Retorno financeiro de franquia: Em quanto tempo colherei os frutos do meu investimento?
No mercado de franquia é comum que surjam alguns questionamentos e até mesmo inseguranças por parte dos empreendedores iniciantes que iniciam sua jornada empreendedora com esse modelo, ou até mesmo nos mais experientes que optam por expandir os investimentos. Um dos tópicos que costumam causar mais ansiedade e receios é o retorno financeiro da franquia.
É bastante óbvio que se faz necessário investir um determinado valor para que o empreendedor possa se tornar um franqueado e assim, ter direito ao uso da marca e do know-how da franqueadora. E como todo investimento é feito esperando seu retorno o questionamento “em quanto tempo terei retorno financeiro?” é comum não apenas em franquias, mas sim em qualquer negócio que acabou de ser aberto.
Porém, existem diversas variáveis que podem interferir no retorno financeiro que uma franquia possibilita ao investidor, causando dúvidas recorrentes em quem está pesquisando sobre investir em uma franquia. Por isso é fundamental entender melhor o que considerar na hora de pensar no retorno financeiro do seu investimento, conhecer os conceitos de ROI (Retorno sobre o Investimento) e PRI (Prazo do Retorno sobre o Investimento) para que assim você consiga alinhar melhor essa expectativa com o franqueador. Pensando em te ajudar com isso produzimos este conteúdo, então continue lendo e entenda mais sobre o retorno financeiro de uma franquia.
O que significa “Retorno sobre Investimento” (ROI)?
A sigla em inglês ROI, vem de “Return On Investment”, que traduzimos como Retorno sobre o Investimento, e é claramente um fator determinante para saber se o empreendedor e futuro franqueado investirá naquela rede ou não. No mundo do empreendedorismo é comum que se utilize também da expressão “PayBack” quando nos referimos ao retorno financeiro do negócio.
Nesse contexto é importante que se entenda que o ROI depende de alguns fatores para ser devidamente calculado, por isso o empreendedor deve estar sempre atento a esse cálculo visando entender melhor em quanto tempo o dinheiro que foi investido se tornará o tão sonhado lucro. Para isso, deve-se considerar as taxas a serem pagas ao franqueador, o capital de giro e fatores dessa natureza.
De forma simples, o ROI pode ser obtido por meio do cálculo do valor do investimento total dividido pelo lucro líquido esperado. Vale reforçar aqui a relevância do interessado na franquia obrigatoriamente analisar os número da franquia e o ROI para que assim tenha mais segurança e seu negócio mais chances de sucesso. Dessa forma, considere mensurar de forma coesa as variáveis incluídas no custo operacional que serão de sua responsabilidade enquanto franqueado, ou seja:
- Impostos
- Taxa de franquia
- Capital de giro
- Folha de pagamento dos funcionários
- Fornecedores
- Contas gerais da estrutura física (água, luz, gás, internet, telefone, etc)
- Estoque (quando houver)
- Royalties
- Fundo de Publicidade e verba para marketing local
PRI – Prazo de Retorno do Investimento
Além do ROI, uma das variáveis que devem estar constantemente no radar do empreendedor interessado em investir em uma rede franqueadora específica é o PRI. O chamado Prazo de Retorno do Investimento é um documento cujo objetivo é evidenciar o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu.
Em outras palavras o PRI consiste basicamente em uma modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade. Pode parecer complicado dito assim, mas vamos tentar simplificar o raciocínio: por exemplo, se a franquia prevê o PRI em 36 meses (3 anos), trata-se justamente do período previsto para que o empreendedor recupere o valor do investimento inicial sob a forma de lucro. Este acaba sendo um indicador importante para as franqueadoras que buscam atrair novos investidores interessados na rede.
Para calcular o PRI de um investimento a fórmula base é necessário dividir o investimento total pelo lucro líquido, obtendo-se assim uma numeração equivalente ao tempo. Em geral, para o mercado de franquias um bom índice de PRI está entre 24 e 36 meses de prazo, especialmente para redes de franquias já estabelecidas no mercado. Porém, não existe um padrão definido que seja geral no segmento, onde tudo vai depender de cada mercado.
Por isso, o empreendedor que busca investir em uma franquia deve buscar estudar e entender ao máximo dados como estes, ver a viabilidade do negócio e avaliar suas próprias limitações financeiras. Há franquias que podem ter um valor de investimento mais alto, outras com tempo de retorno mais longo, tudo deve ser colocado na balança para que assim o futuro franqueado entre nesse mercado com tranquilidade e segurança. E para continuar de ajudando nessa importante decisão na jornada empreendedora, confira agora mais sobre franquias de educação e se valem a pena!
1 Comentários