Empreendedores de sucesso

Empreendedores de sucesso: Conheça 4 histórias inspiradoras

In março 11, 2020
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Histórias inspiradoras de empreendedores que começaram sua trajetória do zero são uma injeção quase infalível de entusiasmo para quem está começando. Afinal qual empreendedor iniciante não se sente inspirado e animado ao ouvir histórias de pessoas com quem possa se identificar e que obtiveram o sucesso que almeja?

Algumas histórias são tão impressionantes que soam quase como um roteiro de Hollywood. Grande parte destas histórias reais envolvem superação, receios, empenho e resiliência. Vão para muito além da inspiração e podem, inclusive, trazer valiosas lições empreendedoras. Muitas delas podem ser úteis para planejar e traçar o próprio caminho na jornada empreendedora, aprendendo com erros e acertos dos atuais gigantes do universo empreendedor.

Os empreendedores de sucesso estão aí para mostrar de maneira inspiradora que é possível alcançar seus objetivos e o tão desejado sucesso, independente do seu ponto de partida. Muito mais do que apenas ter uma boa ideia, capital para investir, planejar os passos e fazer tudo “by the book”, empreender se trata de muita dedicação e perseverança. 

Com a motivação sendo um importante combustível transmitido dos empreendedores mais experientes e bem sucedidos para os mais novos, torna-se fundamental ter grandes nomes do empreendedorismo e suas respectivas histórias em mente como guias. Para que se possa assim, aprender que acreditar e investir no seu sonho é o primeiro passo para conquistar os resultados desejados.

Pensando em te inspirar selecionamos aqui 5 grandes nomes já reconhecidos como empreendedores de sucesso no Brasil, para que você possa ter referências de peso para sua trajetória empreendedora. Mesmo estando hoje em outro patamar, todos estes nomes já saíram do zero um dia e com muita garra e determinação conquistaram seu lugar no topo. Continue lendo e confira!

#1 – Antônio Luiz Seabra

Este é o grande nome por trás da gigante dos cosméticos Natura e um dos maiores exemplos quando falamos em empreendedores de sucesso no país. Ainda no início da história da marca, Seabra investiu seu veículo popular na época no que chamou de “Jeito Natura” e iniciou a trajetória ao lado de um sócio. 

Inspirado pela multinacional Avon, o empreendedor focou no modelo de venda direta, com um time de consultores. A partir de uma pequena fábrica em São Paulo, ele começou a colher os frutos de seu trabalho seis anos depois do lançamento. Com uma abordagem mais humanizada, com foco na valorização da identidade e a eficiência gerencial, grandes marca de Antônio, a Natura tornou-se grande e reconhecida mundialmente.

Mas nada disso aconteceu tão rápido. Seabra, nascido em 1942 na cidade de São Paulo, sempre se interessou pelo ramo das finanças. Com apenas 15 anos trabalhava como calculista de custo indireto na empresa em que seu pai trabalhava. A partir disso escolheu cursar economia, e após finalizar a faculdade decidiu trabalhar na empresa de fabricação de computadores “Remington Rand”. 

Essa longa e enriquecedora experiência em sua vida influenciou diretamente seus passos seguintes, quando em 1969, com apenas 27 anos, Antônio Seabra e seu sócio Jean Pierre Berjeaout fundaram uma empresa cujo nome era “Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda”, que pode ser chamada de antepassada da Natura. 

O nome atual veio pouco menos de um ano após a fundação, devido à presença de componentes naturais na fabricação dos produtos vendidos. Um dos principais diferenciais no começo era que o fundador Antônio ia às rua vender seus produtos, o que o fez entender importantes particularidades do segmento. Já em 1979, quando o administrador Guilherme Leal começa a fazer parte da empresa, constatou-se considerável crescimento do negócio por todo território nacional graças às suas idéias e iniciativas. 

