em busca de ascensão profissional ou quer ingressar no mercado de trabalho, a língua inglesa é uma parte essencial desse caminho.
No entanto, com o tempo cada vez mais cronometrado, é comum nos depararmos com pessoas que usam alternativas para aprender inglês sozinho ou complementar os estudos da língua. O YouTube é uma delas.
Essa é uma boa saída para quem não quer ficar parado e está em busca de uma opção mais econômica e cômoda para aprender um novo idioma. Na plataforma, é possível assistir a vídeos de alta qualidade à distância de poucos cliques.
Se você tem interesse nessa modalidade de ensino, mas não sabe muito bem como começar, confira nesse post tudo o que precisa para saber como aprender inglês sozinho usando o YouTube.
Aprender inglês com aulas gratuitas
Há diversas opções de canais no YouTube com aulas gratuitas que podem contribuir muito para seu processo de aprendizagem. Grande parte desses canais, voltados ao ensino do inglês, oferece vídeos curtos e muito bem produzidos.
Com os smartphones cada dia mais modernos e acessíveis — tanto em termos de tecnologia quanto de preço —, você pode, por exemplo, aproveitar o tempo do trajeto entre o trabalho e a sua casa para assistir aos vídeos.
Teste vários tipos de vídeos
Há uma infinidade de vídeos divertidos e, ao mesmo tempo, instrutivos. Teste vários formatos até encontrar os que mais combinam com seu perfil. Não adianta escolher um vídeo de maior qualidade gráfica se você não teve afinidade com o autor do vídeo — até porque, geralmente, são várias lições em diferentes módulos. E são muitas opções, umas mais criativas que outras.
No Inglês de Bolso, por exemplo, dois empolgados jovens — Fernando e Bianca — se desdobram em vídeos de curta duração para mostrar ao usuário aspectos da língua como:
- Pronúncia
- Contrações
- Gírias
- Fluência
- Phrasal verbs (o terror de muitos estudantes)
- Tempos verbais
No canal da Carina Fragoso, ela explica “pegadinhas” comuns no inglês, fáceis de enganar quem não conhece o idioma. E ela adora listas. Alguns exemplos são:
- 7 expressões em inglês que a gramática não explica
- 15 erros de pronúncia mais comuns em inglês
- 10 maneiras de dizer oi em inglês
Além de oferecer brindes aos internautas, a youtuber passa tarefas para você fazer de casa e indica outros canais bacanas.
Agora, se você é meio saudosista e gosta de vídeos que remetem às aulas tradicionais, com quadro branco e pincel, o EngVid reúne oito professores que se dividem e ensinam 10 tópicos diferentes para os níveis iniciante, intermediário e avançado. Ao final, o aluno responde a um quiz e avalia a própria compreensão do conteúdo.
Aprenda com youtubers nativos
Para quem já está em um nível um pouco mais avançado de aprendizagem, uma boa alternativa para aprimorar a pronúncia e os conhecimentos no inglês é assistir a vídeos de youtubers estrangeiros, especialmente nativos norte-americanos ou ingleses.
Há canais produzidos com a finalidade de ensinar o idioma e outros que podem ser usados apenas como exercício, para quem já tem certa familiaridade com a língua.
O Rachel’s English, por exemplo, é o canal de uma professora americana destinado a alunos e professores de inglês. Seu conteúdo é bem didático e dinâmico, ensinando o idioma com atenção especial à pronúncia das palavras.
Assim como Rachel, English with Jennifer é um canal com aulas dinâmicas e focadas em temas como:
- Gramática
- Vocabulário
- Pronúncia
- Erros mais comuns em inglês
Jennifer é filha de pai filipino e mãe americana, com vasto conhecimento em outras culturas como a húngara e a polonesa.
Já o Crash Course é um bom exemplo de um canal que não foi concebido com o intuito de ensinar inglês, mas que contribui muito com o aprendizado, principalmente para quem já está em um nível mais avançado.
O canal é uma parceria entre John Green, autor do best-seller “A culpa é das estrelas”, e seu irmão Hank. Em vídeos de aproximadamente 10 minutos, eles falam sobre diversos assuntos como literatura, biologia e história. Vale a pena conhecer esse canal tanto para aprender inglês sozinho como para se aprimorar na língua.
Assista a vídeos com legenda em inglês
Muitas pessoas se preocupam apenas em procurar vídeos em inglês, mas se esquecem de acionar as legendas em inglês. O YouTube oferece esse serviço em grande parte dos vídeos. Basta acessar o item “configurações”, ao lado direito da tela. Além de treinar o listening, você se habitua a prestar atenção na ortografia das palavras e fixa melhor o idioma.
Se você tem um nível básico de inglês, uma boa dica é o canal Convos with my 2 year old. O pai de uma criança de 2 anos teve uma ideia genial: encenar, com outro adulto, os diálogos de sua filha, que agora tem 5 anos. Não pense que ele reproduz a fala da criança. São vídeos curtos, mas reproduzidos por adultos sobre situações cotidianas como futuro, amigos, bicicletas etc.
Mas, caso seu nível de inglês esteja entre intermediário e avançado, experimente Craig Benzine Big Question. Ele traz as grandes perguntas da humanidade, por exemplo:
- “Seus órgãos crescem junto com você?”
- “Por que o coração é associado ao amor?”
- “De onde vem a origem da palavra ‘hot’ para adjetivar um homem bonito?”
Se você é apaixonado por música, também tem, à sua disposição, um vasto acervo de vídeos com lyrics (recurso em que a letra da música é exibida em sintonia com o áudio), mas isso já é tema para outro post.
Mais importante que acessar os vídeos, é fundamental aliar aulas de inglês a recursos tecnológicos. Além de aprender a língua mais rapidamente com as aulas tradicionais, você combina listening e writing, opções que ajudam muito na hora de realmente fixar o idioma.
E aí, gostou das dicas? Já está pronto para aprender inglês no YouTube? Let’s go?