10 Curiosidades Bizarras sobre a Páscoa ao redor do Mundo

In abril 15, 2022
1523 Views

Considerado um dos feriados cristãos mais conhecidos, a Páscoa é comemorada por milhares de pessoas em todo mundo. No Brasil, é tradição, durante o período da Quaresma, as crianças montarem seus ninhos para que o coelhinho da Páscoa traga ovos coloridos e chocolates no Domingo. 

Muitos simbolismos cercam essa data. O coelho da Páscoa remete à fertilidade, à vocação da Igreja em gerar novos discípulos; e os ovos representam, simbolicamente, a ressurreição de Jesus Cristo.

Mas, não é em todo lugar que é assim. Inclusive, não é em todo lugar que tem coelho de Páscoa! Separamos uma lista de tradições bem curiosas das comemorações acerca dessa data, que vão desde um omelete gigante na França, até um massacre de coelhos na Austrália.

  1. Romênia e o Campeonato de Ovos Pintados

O povo romeno é festeiro e possui inúmeras tradições inusitadas para datas comemorativas. Uma dessas é a Batalha de Ovos na Páscoa, quando são feitos duelos entre amigos e famílias onde são lançados ovos cozidos. Sai vencedor aquele quem possuir o ovo com a casca mais dura! Apesar dessa guerra inusitada, os romenos também são muito tradicionais e criam uma verdadeira obra de arte nos ovos que presenteiam. Em algumas cidades, os ovos mais bonitos são expostos em museus!

  1. Suécia: Páscoa ou Dia das Bruxas?

Fugindo um pouco do conceito religioso, a Páscoa sueca costuma ser um feriado bem divertido, principalmente para as crianças. Muito semelhante ao Halloween americano, nos dias que antecedem o feriado, as kids se vestem de bruxas e andam pelas ruas entregando cartões e desenhos em troca de guloseimas ou dinheiro. 

Outra curiosidade que chama atenção é o fato de que o animal mais popular no país, nessa época do ano, não é o coelho, e sim, a galinha! Assim, é comum ver pintinhos, galinhas, ovos e penas por todos os lados.

  1. Alemanha e o Osterbaum 

Essa é uma tradição até hoje cultivada em muitos lares de famílias de origem germânica. O Osterbaum nada mais é do que o ato de enfeitar uma árvore com ovos coloridos, coelhos, laços e fitas, trazendo o simbolismo de vida e ressurreição.

  1. Finlândia: Fogueiras para espantar o mal

Assim como na Suécia, os finlandeses também vêem bruxinhas soltas nas ruas no período pascoal. Mais uma tradição semelhante ao Halloween americano. Além disso, em muitas pequenas cidades ainda é mantida uma tradição de acender fogueiras na noite de aleluia, afastando os espíritos malignos e proporcionando um domingo de Páscoa cheio de paz e harmonia.

  1. França: Omelete Gigante e Sinos Voadores

É muito comum ver sinos de chocolate nas lojas francesas. Isso porque os sinos tocam entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, e as crianças acreditam que eles voam para Roma e voltam trazendo chocolates. 

Além dos sinos voadores, na cidade de Bessières, no sudoeste da França, toda a população se reúne na segunda-feira de Páscoa para fazer (e comer também) uma omelete gigante com mais de 15 mil ovos e 40 cozinheiros para preparar o prato. É uma tradição que iniciou com a visita de Napoleão à cidade, onde ele comeu uma omelete maravilhosa antes de dormir e ordenou que uma grande refeição fosse feita para seu exército comer antes de partir na manhã seguinte. 

  1. Filipinas e a autoflagelação

Considerado um feriado mais sagrado que o Natal, a Páscoa filipense conta com atos de autoflagelação na Sexta-feira Santa. Isso mesmo! Alguns fiéis se autoflagelam publicamente para encenar a crucificação de Jesus Cristo. Com as costas nuas sangrando, eles são amarrados ou até mesmo pregados a uma cruz antes de receberem atendimento médico. 

  1. Espanha e os capuzes escuros

A Espanha conta com tradições bem curiosas na Semana Santa. A celebração de Sexta-feira Santa em Sevilha, na Andaluzia, é a mais famosa da Espanha e cerca de 50 mil pessoas participam. Mais de 2400 fiéis se vestem de preto ou roxo com um capuz pontudo e com o rosto coberto. Enquanto seguem pelas ruas, as saetas (cantos flamencos) são cantadas pelas pessoas das janelas.

  1. Nada de coelhos na Austrália!

Considerados como peste por prejudicarem a agricultura local, coelhos não são bem-vindos na Austrália. Existe até a Rabbit Free Australia, associação criada para lidar com o problema da superpopulação dos animais. Na Páscoa australiana quem manda é o Bilby, um marsupial pequeno, que corre o risco de extinção. Os chocolates são moldados no formato do bichinho e grandes marcas revertem o dinheiro para um fundo que preza pela sua preservação. 

  1. Polônia: Smingus-Dyngus 

Mais conhecida como a “Segunda-Feira Molhada”, o dia após domingo de Páscoa é considerado feriado nacional na Polônia. Tradicionalmente, neste dia os meninos jogam água sobre as meninas que passam sob suas janelas e nas ruas. E na terça-feira é o dia da vingança, e é a vez das meninas jogarem água nos meninos. A tradição é antiga e é acompanhada por uma série de outros rituais, como fazer declarações em versos e realizar procissões de porta em porta, em algumas regiões envolvendo meninos vestidos de ursos. 

  1.  Inglaterra e EUA: Egg Rolling

E para finalizar, apresentamos a tradicional competição “Egg Rolling”, que começou na Europa e hoje é famosa principalmente na Inglaterra e Estados Unidos. Nessa competição, as crianças devem rolar ovos decorados por um determinado caminho. Inclusive, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling.

Quantas comemorações diferentes das nossas, não? Você já tinha ouvido falar a respeito de alguma delas? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário