7 apps para usar com o Merge Cube

In fevereiro 2, 2021
2969 Views

O uso da tecnologia aliada ao processo de ensino – aprendizagem tem se tornado cada vez mais comum e com bastante embasamento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Project Tomorrow em 2016 com desenvolvedores de software foi de grande relevância para constatar o quanto os recursos tecnológicos são capazes de motivar os estudantes.

Todas as facilidades trazidas à educação por meio dos avanços tecnológicos dos últimos anos são consideráveis e tornam absolutamente inegável reconhecer tais fatores como imprescindíveis para aperfeiçoar o contexto educacional no século XXI.  Nesse período em que as tecnologias da informação dominam os mais diversos aspectos das nossas vidas, se quisermos realmente mudar e aprimorar a maneira com que aprendemos, precisamos saber que substituições de estímulos tradicionais e monótonos por atividades dinâmicas e interativas utilizando aparato tecnológico. 

Esse tipo de estímulo carrega todo o potencial para que os alunos desenvolvam melhor habilidades cognitivas e absorvam melhor o conhecimento que lhes é passado. É perfeitamente possível que o aprendizado se torne ainda mais efetivo e lúdico quando se utiliza de recursos diversos, especialmente com a tecnologia nesse processo. Em meio à esse tema surgem termos importantes como “realidade aumentada”. Nesse contexto, foi pensando em te apresentar um importante recurso para a educação que produzimos este conteúdo, então continue lendo e confira mais sobre o Merge Cube!

Afinal, o que é Merge Cube?

De acordo com o site da empresa desenvolvedora, o Merge Cube é um recurso escolar cujo objetivo é a expansão do aprendizado para além das telas. Dessa forma, o recurso promete dar aos alunos a chance de interagir com objetos virtuais de certa forma, a “substituir” uma página ou tela, onde alunos poderão consumir os conteúdos de uma maneira ainda mais interessante e estimulante, com alto potencial para aumentar o engajamento na sala de aula. 

Trata-se basicamente de um cubo holográfico onde o aluno poderá utilizar seu smartphone ou óculos VR para interagir com os objetos indicados pelo professor durante a interação na sala de aula ou fora dela. Sua flexibilidade, possibilidades de interação e de estímulo à criatividade o tornam muito importante enquanto tecnologia educativa. 

O recurso que antes estava disponível apenas para compra nos EUA, agora foi disponibilizado pela empresa responsável através de um template para educadores testarem a experiência com seus alunos. A ideia toda se inicia com a produção de um cubo ( pode ser feito com papelão ou outro material resistente) revestido com o template para criar a base do experimento. 

A partir disso, será necessário o uso de um celular ou tablet para escanear o cubo e ver a projeção do holograma desejado. Mas como saber o que projetar? Simple! Existem diversos aplicativos gratuitos e vários destes surgem diariamente para uso do Merge Cube, além também dos apps pagos com mais recursos disponíveis e também vídeos 360 fantásticos, tudo isso nas lojas de aplicativos mais conhecidas como Google Play Store e Apple Store. 

Ao ser “lido” o Merge Cube irá acionar todos os aplicativos baixados no dispositivo e que tenham integração com a tecnologia. Dessa forma é possível testar quais os melhores e mais divertidos. Por isso, confira abaixo uma breve lista com alguns dos melhores!

 7 apps para usar com o Merge Cube

  1. TH!NGS
  2. Mr. Body
  3. Galactic Explorer
  4. DIG!
  5. 3D Museum
  6. Object Viewer
  7. Tiltball

Vale lembrar que estes são apenas alguns dos muitos aplicativos que podem ampliar essa experiência tão incrível não apenas para o aprendizado mas também para diversão. E falando em aprender de forma lúdica e diferenciada, confira agora como robótica e programação são capazes de promover o pensamento criativo nas crianças!

Deixe um comentário