Existe carnaval nos Estados Unidos? Venha conhecer o Mardi Gras!

In fevereiro 24, 2022
454 Views

Um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo é o brasileiro e disso não resta dúvidas. Trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, o qual inicialmente era chamado de entrudo, uma brincadeira popular, com o passar do tempo adquiriu outras formas de se manifestar e foi amplamente abraçado entre as camadas mais pobres. Hoje é vista por muitos como a maior festa popular do país, ocorrendo durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas e batizada de “Maior Espetáculo na Terra”.

Essa tão famosa celebração anual é uma grande marca do nosso país ao redor do mundo, mas não é exatamente uma exclusividade nossa. Isso porque, todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas do mundo todo se reúnem na cidade norte-americana de Nova Orleans para participar do que é normalmente chamado por eles de the greatest free show on Earth (a maior festa gratuita do planeta). 

O Mardi Gras ocorre exatamente na mesma data que o nosso carnaval, ou seja, é determinada pela Easter (Páscoa). Seu nome vem do francês e é traduzido como Fat Tuesday (terça-feira gorda) em inglês. Mas o que precisamente uma festa típica norte-americana tem a ver com nosso festejado carnaval? É isso que vamos explicar aqui, então já prepara o confete e a serpentina para conferir!

Afinal, o que é o Mardi Gras?

Historiadores afirmam que o Mardi Gras é um festejo inspirado nas barulhentas celebrações pagãs da primavera e fertilidade que aconteciam há milhares de anos atrás em Roma. Durante os anos medievais, com a chegada do cristianismo, houve uma incorporação dessas celebrações pagãs para as tradições populares locais pelos líderes religiosos, tornando-se o prelúdio da Quaresma – os 40 dias de jejum e sacrifício entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. 

Mais tarde, os franceses apelidaram a terça-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas de “Mardi Gras”. O primeiro evento como o que existe hoje aconteceu em 1781 e já apresentava alguns elementos de semelhança com o nosso Carnaval, como parades (desfiles), floats (carros alegóricos) e, obviamente music (música).

Sua comemoração mais tradicional ocorre nos EUA, mais especificamente na cidade de Nova Orleans, estado da Louisiana, desde o século XVIII. Durante a festa, os floats (carros alegóricos) são decorados de acordo com temas escolhidos pelas krewes, que é o nome dado ao grupo de pessoas que organizam sempre tudo com muito bom humor e sátiras (similares às nossas escolas de samba). 

Os visitantes ficam sempre ao redor dos desfiles assistindo e esperando para pegar os throws (objetos que os integrantes das krewes jogam), sendo um desses chamado de beads, que nada mais são do que colares de contas muito disputados pelas pessoas. Isso porque, ao conseguir um desses, você pode trocar por outros objetos como doubloons (algo semelhante a moedas), cups (canecas), long pearl beads (colar de pérolas), stuffed animals (bichos de pelúcia) e toys (brinquedos)!

Sabemos que nosso carnaval é bastante colorido e, no Mardi Gras, essa característica é semelhante. Por lá existe uma tradição em que cada uma das cores possui um significado. As que se destacam durante a celebração são “green” (verde) que representa “faith” (fé), “purple” (roxo), que representa a “justice” (justiça) e gold” (ouro) que simboliza o “power” (poder). 

E será que toca samba no Mardi Gras? Não! Ao contrário do festejo brasileiro, que além do samba também é conhecido em alguns estados pelo axé, frevo, dentre outros, no “carnaval gringo” o forte é o jazz, criando uma trilha de alegria com muitos saxofones, trompetes, bateria e trombones por toda Bourbon Street.

História do Mardi Gras nos EUA

Trazido para a América do Norte pelo explorador franco-canadense Pierre Le Moyne em 1699, o Mardi Gras teve origem quando ele deu ao seu acampamento o nome de Point du Mardi Gras, onde mais tarde foi realizado um pequeno baile de gala, a cerca de 97 quilômetros rio abaixo da atual Nova Orleans.

De 1703 em diante, os soldados e colonos franceses passaram a apreciar e aderir às festividades do Mardi Gras na recém-fundada cidade de Mobile, antiga capital do território francês de Louisiana, até a capital ser transferida para Nova Orleans.

Passados cerca de 100 anos dali, em 1837, o primeiro desfile de rua do Mardi Gras registrado em Nova Orleans ocorreu finalmente. Quando alguns atos violentos quase encerraram as comemorações em 1857, empresários de Nova Orleans formaram a Mystick Krewe of Comus, uma sociedade secreta que promovia um desfile temático com carros alegóricos elaborados e um baile de gala pós-desfile.

Essa evolução dos Krewes e desfiles ao longo dos últimos 150 anos é o que compõe as comemorações de Mardi Gras nos EUA.

Onde posso ir para aproveitar o Mardi Gras?

Nova Orleans – Louisiana

Carinhosamente apelidada de “The Big Easy”, Nova Orleans segue promovendo a maior e mais famosa festa Mardi Gras dos EUA. A época mais popular para visitar a cidade e aproveitar a festa começa na sexta-feira antes da “Terça-Feira Gorda”. Durante a celebração é garantido que você verá os desfiles mais populares, como Endymion (sábado), Bacchus (domingo), Zulu e Rex (ambos na terça). 

Além disso, nesse período, todas as noites, bares e discotecas promovem animadas festas ao longo da Bourbon Street, popular entre os nativos, e bem no coração do French Quarter, local muito frequentado por turistas. O Mardi Gras de Nova Orleans se encerra sempre à meia-noite na Quarta-Feira de Cinzas, então prepare-se para festejar realmente até o último minuto.

Lake Charles – Louisiana

Ainda sem sair de Louisiana, você pode ir até Lake Charles e visitar o “Mardi Gras Museum of Imperial Calcasieu”, lar da maior exposição de fantasias do Mardi Gras do mundo. Se você optar por ficar até o fim de semana, poderá ver o desfile de fantasias de animais, de barcos iluminados, o “Royal Gala” e o “Gran Finale”: o desfile Krewe de Krewes às 17 horas na terça-feira.

Mobile – Alabama

Berço da celebração do Mardi Gras nos EUA, Mobile recebe cerca de 850 mil pessoas nos seus vários desfiles, festas e outros eventos carnavalescos anualmente. Durante o último dia de evento ocorrem seis desfiles, inclusive das sociedades místicas “Order of Athena” e “Knights of Revelry”, que também promovem recepções e bailes nessa noite. 

Em Mobile você vai encontrar festejos embalados por muito jazz, repletos de carros alegóricos coloridos e, claro, ainda terá a oportunidade de pegar colares e adereços de miçangas, que por lá é quase familiar. O desfile da “Order of Myths”, com carros alegóricos iluminados, é uma das atrações mais esperadas. 

St. Louis – Missouri

Fundada por franceses, St. Louis no Missouri também traz as tradições originais do Mardi Gras para os EUA. Por lá as celebrações podem durar mais de um mês antecedendo o “Grand Parade” que ocorre no Mardi Gras e conta com mais de 100 carros alegóricos, especialmente no histórico bairro francês “Soulard”. Tudo isso deu à cidade o título de segundo maior desfile de Mardi Gras do país.É tanta tradição que bateu uma vontade de ir conhecer o Mardi Gras! E por aí? Aliás, sabe o que vem logo após esse “carnaval”? O Saint Patrick’s Day em março! Não conhece? Então confira algumas curiosidades sobre essa charmosa celebração de origem irlandesa que foi abraçada pelos norte-americanos!

Deixe um comentário