Por que o inglês é a língua do mundo?

Por que o inglês é a língua do mundo?

In julho 9, 2020
1731 Views

É uma realidade inegável a presença da língua inglesa em grande parte do nosso cotidiano. Nas nossas conversas por meio de expressões, nos filmes e séries, nas nossas músicas favoritas, enfim! O inglês está em toda parte, até mesmo no nosso trabalho, dependendo da profissão que você exerce. Ou seja, para além do famoso verbo “To be” que aprendemos na escola, o inglês se tornou muito mais do que uma disciplina na escola, e é hoje considerado um idioma global! Mas o porquê?

A escola, mídia e internet nos deixam claro todos os dias que dedicar-se a aprender esse idioma não é mais um “diferencial” para ter sucesso, mas algo fundamental! As melhores oportunidades parecem estar realmente disponíveis para quem possuir o domínio do inglês, visto todo o contexto do atual mundo globalizado.

Então pensando nisso e no seu possível questionamento sobre essa importância do inglês na sua vida, viemos através desse conteúdo mostrar um pouco mais de perto as razões que tornam este o idioma do mundo e por que você deveria começar a aprender já! Continue lendo e confira!

Por que eu deveria começar a estudar inglês?

Mesmo quando consideramos que temos pouco (ou nenhum) conhecimento de inglês, praticamente todos nós conhecemos termos, nomes de marcar, gírias e diversas outras coisas que nos cercam e são do idioma. Mesmo que nossa pronúncia esteja incorreta ou que não tenhamos total conhecimento do que significam no nosso idioma, é um fato o quanto o inglês está integrado à nossa cultura e impacta quase todos os âmbitos da nossa vida.

Quem sonha em conhecer outros países já sabe que aprender inglês já faz parte da lista de preparativos para a viagem, sendo fundamental ter um conhecimento básico ou intermediário da língua. Isso porque o idioma traz autonomia, liberdade, destaque e  até grandes oportunidades a depender de que contexto estamos falando.

Intercâmbio cultural: Inglês é o segundo idioma mais falado no mundo

Com uma significativa parcela do mundo todo falando e compreendendo inglês, a relevância do idioma como algo global se reforça. Segundo pesquisas recentes divulgadas através do conhecido portal WorldTips, o ranking de idiomas mais falados no mundo é atualmente este (na ordem):

  1. Inglês: 1.132.366.680 falantes
  2. Mandarim: 1.116.596.640 falantes
  3. Hindi: 615.475.540 falantes
  4. Espanhol: 534.335.730 falantes
  5. Francês: 279.821.930 falantes

Com isso, vemos claramente as diversas possibilidades que aprender esse idioma pode nos trazer, especialmente para os viajantes de plantão. Nós sabemos que muitos jovens e adultos sonham em realizar um intercâmbio, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para conhecer e aprender mais sobre outras culturas. Aprender a conviver com as diferenças, absorver aprendizados de outras realidades e ainda voltar com a bagagem cheia de boas memórias é algo que esse tipo de experiência pode trazer.

Com o inglês na ponta da língua, expansão das fronteiras acaba sendo um dos inúmeros benefícios, para além de evitar os “perrengues chiques”, não é mesmo? Quem nunca ouviu histórias sobre problemas no aeroporto, ou naquela ida ao mercado, e até mesmo para encontrar os pontos turísticos na cidade estrangeira, justamente por não saber bem como comunicar sua dúvida ou necessidade para os nativos!

Liberdade e autonomia: Compreender o inglês no cotidiano sem recorrer à tradutores

Quem nunca desejou ver um filme ou série em inglês sem legenda? Ou ler aquele livro famoso que todos comentam mas não encontra a versão traduzida? Ou mesmo entender a letra da música nova do seu artista favorito enquanto ele canta? Com todo esse bombardeio de inglês no nosso cotidiano, especialmente as opções de entretenimento são dominadas pelo idioma. 

Afinal, com a hegemonia que os EUA exercem em âmbitos como o cinema (Hollywood) e a música, por exemplo, é esperado que esse tipo de expressão artística ganhe o mundo no idioma original. Por mais que os serviços de tradução hoje sejam tão rápidos quanto eficientes, algumas produções podem não ter tanta precisão, ou podem demorar para serem traduzidas, sem contar que a compreensão simultânea é o grande sonho de muitos, não é mesmo?

Porém, para se livrar de vez desse tipo de dependência o aprendizado do idioma é a única saída, sendo para muitos o conceito de “fluência” a aquisição dessa habilidade. Além de tantas opções de entretenimento disponíveis com mais autonomia, você também ganha a liberdade de compreender textos acadêmicos, artigos, matérias, e tudo mais que você desejar! 

Sucesso na carreira: Mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho dominando o inglês

Destacar a importância do inglês para os negócios é algo que não poderia faltar por aqui, afinal é um dos fatores de mais incentivo para muitas pessoas que começam a aprender o idioma, e contribuem para que este seja visto como a “língua do mundo”. Assim, dominar o idioma inglês se tornou pré-requisito para os profissionais que têm planos de alcançar o tão almejado sucesso na carreira!

Com a globalização alcançando os mais variados segmentos comerciais, ficou cada vez mais comum que empresas tenham relações comerciais com companhias estrangeiras ou mesmo abram filiais em outros países, derrubando de vez as fronteiras para fazer negócios. Com isso, para ser bem visto por empresas e recrutadores, os candidatos não podem mais ignorar que comunicar-se bem em inglês os mostram como aptos para uma série de funções.

Falar Inglês não é mais um diferencial!

Segundo dados de uma pesquisa da Hays (empresa de Inglês líder no fornecimento de serviços de recrutamento e recursos humanos), o inglês ainda segue sendo a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas. Com essa alta demanda, entrar no mercado de trabalho com a devida proficiência no idioma, o destaque em relação aos concorrentes é inevitável. 

Contudo, infelizmente o Brasil ocupa apenas o 40º lugar em fluência na língua segundo a lista de referência do EF (Education First). Com esse dado nada positivo somado à todas as demais informações compartilhadas, que deixam ainda mais clara a relevância do inglês no mundo, ainda estamos deixando a desejar, concorda?

Se você quer saber mais sobre o tema e deseja emergir definitivamente no idioma do mundo, assista nosso super webinar: Falar Inglês não é mais um diferencial. Aproveite para estar um passo a frente das pessoas que não falam e inglês e não deixe mais as melhores oportunidades da sua vida serem perdidas por não conseguir falar o idioma!

1 Comentários

  1. Pingback: Inglês para viagens: 28 expressões para usar no hotel - Hey Peppers!

Deixe um comentário