Abrir uma escola de inglês é um bom negócio pra mim?

In outubro 16, 2019
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Seja você um apaixonado por idiomas e deseja abrir uma escola de inglês para aplicar seus conhecimentos empreendendo, ou menos alguém que conhece o potencial desse mercado e deseja investir nele, saiba que sua percepção está no caminho certo. Apesar de todos os obstáculos como falta de capital, pouca experiência em negócios ou no segmento, talvez abrir uma escola de inglês seja a melhor decisão para você!

A pesquisa Entrepreneurialism Global Advisor, da Ipsos feita em 2018, apontou que 43% dos brasileiros possuíam pretensão de abrir sua própria empresa nos dois anos seguintes, ou seja, até 2020. O estudo mostrou ainda que nós estamos acima da média mundial quando o assunto é desejo de empreender.

Com isso, os dados todos começam a se cruzar e as oportunidades a ficarem mais evidentes. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor de franquias é um dos que mais vem se destacando nos últimos anos. Apenas no primeiro trimestre de 2019, o segmento cresceu 7% em relação ao mesmo período no ano anterior.

A busca cada vez maior pelo inglês para maior qualificação profissional em tempos de crise, e os diversos outros fatores envolvidos nesses dados são indicadores quentes para te convencer de que abrir uma escola de inglês é um excelente negócio para você. Porém, reunimos aqui mais algumas informações para te convencer. Confira!

Crescente demanda pelo serviço

Como uma concorrência feroz no mercado, os diferenciais passam a ser determinantes. Assim, o investimento em uma boa escola de idiomas torna-se cada vez mais prioritário para muitos jovens e adultos. O mercado se amplia ainda mais quando pensamos na educação de base bilíngue, e também em todas as demais motivações como lazer, por exemplo.

Contabilizando no ranking global de proficiência, apenas 1% da população brasileira como fluente em mais de um idioma, o mercado para investimentos nesse segmento no país vem abrindo ainda mais as portas. Por isso, reunimos aqui mais sobre os fatores que levam a essa busca. Continue lendo para entender melhor.

  • Baixo nível de proficiência e deficiência no ensino de idiomas estrangeiros

Conforme destacamos anteriormente, o nível de proficiência em inglês no Brasil ainda é bastante baixo se considerarmos outros países do mundo, falando sobre fluência. De acordo com levantamento da British Council, o Brasil é o 41º colocado em um ranking de 70 países, ficando atrás de Equador, Chile, Peru e México, por exemplo.

Vale destacar aqui também a séria deficiência, quando se trata do ensino de inglês, no sistema público de ensino, bem como o nível insatisfatório nas particulares. Uma pesquisa realizada pelo British Council e pelo Plano CDE mostrou que, no país, 85% dos alunos frequentam escolas públicas, mas nenhum deles sai do ensino médio sabendo realmente falar inglês. O que reforça a necessidade de escolar especializadas visando preparar profissionais para melhores para o mercado.

Resolvendo esse imenso problema latente no país, abrir uma escola de inglês representa a oportunidade de manter um negócio com alta demanda e rentabilidade previsível. Assim, a sua franquia poderá estar fazendo parte de uma grande mudança de cenário dentro desse contexto.

  • Grande busca por qualificação profissional

Dialogando com os problemas que comentamos acima sobre crise na educação, consequente falta de proficiência no inglês e também com o fato crise econômica destacamos a significativa quantidade de profissionais já formados voltando para as salas de aula, seja para fazer estes cursos em escolas de idiomas, seja para entrar em um mestrado ou MBA, onde a cobrança por um conhecimento de uma língua estrangeira é enorme.

Seja para garantir melhores vagas, promoções, maiores salários, o inglês é uma válvula propulsora almejada por grande parte dos profissionais nos últimos tempos. Profissionais que são fluentes em várias línguas estrangeiras chegam a ganhar até 49% a mais quando se comparados a profissionais que não possuem capacitação suficiente neste quesito.

  • Segurança no emprego

A crise na economia brasileira amedronta jovens e adultos há anos com demissões em massa, consequente aumento na fila do desemprego e profissionais estagnados. Assim, o uso dos recursos disponíveis para investir em qualificações profissionais e educacionais enquanto é possível são feitos para tentar driblar esse cenário.

Dessa forma, abrir uma escola de idiomas, contando com toda a segurança, não só jurídica, mas financeira que uma franquia proporciona para você empreendedor, irá estar contribuindo para auxiliar diversos outros profissionais a encontrarem o lugar ao sol ou retornarem aos seus postos no mercado. 

Baixo investimento para ótimos retornos

Com todo esse aumento, ressaltado aqui, na procura pelas escolas de idiomas, as redes de franquias já proporcionam vários formatos de negócios, testados e comprovados para que esse investimento tenha os melhores retornos para ambas as partes. Um este é a microfranquia. Tratam-se de formatos de negócios com baixo investimento inicial, o que diminui os riscos financeiros e o financiamento com recursos de terceiros como empréstimos bancários e outros.

guia rápido 5 passos de como abrir uma franquia

Se comparados a outros formatos e moldes tradicionais de franquias, vale a pena também pensar no investimento em um ensino mais open doors, contando com a preferência de um sistema home based, se for o caso, onde o professor consegue usar a sua própria casa como unidade de ensino. Isso consegue diminuir ainda mais o investimento e maximizar o retorno com foco em outras áreas do negócio. 

Há ainda o moderno sistema delivery, onde os professores vão até locais ministrar as aulas aos aluno, destacando flexibilidade do negócio, atendendo a urgência que se tem por aprender inglês atualmente, e ainda aumentando o público interessado. Porém, busque entender mais sobre a franquia que deseja investir, conheça os benefícios, calcule riscos e ganhos e siga em frente!

Contar com consultoria periódica de desempenho, suporte na contratação e treinamento inicial para todas as áreas (administrativo, financeiro, marketing e pedagógico), reciclagem de toda a equipe ao longo do contrato, fornecimento do programa de gestão exclusivo, estudo in loco do ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio, assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing, isso e muito mais você garante sendo um franqueado da Hey Peppers.

Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados!

Para te convencer ainda mais, confira nessa matéria a inspiradora história (e sucesso) do economista que  trocou sua vida estável para abrir escola de idiomas

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