Assim, a empresa, pioneira em relação a diversas frentes – em especial -, as ligadas ao meio ambiente, conseguiu manter essa essência desde o princípio graças à paixão e competência de seu fundador. Seabra sempre buscou que a Natura fosse guiada por ideias ligadas à preservação do meio ambiente. Com isso, a empresa sempre foi administrada através de ideias e ações dentro dessa esfera. 

Vale a pena citar a iniciativa pioneira da empresa na promoção de refis no setor de cosmético nacional, além disso a produção de uma série de produtos de carbono neutro, causando menos dano à natureza. Nesse contexto, a empresa ganha tanto reconhecimento no setor quanto Seabra no universo empreendedor. 

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Antônio Luiz Seabra é a 1561ª pessoa mais rica do mundo e 34ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,5 bilhão de dólares. Enquanto isso a Natura está entre os 20 negócios do segmento de cosmético de mais sucesso, sendo a única empresa brasileira, ocupa a 17ª posição, segundo lista do site Brand Finance

#2 – Luiza Helena Trajano

Uma das mulheres mais poderosas e bem sucedidas do país, Luiza Helena Trajano, não poderia faltar na nossa lista de empreendedores de sucesso. Afinal, quem não conhece a Magazine Luiza? Isso mesmo! Agora você sabe quem está por trás  desse império que carrega seu próprio nome e agora comanda uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil, além de outras empresas integradas.

Natural de Franca, interior de São Paulo, Luiza nasceu em outubro de 1951. Começou a trabalhar nos negócios da família e partir daí, ainda muito cedo, descobriu sua paixão pelo comércio. Com muito trabalho e visão empreendedora, Luiza Trajano transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado. Alguns anos depois, ao chegar à presidência da rede de lojas Magazine Luiza veio a se tornar um exemplo de sucesso para muitos empreendedores.

Dentre os importantes pontos de diferenciação de Luiza de qualquer outro empreendedor está a iniciativa em 1981 de implementar nas lojas da rede um sistema de computação. Estar a frente do tempo e fazer o futuro acontecer sempre foi uma das marcas da empresa. Posteriormente esse processo gerou a criação do primeiro Centro de Distribuição (CD) totalmente automatizado em 1986, localizado em Ribeirão Preto, São Paulo. 

Durante este mesmo período houve também a expansão da empresa para fora do estado, com a inauguração das primeiras lojas em Minas Gerais. Alguns anos depois, já nos anos 90, foi criado sob liderança de Luiza o modelo de comércio eletrônico do mundo: as Lojas Eletrônicas – ou Lojas Virtuais. 

Em 1992, também nasce o projeto “Só Amanhã”, um único dia na semana em que os clientes podem comprar produtos anunciados por um preço muito abaixo da média do mercado. Com isso, além da consolidação da rede, fazendo com que a Magazine Luiza competisse de igual para igual com outros players do mercado, a gestão de Luiza Trajano foi marcada por importantes feitos no quesito inovação. 

Nesse contexto, Luiza conseguiu expandir um pequeno negócio da família e transformá-lo na gigante Magazine Luiza. Uma evolução surpreendente de apenas 1 loja em mais de 750 em todo o país e presença digital! 

#3 – Alexandre Costa

Nascido em 1971, na cidade de São Paulo, filho de um tecelão e de uma vendedora domiciliar, ainda enquanto criança, Alexandre ajudava sua mãe com as vendas. Com essa primeira experiência relacionada ao mundo dos negócios, viu sua mãe aumentar as frentes de atuação com as vendas e atender novos segmentos, sendo inserido assim no mercado do chocolate. 

A essa altura já podemos relevar que estamos falando do nome por trás da Cacau Show, um dos grande empreendedores de sucesso no país, cujo negócio já povoa o imaginário de grande parte dos brasileiros com suas delícias.

Não dando conta de atender a demanda crescente, a empresária, mão de Alexandre acabou finalizando as operações na área em 1985. Apenas três anos mais tarde, em 1988, o jovem empreendedor decidiu retomar por conta própria o negócio no ramo, e já na páscoa daquele mesmo ano, recebeu uma grande e animadora encomenda. Com isso veio o desafio: dar conta daquela quantidade.

