5 livros de vendas e de empreendedorismo que todo gestor de escola deve ler

In abril 20, 2022
1593 Views

Muito estudo é, certamente, um dos fatores fundamentais para quem deseja se tornar um profissional bem sucedido e relevante na sua área de atuação. Adquirir repertório intelectual pode ser o diferencial para o seu sucesso, especialmente ao lidar com situações complexas e na resolução de problemas no dia a dia. Afinal, quem não quer ser o “problem solver number 1” do mercado?

Para os empreendedores, sejam novos ou mais experientes, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira, tendo em vista seu papel estrutural dentro do negócio. Muitos empreendedores de sucesso contaram com a ajuda de livros para se capacitar e extrair importantes lições, refletidas no cotidiano de seus negócios. Alguns desses escreveram suas próprias obras e optaram por compartilhar com o mundo suas experiências, de sucesso e também de falhas. Sentar para aprender com eles é o mínimo que podemos fazer, certo?

Ler, de fato, é um ingrediente importante da receita de sucesso de famosos empreendedores como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Warren Buffett. Frente a todas as inúmeras opções disponíveis, sejam obras de teóricos do business, marketing, finanças, liderança, dentre outros, resolvemos reunir aqui aquelas consideradas imprescindíveis para você.

Se você está iniciando na jornada empreendedora, recomeçando um negócio ou apenas descobriu recentemente um interesse por empreendedorismo, e está buscando livros que te ajudem a chegar ao topo, continue lendo e confira estes livros que todo empreendedor deveria ler!

  1. Pense Simples (Gustavo Caetano)

Escrito pelo CEO da empresa Sambatech – lider em gestão e distribuição de vídeos online na América Latina e uma das empresas mais inovadoras da América Latina segundo a Fast Company – o livro já começa inspirador e brilhando nossos olhos devido ao case de sucesso vindo aqui mesmo da nossa terra brasilis! 

A obra traz dicas valiosas para quem deseja começar, de fato, a empreender e destaca a importância de se manter simples (sim, o título não é por acaso), leve e ágil para alcançar os melhores resultados com seu negócio. O autor chega a citar fatores de grande atenção que compõem o chamado “DNA do empreendedor”, e passando a bola para você, destaca que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa! 

Gustavo que também é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) é conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo no Brasil. Foi eleito também como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT, e considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro. Olha só que incentivo para ler esse livro, hein?

  1. Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

Escrito por dois professores da escola de negócios INSEAD, “Estratégia do Oceano Azul” (do inglês “The Blue Ocean Strategy”) é uma obra amplamente conhecida no mundo do business, e por si só já entra com mérito na lista de livros que todo empreendedor deveria ler. A obra mostra basicamente uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.

Mas por que isso é tão importante?

O que seria do oceano azul se não existisse um oceano vermelho, não é mesmo? O chamado “oceano vermelho” seria definido como um cenário de extrema competição, levando a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços.

Isso pode ocorrer principalmente devido a essa “luta” entre as empresas ter o poder de transformar rapidamente toda a inovação alcançada entre elas em algo obsoleto.

Assim, esse livro vem com a proposta de ensinar de forma didática como detectar e explorar novos mercados, “livres de concorrentes”. Apresentando metodologia, uma série de ferramentas e 8 pontos, praticamente como “mandamentos”, a obra é fundamental para todos os empreendedores que desejam fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho para navegar com muito mais sucesso pelas calmas águas e prósperas do oceano azul dentro do seu segmento.

  1. Marketing 5.0 – Tecnologia para a Humanidade (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya & Iwan Setiawan)

Junto a Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Philip Kotler – conhecido por ser o “dinossauro” mais estudado por profissionais de marketing no mundo inteiro e eleito pelo The Wall Street Journal como um dos 10 pensadores mais influentes na área de negócios – se debruça sobre a importância das empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing.

Com sua habilidade de tornar os grandes temas do marketing claros para o grande público e sempre atento às transformações sociais e tecnológicas da última década, Kotler explica como integrar a evolução digital às drásticas mudanças de comportamento dos consumidores, tratando de temas como o futuro da experiência do cliente, inteligência artificial para automação de marketing e ativismo corporativo.

Enfocando as consequências do desequilíbrio na distribuição da riqueza, do abismo entre as gerações e do fosso digital entre diferentes grupos, este livro nos ajuda a entender as imensas oportunidades, bem como os riscos, para as organizações e o mundo. 

Para identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital compreendendo melhor esse “novo” movimento e todo o seu impacto social, essa é a indicação da vez. Em um estilo conciso e direto, Kotler oferece recomendações práticas, exemplos de empresas de diversos segmentos e percepções excepcionais sobre os desafios tecnológicos e, sobretudo, humanos que as empresas devem encarar.

  1. Aventuras Empresariais (John Brooks)

Considerado um dos livros de cabeceira de (nada mais, nada menos que) Bill Gates, indicado ao fundador da Microsoft pelo megainvestidor Warren Buffett, o livro Aventuras Empresariais reúne uma série de artigos do jornalista John Brooks para o veículo The New Yorker. A obra evidencia o poder que as suas decisões possuem em alavancar ou destruir um negócio. 

“O trabalho de Brooks é um grande lembrete de que as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. Primeiro, há um fator humano essencial em cada empreendimento empresarial. Não importa se você tem um produto perfeito, um plano de produção ou um pitch de marketing; você ainda precisará das pessoas certas para liderar e implementar esses planos”, afirma Bill Gates sobre uma das obras de maior vendagem da editora Best Business.

Gates ainda comenta que, mais  de duas décadas após ter recebido essa valiosa indicação de Warren, segue sendo o melhor livro de negócios que leu na vida. Uma memorável história retratada é da Xerox, descrita como fundamental para todos que trabalham na indústria da tecnologia. A empresa que simplesmente ignorou a área de pesquisa responsável pelo início da rede Ethernet e a primeira interface gráfica da forma que conhecemos (como o Windows), acreditando que esses produtos estavam fora do core business da empresa. 

Essa e várias outras histórias bem e mal sucedidas compõem uma obra enriquecedora com temas-chave incluindo inovação, estratégia, dinâmica de mercados, ética e negócios.

  1. Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis & Morgan Brown)

Sean Ellis, um dos maiores growth hackers e grande responsável por cunhar o termo originalmente, junto com Morgan Brown, o livro, lançado em 2017 segue sendo considerado o melhor livro sobre fundamentos de growth hacking, frameworks e aplicação de conceitos. 

Essa é a escolha “must have” sobre o tema e aborda da melhor maneira as melhores metodologias de negócios bem sucedidos do Vale do Silício. O growth hacking está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade. Seu objetivo é levar negócios ao crescimento focado em alcançar e manter clientes fiéis, com estratégias de encantamento, os motivando a voltar e comprar mais. 

Ao longo do livro os autores apresentam de forma bastante didática dezenas de casos práticos e suas respectivas soluções, ilustrando a aplicabilidade da metodologia em diversos modelos de negócio e portes. A obra é amplamente recomendada a empreendedores que buscam crescimento exponencial e é de grande auxílio tanto para profissionais de growth hacking mais experientes quanto para quem está começando a conhecer o termo. Não deixe de conferir! Gostou das nossas dicas? Compartilhe as dicas com os amigos e confira também nossa lista com os melhores podcasts para empreendedores!

1 Comentários

  1. Pingback: 5 Habilidades de um bom líder: Como manter a melhor gestão para resultados - Hey Peppers!

Deixe um comentário