Storytelling: O que é, e como construir uma boa história

In junho 2, 2020
2080 Views

“Marketing não é mais sobre o que você faz, mas sobre as histórias que você conta”

Seth Godin

Há 30.000 anos nossos ancestrais já sentavam em volta de uma fogueira, no final do dia, para contar histórias, pinturas rupestres revelavam homens sendo perseguidos por touros na França e histórias orais eram contadas de geração para geração na Austrália.

As histórias conferem sentido a tudo que um dia já foi vivido. Esse era o momento em que eles encontravam para criar vínculos com os seus pares e passar o conhecimento. 

Do ser humano mais primitivo, as primeiras civilizações, passando pelos filósofos gregos, até nossos avós e pais, o ser humano sempre se reuniu para contar estórias. Assim que nos ligamos emocionalmente e aprendemos. 

Tenho certeza que as suas melhores lembranças da infância envolvem contos de ‘estória’.

Além de trazer boas lembranças, você já parou para pensar que existe uma história em tudo o que vemos? Tudo nos conta uma história, cada objeto, imagem, pessoa, ação. Contar e ouvir histórias nos torna mais humanos. 

Fica fácil relacionar storytelling ao mundo dos negócios hoje. Isso mudou, no passado a comunicação precisava inovar, em um mundo muito lotado a publicidade precisava chamar a atenção. 

Como contar uma boa história?

#1 – Comece com um gancho:

Uma boa história começa com algo que chame a atenção e o faz querer saber o que irá acontecer. O gancho inicial geralmente é um conflito ou um problema que deve ser resolvido pelo protagonista. 

#2 – Crie desejo em seu protagonista:

Toda boa história inclui um protagonista que deve resolver um problema ou atingir um propósito. Um protagonista deve estar motivado a resolver seu objetivo, lutar pela sua vida ou proteger seus entes queridos.

#3 – Inclua diferentes tipos de conflitos:

Uma boa história deve ter conflito, um conflito interno, contra um antagonista, contra uma sociedade, contra o ambiente ou contra algo sobrenatural. Uma boa história tem muitos conflitos, contra alienígenas, outras civilizações ou até um vírus letal. 

#4 – Inclua desafios e obstáculos:

Antes que o protagonista possa alcançar seu objetivo ou objetivo, ele deve enfrentar desafios e obstáculos. Ao pensar em uma história de ficção científica sobre uma invasão alienígena, o desafio que o protagonista pode enfrentar é superar a inteligência superior, conquistar a tecnologia avançada ou sobreviver a um ataque alienígena.

#5 – Inclua um climax:

Este é o ponto alto ou ponto de virada na história, no qual o resultado final se torna inevitável. É o ponto alto dramático. O clímax ocorre quando o protagonista confronta o antagonista. Por exemplo, se você está escrevendo uma história de ficção científica, seu clímax pode ser quando o herói encontra uma maneira de derrotar os alienígenas.

#6 – Resolva a história:

Amarre pontas soltas e responda a todas as perguntas que foram levantadas no início da história. Certifique-se de que seu final seja crível. Certifique-se de fazer do seu final um resultado lógico dos eventos casuais da história. Dramatize seu final para torná-lo memorável.

Exemplos de empresas que utilizam Storytelling:

#1 – Cacau Show

A Cacau Show comumente utiliza histórias para trazer atenção para a sua marca. Utilizam vídeos de maneira comercial para venda de produtos, mas também de maneira institucional para venda de novas franquias. 

Veja abaixo um vídeo da Cacau Show:

#2 – HEINEKEN

Outra empresa acostumada a contar histórias, a Heineken sempre inova em suas campanhas de marketing. Nesse anúncio, três homens precisam convencer as namoradas a ir a spa para ganharem ingressos para o evento final da Heinken. Você pode observar o protagonista, o problema e o climax final. Assista:

Como montar uma apresentação baseada em Storytelling?

As histórias são melhor amigo de uma inovador. Elas trazem colaboradores para um projeto assim como néctar para as abelhas para uma flor.  Elas respondem dúvidas e incertezas de um projeto. As pessoas até entendem dados e fatos, mas elas participam de uma história. Elementos para criar uma história:

  • O herói: o usuário que  é importante para a sua solução
  • Personagens: antagonista,  que trabalha contra o herói. O aliado inesperado,  a sua solução 
  • Local: onde a situação acontece
  • Exposição: o movimento do protagonista em relação ao seu objetivo
  • Tensão: o conflito entre o  objetivo do protagonista e a realidade
  • Clímax: o momento de transformação em que a sua solução abre um caminho inesperado para objetivo
  • Resolução: que nós entendemos depois da poeira abaixar 

Abaixo, você pode utilizar esse ‘framework’ para contar a sua história ou da sua marca.

Conheça…. Herói / usuário
Ele(a) é um…Com um inclinação a…Que quer… Papel
Atributo pessoal
objetivo
Um dia ele está …E ele tenta … Local
Movimento para alcançar o objetivo
Contudo,…Ele descobre… Resultado inverso
obstáculo
Agora ele deve…  Complicação 
Então, quando ele se sente …Ele se surpreende ao descobrir…  Emoção
Aliado inesperado
solução
Repentinamente …. Caminho para o objetivo
Hoje ele consegue…
E ele entende …
Caminho simplificado para o objetivoObjetivo principal ou necessidade

Fonte: The Designing for Growth Field Book 

Agora que você já sabe contar uma boa história, comece. Comece contando alguma história, pode ser a sua, da sua marca ou empresa. Como toda habilidade ela deve ser treinada, conte para o maior número de pessoas e aprimore essa sua competência. 

Quer saber ainda mais? Abaixo, separamos alguns conteúdos para você se aprofundar ainda mais no assunto.

PODCAST CBN – Storytelling: a importância de contas boas histórias.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/278602/112-storytelling-importancia-de-contar-boas-histor.htm

TEDTALK – As dicas para uma grande história

Para finalizar esse conteúdo, gostaria de deixar também os 12 estágios da Jornada do Heroi. Um modelo com atributos para construir seu Storytelling:

empreenderpraque.com

Deixe um comentário