Sem desanimar, Alexandre pediu um empréstimo ao seu tio, comprou a matéria prima necessária para fabricar os doces encomendados e com a ajuda de uma cozinheira, conseguiu entregar tudo em três dias de trabalho intenso. Com isso a decisão de seguir na indústria do chocolate foi tomada.

Após um período na Bélgica no anos de 1996 para se especializar no segmento, Alexandre retornou ao Brasil e abriu o primeiro ponto físico já em  2001 na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Assim nascia a Cacau Show, marca amplamente revendida em diversos pontos de comércio local. 

Um ano depois disso, a marca já possuía 18 lojas franqueadas, a partir de um constante crescimento. Hoje possui mais de 2000 lojas espalhadas pelo país e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate, ocupando uma posição de privilégio no segmento de chocolates finos no mundo. 

Nacionalmente reconhecido como um empreendedor de sucesso, Alexandre é também um membro da Academia Brasileira de Marketing e foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco, sendo o único brasileiro a representar o País no circuito mundial da premiação. Hoje a Cacau Show está em constante inovação e é uma grande referência dentro do mercado.

#4 – Geraldo Rufino

Essa é uma das mais inacreditáveis e inspiradoras histórias e, por isso, não poderíamos deixar de contar o case do empreendedor de sucesso Geraldo Rufino, o famoso “milionário ex catador de latinhas”. Essa trajetória impressionante teve início quando aos 11 anos enquanto enfrentava grandes dificuldades, resolveu começar a pegar latinhas no aterro onde morava e trocá-las, por algumas moedas para ajudar a família.

Rufino sempre foi bastante disciplinado e, claramente, possuía uma visão empreendedora. Essa competência ficou evidente quando passou a usar parte do dinheiro das vendas das latinhas para criar um campo de futebol e, assim, lucrar pela locação do espaço para moradores do bairro.

Ainda muito jovem, antes mesmo dos 15 anos já havia conquistado um Fusca e resolveu criar outro negócio: uma frota de carrinhos de madeira. O objetivo aqui era alugar os carrinhos para os meninos que faziam carreto nas feiras livres da região, prática bastante comum nas periferias.

Com sua jornada empreendedora gerando tração conseguiu um trabalho como office-boy e com um certo tempo conseguiu comprar um caminhão para seus dois irmãos começarem a trabalhar. Contudo, se viu diante de um enorme e desanimador prejuízo após um acidente que deu perda total no caminhão adquirido com tanto esforço.

Porém, a partir de sua garra e resiliência, Rufino se aproveitou da destruição e nela viu uma oportunidade. O empreendedor vendeu as peças que conseguiu do veículo danificado e a partir disso decidiu abrir uma empresa para vender peças de caminhão. Infelizmente, esse empreendimento não teve tanto sucesso e acabou quebrando devido a desequilíbrio financeiro causado pelos seus irmãos. 

Já aos 29 anos e uma estratégia específica de mercado Geraldo começou a reestruturar o negócio observando o mercado e encontrando oportunidades. A maior delas é que, um caminhão com até 10 anos de uso ainda é considerado novo, por isso começou o desmanche com caminhões de 6 anos comprados de pessoas jurídicas de confiança. 

Mesmo com essa credibilidade e visão analítica, acabou tendo grande prejuízo após realizar parceria com empresários. Porém, mesmo com prejuízo e dívidas, Geraldo conseguiu se restabelecer nos negócios e hoje é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões do Brasil.

O empreendimento já gera 150 empregos diretos e garante uma receita bruta anual de mais de R$ 50 milhões, com um crescimento de 30% ao ano a partir da gestão firme e inteligente do empreendedor, além de uma excelente equipe. Este caso incrível de alguém que começou realmente do zero e conseguiu superar várias adversidades e conseguir vencer é muito mais do que inspiração, é uma injeção de otimismo e vontade de vencer.

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