Quero viajar, mas não sei falar inglês. E agora?

In abril 13, 2022
942 Views

Considerada a língua universal, não é nenhuma novidade que dominar o inglês (ou até mesmo arranhar) é um facilitador na hora de viajar para o exterior. Fica muito mais fácil para aprender sobre novas culturas, fazer novas amizades e conhecer novos lugares. 

Porém, não falar inglês não deve ser uma desculpa para guardar seu sonho na gaveta e ficar em casa. Perde-se com isso, claro. Mas perde-se muito mais não viajando! O mundo está cheio de pessoas que viajaram somente com a cara e a coragem e voltaram cheias de histórias incríveis e muito aprendizado na bagagem. 

Como sabemos que a vontade de viajar após dois anos pandêmicos é grande, separamos 9 dicas para te ajudar a perder o medo de percorrer o mundo sem dominar o inglês e carimbar logo o seu passaporte. Let ‘s go?

  1. Reservas antecipadas

Simplifique o possível antes da data da viagem: organize seu roteiro e defina sua acomodação. Faça as reservas por e-mail antecipadamente e evite transtornos. 

  1. Vá com tempo sobrando

Tenha um roteiro de viagem, mas esqueça os cronogramas! Para evitar a tensão, tenha tempo sobrando para apreciar o destino, sem ter medo de cometer algumas mancadas e refazer a operação.  

  1. Estude seu destino

Estude e leia o que puder sobre o seu destino antes de chegar lá! Assim você monta seu roteiro completo com todas as informações essenciais e consegue mais autonomia. Isso vai fazer você se sentir mais confiante, pois você fica menos dependente de outras pessoas durante a viagem.

  1. Aprenda palavras-chave

Aprenda expressões básicas do inglês para usar no dia a dia. Aprenda a desejar um “bom dia”, a expressar um “muito obrigado”, a pedir “com licença” e “por favor”. Afinal, educação é fundamental em qualquer lugar do mundo, e esses pequenos gestos despertam a empatia dos moradores locais. 

Leve com você durante toda a viagem um bloquinho de expressões fundamentais. Pense nas situações possíveis de acontecer e do que você poderia precisar, tanto em questões diárias como em casos de emergência. 

  1. Tenha seu roteiro por perto

Elaborou o roteiro dos sonhos? Então, ande com ele para onde for! Fica mais fácil para se comunicar com motoristas ou pedir informações às pessoas. Tenha sempre a mãos, por escrito, o nome dos locais desejados. Assim, você não corre o risco de pronunciar errado e ir parar na cidade vizinha! rsrs

  1. Perca a vergonha

Viagem sem micos não é viagem. E, todo mundo está sujeito a eles, inclusive quem é ninja no inglês. Deixe a vergonha de lado, abuse da linguagem não-verbal, seja criativo, utilize mímicas ou aplicativos de tradução espontânea, e esteja disposto a entender e se fazer entender. 

Ahhh… aproveite para decorar um “desculpa, eu não falo seu idioma” e não esqueça de levar  bom-humor na bagagem! 

  1. Postos de Turismo

Quase todas as cidades possuem Centros de Informação nas proximidades dos principais pontos turísticos, ou até mesmo agências de receptivos se encontram na recepção dos hotéis. Aproveite! O pessoal que trabalha nesses lugares é treinado e têm paciência em abundância para lidar com os turistas, inclusive aqueles que não manjam do idioma nativo. 

Caso você se perca ou não se sinta confortável para fazer um passeio sozinho, os tours organizados são ideais! Além de viajar na segurança de um grupo, você já aproveita e faz novas amizades. Vai que você conhece mais um brasileiro que não domina o inglês e fecha uma parceria para o restante da viagem, não é mesmo? 

  1. Não esqueça dos aplicativos

A tecnologia é uma das maiores aliadas do viajante em geral, mas principalmente de quem quer viajar sem falar inglês. E, aqui vai a dica de ouro: tenha instalado no seu celular aplicativos básicos como o Google Tradutor, para fazer traduções rápidas e até mesmo estruturar um diálogo com alguém; o Google Maps, para não precisar pedir ajuda às pessoas e encontrar os principais pontos turísticos sem se perder; e por que não treinar o inglês com o Duolingo enquanto está no avião? Confia, não tem o que dar errado!

  1. Internet e bateria

De nada adianta ter esses aplicativos se você não tiver internet, não é mesmo? Antes de viajar, libere seu pacote de dados internacionais ou compre um chip para ser usado durante a viagem. Analise o custo-benefício!

E de nada adianta ter internet se você passar o tempo todo tirando fotos incríveis e a bateria acabar! Por isso, lembre-se sempre de deixar seu celular carregado (leve consigo um carregador portátil, é ideal para viagens em meio à natureza onde você não encontra espaços para recarregar o celular na eletricidade). 

Outra dica importante é antecipar o download de mapas e materiais informativos para não ficar dependente dos seus dados móveis ou da Wi-fi do vizinho!

Viu? Viajar nunca foi tão simples! Para você evitar dores de cabeça, venha conhecer o “Inglês para Viagens” da Hey Peppers!. Com apenas dez horas de aula, nós te preparamos para arrasar na sua viagem!

Lembrou de mais alguma dica? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário