O que é uma empresa unicórnio?
Você já ouviu falar em unicórnio? Certamente conhece a figura do animal branco mitológico semelhante a um cavalo com um único chifre em espiral. Geralmente associado à pureza, arco-íris e à força, esse unicórnio não é bem sobre o que vamos falar aqui nesse conteúdo. Não é a um animal que nos referimos e sim a um termo que ganhou bastante hype nos últimos tempos no universo do empreendedorismo e você vai descobrir a razão.
O unicórnio que vamos abordar aqui refere-se à classificação dada a algumas empresas na etapa de startup. Então, para você que quer saber tudo sobre esse “título”, as características comuns a esses tipos de empresas, continue lendo e confira!
Startup “comum” x Startup Unicórnio
Amplamente discutido no ambiente empreendedor, o termo “startup” ainda não é um consenso quanto à sua definição. Porém, a maior parte dos especialistas acredita que refere-se à uma etapa em que uma empresa cujo modelo de negócio escalável se desenvolve em contextos de incerteza.
Assim, entende-se por startup as empresas que são capazes de alcançar um número grande de clientes, consequente lucro crescimento e a expansão com custos menores, uso afiado de recursos tecnlógicos, foco no feedback dos consumidores e, especialmente, a inovação.
Mas e uma startup unicórnio? Nesse caso o conceito apenas se amplia, tendo em vista, principalmente o fator investimento e valorização do negócio. Estas são empresas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o famosos “IPO” – Initial Public Offering (Oferta pública inicial, em tradução livre).
O termo “unicórnio” para classificar esse tipo de negócio foi criado em 2013 por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, se referindo à cerca de 39 startups que tiveram a valorização bilionária sem terem capital na bolsa de valores, na época.
A ideia surgiu para descrever a raridade do evento, assim como descreve-se a raridade de encontrar o animal mitológico até mesmo em contos de fadas. No caso, a dificuldade de tamanha valorização de negócios ainda emergentes em seus respectivos mercados é algo tão louvável e supreendente, digno de cada caso ser visto como quase mitológico.
Além de criar o termo, Lee escreveu um importante relatório sobre as startups dentro da classificação que foram fundadas entre 2003 e 2013. Já em janeiro de 2019 foram contabilizadas cerca de 325 startups do tipo unicórnios no mundo inteiro, segundo dados da CBInsights e hoje já temos 449, com perspectivas otimistas de que esse número venha a crescer cada vez mais.
Quais as características comuns à startups unicórnios?
Há quem diga com bastante embasamento, que as startups unicórnios já não são tão raras, assim como podemos conferir nos dados do relatório “Corrida dos Unicórnios 2020”, desenvolvido pela Dataminer. Hoje já temos unicórnios em 27 países, sendo o Brasil um dos maiores produtores de novos em 2019, com cerca de 5 unicórnios.
O relatório aponta que, se até 2018 não havia um único Unicórnio brasileiro, agora dois anos depois já temos nove! Além disso, na última década as startups bilionárias tiveram um crescimento significativo, onde dos 314 Unicórnios mapeados pelo CBInsights, três quartos se dividem entre os gigantes EUA e China.
Muitos fatores se unem para levar uma startup da ideia inicial ao patamar de unicórnio. Bill Gross, fundador da IdeaLab, uma das primeiras incubadoras de startups dos EUA, cita alguns dos principais como ter:
- uma ideia inovadora
- um time eficaz
- um modelo de negócio bem traçado
- disponibilidade de capital
- Timing (acertar o momento em que as pessoas estão preparadas para consumir essa nova ideia)
Mas, o que mais podemos detalhas sobre diferenciais e pontos comuns de startups unicórnios? Confira!
Inovação disruptiva
Quebrar barreiras no segmento a que pertencem, superar os obstáculos a partir de idéias e recursos inovadores, é a isso que nos referimos aqui como fator comum em startups unicórnios. Algumas das empresas mais citadas nesse quesito são o Airbnb, com sua inovação na hospedagem e experiência para viajantes, além do Uber e 99, que inovaram a mobilidade urbana antes dominada pelo serviço insatisfatório de táxis convencionais.
Para garantir que a startup venha a ganhar a valorização necessária para ocupar o rol dos gigantes unicórnios, ter como diferencial a inovação e revolução dentro do segmento em que está inserida é essencial. Fala-se aqui em sair da zona de conforto empresarial e arriscar com novas possibilidades que venham a atender novos mercados ou necessidades, muitas vezes, latentes.
Tecnologia
Diversas pesquisas especilizadas apontam que 87% das startups unicórnios tem como produto algum tipo de software, e também que quase todos os unicórnios até agora capitalizaram no mercado passando por uma mudança de paradigma tecnológico. Seja como o Dropbox que se aproveitou tecnologia baseada na nuvem, o uso inteligente de recursos tecnológicos existentes ou a criação de novos, faz parte do DNA das startups e é um fator decisivo para sua valorização como potencial unicórnio.
Apesar desta não ser uma regra, o investimento em capitalização tecnológica é fundamental na trilha rumo ao sucesso em qualquer tipo de negócio e mercado de atuação, afinal, a tecnologia já ocupa um importante papel em grande parte da nossa sociedade.
Pioneirismo
Quem nunca ouviu falar que gigantes como a Apple, creditada como criadora do primeiro computador pessoal a ser vendido totalmente montado e do modelo mais próximo dos smartphones que conhecemos hoje, ganharam notoriedade pelo pioneirismo?
Com isso, vemos que na corrida pela valorização, as startups unicórnios compartilham quase sempre da posição privilegiada de dar início e romper barreiras inéditas no segmento. Isso representa não apenas uma vantagem muito bem aproveitada, mas também um fator fundamental para conseguir manter-se inovando e melhorando a solução constantemente.
Foco no cliente
Assim como destacamos logo no início deste conteúdo, o foco nos clientes é uma grande característica de qualquer tipo de empresa startup, e claro, deveria ser em qualquer tipo ou fase de negócio. Contudo, sabendo o cuidado triplicado que as startups, em especial as unicórnios, possuem para manter seu posto, podemos afirmar categoricamente este como um fator determinante.
As soluções desenvolvidas pelas startups como um todo, desde suas funcionalidades até a própria distribuição, são feitas pensando no usuário e em sua usabilidade, visando tornar o mais acessível e fácil de interagir. Com cerca de 63% dos unicórnios sendo B2C (Business to Consumer), ou seja, vendendo suas soluções direto para o consumidor final como eu e você, estas focam em tornar as coisas mais intuitivas para os consumidores.
Como grande premissa das startups, todas essas características podem se resumir ao fato de: entender a dor do cliente e utilizá-la como meio de desenvolver uma solução que venha a resolvê-la da melhor forma possível através de empatia e inovação. Valendo destacar aqui que, o objetivo de todas as empresas deve ser o de manter-se sustentável, e não ter o título de unicórnio com caráter puramente especulativo. Ser um unicórnio é a consequência de um trabalho bem sucedido e do sucesso alcançado.
Ficou claro o conceito de unicórnio para você? Esperamos que sim! Aproveita e confere aqui uma lista de unicórnios 100% brasileiros e mais alguns para ficar de olho! Se conhece alguém que ainda têm dúvidas sobre o termo, compartilha esse conteúdo e dissemine o conhecimento.
Já que estamos no ritmo de tirar dúvidas, dá uma olhada em alguns mitos sobre empreendedorismo que esclarecer nesse super conteúdo e fica de olho nos próximos posts aqui do blog!