Foco nos estudos: 4 dicas para manter a produtividade estudando em casa

Foco nos estudos: 4 dicas para manter a produtividade estudando em casa

In maio 7, 2020
1231 Views

Uma considerável parcela dos estudantes, independente do nível escolar ou idade, enfrentam dificuldades em encontrar a melhor forma para melhor fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, e principalmente, para estudar em casa. Muitas vezes as dificuldades em administrar o tempo, organizar um bom local, priorizar os conteúdos e diversos outros fatores representam obstáculos ainda maiores ao direcionar o aprendizado extraclasse.     

Enquanto estamos estudando o processo exige um desempenho específico de corpo e mente, demandando assim planejamento e tranquilidade para que se possa aproveitar ter aproveitamento máximo. Nós sabemos que manter o foco nos estudos não é tarefa nada fácil e exige muita disciplina e determinação, especialmente em um momento tão atípico e delicado como este. 

As reconfigurações que as instituições de ensino têm sofrido devido ao novo Coronavírus ainda estão sendo processadas por estudantes em todo o país. Aulas a distância, lives, cursos online, tudo isso tem sido a nova realidade nesse momento de quarentena e isolamento social. A questão é que manter uma rotina eficiente sem a presença da estrutura convencional presencialmente dificulta ainda mais a vida de quem precisa driblar limitações, fatores de desmotivação, procrastinação e ansiedade. 

Estar estudando em casa em meio à uma pandemia é bem diferente do cenário tradicional de homework. Contudo, pensando em te ajudar a enfrentar esse momento com a produtividade em alta e mantê-la ao longo de toda vida como estudante trouxemos esse conteúdo. Por isso, continue lendo e confira nossas 4 dicas simples para manter o foco nos estudos em casa!

Aproveite nossas dicas para manter o foco nos estudos em casa

#1 Estabeleça um cronograma de estudos 

Um dos primeiros passos para manter a produtividade enquanto você estuda em casa é se organizar. Mas como fazer isso? Reúna os conteúdos que você precisa/quer estudar dentro daquele período determinado e estabeleça um roteiro e um cronograma. 

Documente tudo da melhor forma para você, de modo que fique sempre à disposição visualmente. Você precisará conferir frequentemente esse roteiro e até mesmo utilizar um sistema de checklist para entender o que já foi estudado, o que deseja revisar novamente e o que ainda não foi visto. 

Com essa organização e uma visão clara do processo você já saberá o que estudar em cada momento do cronograma e poderá fazer um melhor controle da sua evolução e do seu tempo, alterando e reorganizando prioridades sempre que necessário. 

#2 Organize bem o tempo e respeite as pausas

Falando em organização de tempo, uma dica leva à outra, afinal na hora de manter o foco nos estudos ter um controle do tempo disponível é fundamental para manter-se produtivo. Não é uma boa ideia iniciar o cronograma de estudos se você não conseguir encarar esse momento como algo semelhante ao que se estabelece em uma sala de aula. Há uma razão para as instituições de ensino organizar um período de tempo para conteúdo expositivo, dúvidas, participação dos alunos e também para intervalo. 

A ideia central aqui é respeitar o tempo disponível e também as pausas, pode ser uma bom optar por estudar sempre nos mesmos horários do dia, principalmente se você souber em que momento seu cérebro está mais alerta. Faça pequenas pausas a cada hora de estudo para conseguir armazenar bem o conteúdo estudado, beba água, se alimente, relaxe um pouco… Enfim, utilize bem as pausas. 

Busque se conhecer, estabeleça sua rotina a partir do que é melhor para você e respeite seus limites! Estudar durante horas sem parar não vai servir de absolutamente nada, visto que um cérebro cansado não consegue absorver as informações. 

#3 Evite as distrações e mantenha atenção máxima

Nós sabemos que os computadores, smartphones e tablets com acesso à internet são grandes aliados na hora de estudar, sendo praticamente impossível hoje manter uma rotina sem eles. Especialmente em momentos de aulas online e um cotidiano totalmente virtualizado torna-se ainda mais importante observar estes dispositivos também com a seriedade necessária.  

É comum que estudantes percam o foco ao checar redes sociais e informações fora do contexto da rotina de estudos enquanto tentam estudar. Isso pode transformar os dispositivos em grandes vilões da produtividade, ao desperdiçar o desempenho e tirando atenção. Assim, nossa dica aqui é para que você evite a procrastinação das tecnologias, pelo menos no momento reservado para estudar. Você pode equilibrar esse uso dentro dos intervalos e até mesmo ajustar a rotina dentro dessas necessidades, se houver uma boa margem no cronograma.

No meio tempo, mantenha os aparelhos desligados, desligue a internet dos que não estiverem em uso ou fora de alcance durante o tempo que estiver estudando. Para além disso, você pode conversar com familiares e amigos explicando a rotina e evitando incômodos desnecessários durante aquele período de estudo.

#4 Escolha bem o ambiente para estudar e personalize

Na hora de manter a produtividade e foco nos estudos é fundamental que esse momento não se torne um martírio, mas algo interessante e até prazeroso, sempre que possível. Uma das melhores formas de garantir um resultado positivo assim é investir no ambiente. Mesmo que você não tenha um super espaço dedicado aos estudos, estar em um local tranquilo, bem organizado e que traga um ar personalizado pode fazer toda a diferença.

Procure manter a disposição dos objetos familiar, com tudo que for necessário sempre visível e à mão, evitando ir em outros locais buscar o que precisa. Inclua itens pessoais que se relacione com coisas que você gosta e fuja do ambiente de escola tradicional, afinal você está em casa e pode trazer a leveza que quiser. O ambiente de estudo é um fator de grande influência na produtividade, por isso o foco em organização e conforto desse local é uma das dicas de maior relevância.

O que achou das nossas dicas? Como está sendo essa rotina de estudos atualmente? Aproveita e compartilha essas dicas com os colegas que estão enfrentando dificuldades para manter o foco nos estudo! Afinal, o importante é não perder a produtividade, mas manter uma rotina saudável independente do contexto, certo? Vamos seguir nessa corrente de dicas produtivas? Confira mais um super conteúdo e conheça 5 dicas de como estimular sua criatividade!

1 Comentários

  1. Pingback: 5 aplicativos que ajudam você a praticar o inglês - Hey Peppers!

Deixe um comentário