Medo de falar inglês? 5 dicas para ganhar mais confiança e sair falando!

In outubro 22, 2019
3481 Views

Quem nunca se sentiu super avançado enquanto aprendia inglês e na temida hora do conversation travou? Entender enquanto ouve ou lê parece tão mais fácil, você sente que sabe o que dizer mas simplesmente sente medo de falar inglês! Não se preocupe, pois como diria nosso querido Michael Jackson “you’re not alone”.

O medo na hora de falar é um dos maiores obstáculos de quem está aprendendo um novo idioma, acredite. Grande parte dos seus colegas do cursinho podem estar passando pela mesma dificuldade que você, mas cada um lida com isso de formas diferentes. Um dos maiores responsáveis pelo medo é a insegurança e medo de esquecer algo, de errar e ser julgado.

A mente é muito poderosa e em todos os nossos processos de aprendizagem o psicológico deve ser muito bem trabalhado.  Por isso a importância de admitir as próprias limitações e pontos de melhoria para que se possa ter melhores resultados de acordo com nossos objetivos. Nesse caso, o objetivo é alcançar fluência em inglês, certo? Então vamos espantar esse medo!

Se você é tímido(a), ou mesmo por alguma outra razão ainda trava e sente medo de falar inglês, continue lendo e confira algumas dicas que separamos especialmente para destravar!

1. Foque em coisas que você gosta (filmes, músicas, séries)

Uma das formas mais utilizadas pelos estudantes de inglês para aprender relacionam-se com o que fazem cotidianamente. Sejam os filmes e séries que você se esforça para ver sem a legenda, as músicas que escuta e tenta cantar junto ou qualquer outro mecanismo divertido que te faça ter contato natural e sem pressão com o idioma tem enorme potencial para ajudar a perder o medo de falar inglês.

Não somos apenas nós dando essa dica aleatoriamente, hein? A própria neurociência comprova uma rapidez maior no aprendizado do inglês a partir de uma certa frequência fazendo atividades como estas. A associação entre as palavras, a linguagem cotidiana, a pronúncia, tudo isso e muito mais é assimilado com maior efetividade, contribuindo com seu ganho de autoconfiança. 

A mesma dica serve para os fãs de documentários, para aquela super entrevista do seu artista favorito, quem sabe até um podcast gringo também já esteja no seu nível! O que importa é o contato com o idioma, e não se limitar às aulas de gramática. Afinal, a vida real é muito diferente e para perder o medo de falar inglês é nela que devemos focar.

2. Busque ajuda da tecnologia

A quantidade de aplicativos disponíveis hoje são incontáveis, disso todo mundo sabe. De lembretes para beber água à transações bancárias, os apps estão aí para facilitar os processos na nossa vida e atender as mais diversas necessidades, não é mesmo? E para quem tem medo de falar inglês a tecnologia dos apps também pode ser uma grande ajuda para os treinos.

Há aplicativos especializados e agilizar o raciocínio, estimulando que você passe a pensar rapidamente em inglês, o que é fundamental para quem busca a fluência. Um dos exemplos mais conhecidos nesse sentido é o Trivia Track. Muitos já conhecem também apps que auxiliam na expansão do vocabulário e melhoria gradativa de várias outras habilidades como o Duolingo

Com lições curtas no seu momento de relaxamento do dia, você já garante aprender algumas palavras/expressões novas, ouvir a pronúncia lentamente para conseguir assimilar com perfeição e assim usar a tecnologia como aliado na luta contra o medo de falar inglês. 

3. Fale sozinho sem medo de ser julgado

Qual poderia ser uma das melhores dicas para perder o medo de falar inglês se não simplesmente falar? É isso mesmo, sem querer soar como mister obvious, colocamos essa aqui por diversos relatos de pessoas que temem o diálogo logo de cara. Assim sendo, falar sozinho parece uma excelente maneira de livrar-se da cobrança de lembrar todas as palavras rapidamente e do medo de errar alguma expressão.

Não se preocupe se te acharem meio maluco(a) (e provavelmente alguém irá). O que importa é manter uma frequência de treino do speaking, até mesmo colocando em prática seu vocabulário, estruturação de sentenças e gramática, tudo isso sem ansiedade.

4. Aprenda a lidar com os erros e persista!

Ser julgado ou ridicularizado durante algum diálogo em inglês é um pesadelo constante para você? A nossa dica aqui parte do princípio básico de que medo é um aspecto natural do ser humano, principalmente o medo de errar algo em público. Porém, quem luta contra o medo de falar inglês deve aprender a lidar de uma forma menos punitiva com o medo e vê-lo como inevitável e natural, pois de fato é. 

Se em meio a algum diálogo você achar que o outro está falando muito rápido dificultando a sua compreensão, e consequentemente a sua resposta, imponha-se. Pergunte o que não entender (“Excuse me, I did not understand”), peça para repetir (“sorry, could you repeat that?”) ou falar mais devagar (“please speak slowly”), cada pessoa tem o seu tempo para assimilar informações durante uma conversa. O que importa aqui é não deixar de falar!

Percebeu que errou em algo? Nada que um “I’m sorry” e continuar com o assunto, não resolva. Lembre-se: você não é um robô, e por isso é importante internalizar que os erros podem e vão acontecer, os parâmetros de comunicação ainda estão sendo assimilados pelo cérebro. Enquanto isso acontece, persista e não deixe de dialogar por aí sempre que possível.

5. Prepare-se estudando expressões do cotidiano 

Um dos melhores métodos para vencer a ansiedade é a preparação. A velha tática para quem vê os colegas de turma durante um ano inteiro, mas ainda assim se sente nervoso ao apresentar algum trabalho na frente de todos. É perfeitamente normal, principalmente se você não tem total domínio do assunto.

Por isso, para quem ainda sente o medo de falar inglês por estar em um nível inicial e se sentir mal preparado, a dica básica é: busque focar em expressões usuais. Que tipo de situações mais fazem ou podem fazer parte do seu cotidiano? Sobre que tipo de assuntos você mais gosta de conversar?  É nesse tipo de diálogo que você deve voltar seus esforços.

Conhecer as regras gramaticais é primordial, não pense que estamos excluindo essa parte da dica, hein? Mas, destacamos apenas que é necessário estar mais imerso na cultura inglesa, de fato. Compreender as coisas de forma mais semântica e menos “Google Tradutor”. Aprender durante um diálogo simples do cotidiano é uma etapa muito relevante, pois é para a vida real que treina-se. 

Foque em frases que são mais culturalmente utilizadas, até mesmo gírias e expressões idiomáticas que estejam alinhadas com a sua personalidade. Isso vai permitir que a conversa flua e que você vá ganhando mais controle sobre o idioma. 

Pergunte o que significa alguma palavra que ainda não conhecia e foi dita pelo outro (“What does that mean?”) ou mesmo drible o famoso “branco” questionando como dizer determinado termo em inglês, caso esteja conversando com um brasileiro (“How do you say [the word] in English?”).

Ficam as dicas! Já se sente mais seguro para começar um conversation? Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que ainda trava na hora de falar inglês e ajude a espalhar autoconfiança por aí!

1 Comentários

  1. Pingback: "Entendo tudo em inglês, mas não consigo falar": Como superar o desafio do speaking? - Hey Peppers!

Deixe um comentário