Tecnologia na educação: Como isso impacta o aprendizado

Tecnologia na educação: Como isso impacta o aprendizado?

In abril 7, 2020
2689 Views

A democratização da internet e dos dispositivos móveis como nossos conhecidos amigos smartphones, transformaram totalmente nossa forma de conviver, adquirir bens e, principalmente, consumir informações. As novas tecnologias estão cada dia mais presentes no cotidiano de estudantes e educadores, proporcionando inúmeros benefícios quando bem utilizados, mas bastante dor de cabeça quando o uso destes como recurso didáticos ainda não é familiar.

As melhorias no processo de ensino e aprendizagem trazidas pelo uso da tecnologia na educação são tão grandes quanto a importância da sua adoção nas instituições de ensino de todos os níveis. É absolutamente inegável reconhecer as inovações tecnológicas como fatores imprescindíveis para aperfeiçoar o contexto educacional no século XXI, e especialmente nesse período em que as tecnologias da informação dominam nossas vidas.

A tecnologia na educação traz consigo o poder de proporcionar novas formas de ensinar e aprender, integrando importantes habilidade e competências nas atividades educacionais, fundamentais para atender às novas demandas do mundo moderno. Isso tudo representa quase um resumo dos benefícios a médio e longo prazo para as nossas próximas gerações de profissionais e cidadãos. Dados da empresa norte-americana de Recursos Humanos e Recrutamento, ManpowerGroup, apontam que as nossas crianças e adolescentes muito provavelmente irão se formar e exercer profissões que ainda nem existem! A maior parte destas envolvem alguma área tecnológica.

Pensando nisso tudo e visando tirar suas possíveis dúvidas sobre os impactos da tecnologia na educação no processo de ensino-aprendizagem produzimos este conteúdo. Então, continue lendo e confira tudo que você quer saber sobre o tema!

Era digital x Ensino-aprendizagem

Com tantas possibilidades disponíveis, o uso de algumas destas ferramentas tecnológicas no ensino podem e devem ser vistas como acessórios para uma nova metodologia de ensino, tendo como algumas das principais características a possibilidade de interação digital, dinamismo, aumento na motivação e até mesmo uma ampliação nos horizontes na busca por conhecimento sobre o mundo ao redor.

Com isso, cada vez mais instituições de ensino e educadores buscam inovar nas metodologias ao oferecer um ensino que extrapole os conteúdos da grade curricular tradicional e contemple a tecnologia na educação. Isto pode abranger tanto o uso como recurso didático quanto a partir da ótica de uma possibilidade de estímulo para o aluno, sempre considerando os objetivos pedagógicos.

Já destacamos aqui o quão presente a tecnologia está de nós cotidianamente, e até mesmo por isso é impossível e desgastante que educadores reprimam e entrem em “competição” com smartphones e tablets. As proibições só trazem desestímulo e aumentam o distanciamento entre aluno e professor na tradicional hierarquia de ensino unilateral e passivo. Uma possibilidade já utilizada em instituições de ensino inovadoras é a sala de aula interativa, propondo utilizar os recursos tecnológicos para tornar a aula mais estimulante, participativa e atraente. 

A ideia de explorar os recursos digitais de diferentes maneiras a fim de complementar a aula, promete não apenas melhorar o aprendizado, mas também desconstrói o estereótipo do estudo como algo chato, entediante e cansativo, transformando em um prazeroso momento de descoberta e interação.

Os desafios para alinhar o ensino para a era digital aumentam quando pensamos na realidade de tantas instituições de ensino brasileiras, até mesmo porque não falamos aqui em simplesmente trocar livros e cadernos por smartphones. A proposta é capacitar devidamente esses educadores para fazer um uso inteligente e dinâmico dos recursos que tiverem disponíveis como meios para melhor ensinar.

A partir das tecnologias na educação podem surgir algumas das melhores estratégias que um professor pode se utilizar na missão de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelos temas abordados nas mais diversas disciplinas. Com um tendência de crescimento ainda maior no uso de dispositivos móveis com acesso à internet é impossível ignorar a necessidade de um ensino pautado no uso da tecnologia.

A importância da tecnologia na educação para atender às novas demandas

Com o mundo cada vez mais conectado e tecnológico, a era digital já é uma realidade geral e não apenas uma promessa. Por isso, dominá-la é uma tarefa praticamente obrigatória em praticamente todas as profissões e até em atividades rotineiras. Assim, a tecnologia na educação ganha ainda mais relevância a partir de seu papel como formador.

Com a tendência dos segmentos institucionais acompanhando o desenvolvimento científico e o progresso tecnológico da sociedade, na esfera educacional o cenário deveria ser o mesmo. Alunos, professores, pedagogos e gestores só tendem a se beneficiar com o uso de tecnologia na educação, visto que os recursos tecnológicos possibilitam inovação metodológica pelos docentes e estimulam o aprendizado dos discentes.

Vale destacar aqui, principalmente as influências consideráveis dos recursos tecnológicos sobre o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, sendo assim poderosos aliados no ensino de excelência. Isso porque as tecnologias prendem facilmente a atenção dos alunos, ajudam a sua capacidade de concentração e fortalecem os sistemas de memória.

Ganhos de desempenho consideráveis como estes são de grande importância para o sucesso do processo de ensino- aprendizagem e consequentemente na formação de profissionais cada vez mais desejados pelo mercado.

De acordo com especialistas como Montserrat Gomendio, head do Center for Skills da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a instituição está otimista quanto ao futuro e prevê que cerca de 32% dos empregos atuais serão transformados e 14% serão instintos.

Dados como este destacam a necessidade de elevar o nível de aprendizagem e desenvolver habilidades visando atender essas novas demandas, tais como: solução de problemas complexos, pensamento crítico e analítico, criatividade, adaptabilidade, inteligência emocional, dentre outras. 

Mas como a tecnologia na educação pode ajudar nisso? Ao serem absorvidas ainda na escola, essas chamadas soft skills possuem papel determinante na capacitação das novas gerações para um futuro de sucesso dentro das novas realidades que estão por vir. 

Desafios da tecnologia na educação dos nativos digitais

Ainda estamos vivendo uma transição, onde o cenário ainda desperta várias dúvidas e inseguranças sobre como aproveitar das novas tecnologias para formar profissionais de sucesso e seres humanos mais críticos e conscientes. Além disso, como as instituições de ensino brasileiras podem adotar essa tendência sem os recursos necessários?

Bom, talvez o contexto já não seja como imaginamos e as pesquisas já mostram certa evolução sobre a transição das nossas escolas para a era digital. Segundo dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, em 2016 já tínhamos 92% das escolas urbanas com rede Wi-Fi no país. Mas antes que possamos comemorar esse número tão animador, cerca de 61% dos diretores afirmaram na mesma pesquisa que o acesso à essa rede não é liberado aos estudantes.

Isso mesmo, grande parte das nossas instituições ainda restringem a possibilidade dos alunos conseguirem explorar todo o potencial dos recursos tecnológicos em benefício do conhecimento, conversando com o que comentamos anteriormente sobre a dificuldade presente quando a instituição ainda busca “competir com a tecnologia”.

Claudia Costin, representante do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, destaca dados preocupantes sobre os desafios brasileiros de inclusão de tecnologias na educação de base. Segundo ela, em 2019 ainda ocupávamos a lanterna da lista do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) – rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado a cada dois anos. 

Coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o censo que visa melhorar as políticas e resultados educacionais os dados comentados pela especialista alertam para o fato de que ainda temos crianças que não conseguem ler/escrever como deveriam, e ao mesmo tempo surge a necessidade de desenvolver habilidades exigidas no mundo moderno. 

