Quais cuidados devo ter ao escolher uma franquia para investir?

In março 31, 2022
922 Views

Quando falamos no esperado momento de investir no mercado de franquias é preciso estar bastante atento aos mais diversos aspectos para evitar problemas. Quando é escolhido aquele franqueador que parece ser o ideal, avançou nas negociações, preencheu o cadastro e recebeu o material sobre o negócio e após receber a Circular de Oferta de Franquia (COF, é comum o surgimento de várias dúvidas).

Existem vários aspectos a serem considerados ao abrir uma franquia, por isso não podemos nos deslumbrar com as muitas opções de negócios. É justamente essa grande oferta que pode causar dúvidas nos empreendedores que iniciam neste modelo de negócio. 

Algumas dessas dúvidas podem acabar sendo respondidas com a documentação enviada ou mesmo à medida que as reuniões com o franqueador forem ocorrendo. Contudo, existem alguns questionamentos específicos que podem fazer toda a diferença na hora da aquisição da melhor franquia para o seu contexto enquanto empreendedor. 

Nesse sentido, é fundamental se empenhar em pesquisas e também reunir os principais questionamentos de interesse somados aos dados que possam validar a qualidade do franqueador e coletar tudo que for necessário antes da assinatura do contrato.

Justamente para que tudo dê certo, é necessário buscar o máximo de informações, e foi pensando em te ajudar nessa importante missão que reunimos em uma espécie de roteiro com algumas das principais perguntas que você pode fazer ao franqueador. Então, continue lendo e confira!

  • Escolha bem o segmento

Abrir o próprio negócio representa uma importante meta e uma grande realização para muitos empreendedores iniciando na jornada por meio de uma franquia. Portanto, é fundamental para manter a motivação e impulsionar os resultados ao longo do tempo, que você esteja atuando em um segmento que tenha certa experiência e, especialmente, afinidade.

Pesquise e estude sobre as vantagens, desvantagens e regras comuns às diversas redes deste segmento e sistema adotado. Lembre-se sempre que em uma rede de franquias o empreendedor terá que cumprir com as regras, e será constantemente supervisionado e avaliado com base em vários indicadores de desempenho. Então, considere frequentemente aprofundar-se ao máximo no mercado e também no sistema de franquias em si, para entender as particularidades e fazer uma boa escolha.

  • Avalie a experiência e o suporte oferecido ao franqueado

Uma das maiores vantagens próprias do modelo de negócio de franquias está, exatamente, no fato do franqueado estar investindo em uma solução já testada e validada pelo mercado. Dessa forma, as chances de sucesso são inegavelmente maiores se o negócio for devidamente avaliado e administrado.

Sabendo que no sistema de franquias o franqueado paga para receber direito de uso da marca, além de todo o know-how da empresa e sucesso prévio já constatado, muitos empreendedores iniciantes buscam investir nesse tipo de oportunidade por considerá-la mais segura do que os negócios próprios, abertos do zero.

Contudo, considere antes de tudo se essa história de sucesso vem sendo, de fato, compartilhada com todos os outros franqueados. Avalie, portanto, como estão os índices de satisfação e de saída de outros investidores dentro de um determinado período. Isso é imprescindível para observar se o franqueador está empenhado em fornecer o devido apoio em forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional, para as unidades já abertas e para as que poderão vir a entrar, como a sua.

  • Verifique a saúde financeira e o cumprimento às exigências legais da franquia

Não dispense os passos burocráticos durante a pesquisa e negociação com as franquias que forem consideradas candidatas mais fortes para o investimento. É de obrigação da empresa franqueadora entregar uma determinada quantidade de documentos visando demonstrar sua capacidade e estabilidade financeira, comprovando que é capaz de gerir mais uma unidade franqueada, tendo você como proprietário. 

Além disso, a empresa deve garantir a seus franqueados acesso ao plano de negócios, com clareza sobre os dados financeiros e histórico contábil, de forma que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão da rede. 

Entregas dessa natureza entram em meio a documentos de balanço dos dois últimos exercícios e a famosa Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importantíssimo com praticamente todos os dados de interesse ao futuro franqueado.

Na COF são inseridas pelo franqueador informações financeiras em geral, além de comerciais e jurídicas da sua franquia para esclarecer e atrair investidores interessados em sua rede. Tendo tudo isso em mãos, conte com suporte legal para avaliar também a regularidade fiscal e tributária da marca. 

É fundamental conferir certidões negativas federal, estadual e municipal, onde se encontra a sede da franqueadora, e também referências comerciais, justamente para verificar se há indícios de problemas financeiros devido a dívidas não quitadas.

  • Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Em meio a todas as documentações envolvidas em todo o processo para essa aquisição, está a Circular de Oferta de Franquia (COF), um dos documentos mais importantes. Essencial na negociação, a COF assegura às partes de que as regras estabelecidas serão cumpridas e a franquia funcionará sem eventualidades. 

Visto que a COF contém a maior parte das exigências previstas na Lei 8.955 (conhecida como “Lei de Franquias”), o documento tem como um dos principais pontos que destacam sua relevância, o fato de ser frequentemente utilizada enquanto instrumento judicial contra ou a favor do franqueador em caso de litígio entre as partes. A Lei impõe que o franqueador deve entregar ao candidato a franqueado uma circular de oferta com o mínimo de 10 dias de antecedência da assinatura de qualquer contrato ou pagamento de qualquer taxa. 

É recomendado aqui que você sempre consulte um advogado especializado para dar suporte na hora de avaliar esse importante documento. Mantenha a calma e não ceda à uma eventual pressão do franqueador para assinar tudo exatamente como está. Não deixe de conferir tudo minuciosamente e de ter todas as suas dúvidas sanadas, preferencialmente com o apoio de uma assessoria jurídica.

Lembre-se sempre de que, especialmente quando se tem pouca experiência, o suporte faz total diferença para o sucesso do negócio dentro do mercado de franquias. Portanto fique atento e exija entender melhor como funciona esse aspecto nas empresas franqueadoras que você mais gostou considerando todos os demais aspectos de interesse. 

Analise os programas de capacitação, manuais e a assistência da rede em geral. Informe-se sobre seus direitos e exija que sejam cumpridos antes de comprometer-se com contratos. Entenda aqui mais sobre a importância do suporte da franqueadora na jornada empreendedora!

Deixe um comentário