Tudo isso pode potencialmente aumentar desigualdades sociais, pois o mundo não vai esperar. Ao passo que muitas instituições ainda lutam contra a evasão escolar, é inegável que devemos modificar todo o sistema da educação, visto que já é comprovada a maior velocidade com a qual os alunos respondem ao uso das novas tecnologias, já que são parte inseparável de seu cotidiano.

Com todas as transformações a nível mundial, o cenário atual realmente não aceita mais algumas atitudes tradicionalistas que impedem o acesso aos recursos tecnológicos, tendo em vista a importância do ensino se adaptar às novas demandas. Disseminar o uso da tecnologia dentro da escola é fundamental para garantir que a escola reflita a realidade social vigente, além de propiciar um ambiente interativo e mais próximo da realidade dos estudantes. 

Mais motivos para entender a importância de investir em tecnologia na educação

Ponto de contato entre o mundo dentro e fora da sala de aula

Com a internet sendo uma inesgotável fonte de exemplos da vida real, torna-se mais fácil a interação entre conteúdo didático e a realidade vivida diariamente pelos alunos, causando reconhecimento e tornando o conhecimento aprendido verdadeiramente útil para a vida cotidiana. 

Assim, o aluno poderá perceber muito mais valor em absorver determinados conceitos que, de outra forma, poderiam causar desestímulo. Contudo, este é um fator muito dependente do papel do professor como mediador desse contato, avaliando as fontes de informações e o conteúdo que será disponibilizado ao aluno, bem como validar a importância do bom uso da web como fonte poderosa de pesquisa.

Aluno como protagonista da aprendizagem

A tecnologia na educação tem como um dos benefícios mais relevante a possibilidade de dar autonomia ao aluno e torná-lo protagonista de sua própria aprendizagem. A inovação aqui também passa pela fundamental importância de um mediador devidamente capacitado para ajudar o aluno a explorar todas as novas possibilidades de aprendizagem.

Com o conhecimento validado pelo educador presente em suas mãos e percebendo toda a aplicabilidade prática, o percurso do conhecimento torna-se muito mais estimulante e efetiva. 

Estímulo à interação

É um fato que o uso de recurso tecnológicas favorece a interação entre as pessoas. Porém, com o uso da tecnologia na educação isso potencializa o processo de ensino-aprendizagem a partir de um melhor contato entre os alunos e suas diferente realidades, particularidades e aptidões. 

Com atividades grupais, a internet permite que todos construam o conhecimento a partir de suas percepções e opiniões, trazendo à tona suas experiências prévias, dificuldades e dúvidas.

Alunos atentos e motivados 

Manter alunos prestando total atenção em alguém falando sobre um mesmo tema por quarenta ou cinquenta minutos é uma tarefa praticamente impossível. No caso de crianças isso se torna ainda mais desafiador, mas independente da idade nós temos uma natural dificuldade em manter tamanha concentração nesse tipo de situação. 

Tendo em mente que é perfeitamente possível que consigamos passar horas em contato com coisas que nos interessam destaca-se o papel da tecnologia na educação para manter os alunos focados e interessados no conteúdo ensinado. Da mesma forma que fala-se muito que ao trabalhar com o que se gosta pra não sentirmos como “trabalhoso”, ao termos recursos tecnológicos tornando a aula mais divertida e menos monótona aumentamos a efetividade do ensino.

Exercícios dinâmicos e desafiadores resolvidos de forma diferenciada e até jogos interativos são algumas das incontáveis possibilidades que podem ser encontradas prontas ou elaboradas pelo professor para isso. Basta apenas pesquisar boas fontes e também deixar os alunos livres para propor e explorar novos recursos

De fato, a tecnologia no ensino é uma possibilidade fascinante para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Ficou clara a importância das possibilidades trazidas com os recursos tecnológicos? Então, para continuar no ritmo tecnologia x aprendizagem confere agora como aulas de robótica e programação promovem o pensamento criativo dos estudantes aqui na Hey Peppers!

Deixe um comentário