As grandes lições das mulheres mais influentes e poderosas no mundo dos negócios eleitas pela Forbes

In março 9, 2022
641 Views

No dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e para além dos pensamentos datados sobre o tema, é importante pensarmos que a celebração surgiu a partir de muita luta e revolução feita por mãos de mulheres poderosas. E é pensando nisso que trouxemos aqui algumas importantes lições que todos e todas podemos aprender com algumas das personalidades femininas mais influentes eleitas pela Forbes.

A famosa revista estadunidense de negócios e economia tem sua publicação quinzenal. Além dos artigos e reportagens sobre finanças, indústria, investimento e marketing, um dos pontos altos de atenção são as listas. Seja a 50 over 50, 30 under 30, celebridades mais bem pagas, times mais valiosos ou até quem são os bilionários de determinado setor, as listagens fazem o mundo parar para conferir quem entrou. 

Assim como as diversas outras, anualmente a Forbes destaca o protagonismo feminino em uma importante lista de mulheres que ganharam destaque em suas áreas de atuação naquele ano. Liderando setores que vão da moda ao terceiro setor, elas se tornam exemplos transformadores em seus ambientes profissionais e na sociedade como um todo.

Quer saber quem foram as eleitas em 2022 e o que aprender com elas? Então, continue lendo, pegue o papel e a caneta e confira!

Conheça as mulheres brasileiras de sucesso eleitas pela Forbes em 2022

  • Jaqueline Goes

Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia,  a biomédica e pesquisadora integra o time de especialistas que fez o sequenciamento genômico do primeiro caso de covid-19 detectado no Brasil em apenas 48 horas. 

  • Sabrina Sato

Apresentadora, atriz e estrela do carnaval brasileiro. Começou a carreira como bailarina no programa Domingão do Faustão da Globo, e ganhou com sua participação no Big Brother Brasil. Integrou por uma década o programa Pânico, tanto a versão radiofônica na Jovem Pan FM como na televisão, inicialmente na RedeTV! e depois na TV Bandeirantes, até ter seu próprio programa na Rede Record

  • Samantha Almeida

Diretora de criação e conteúdos dos Estúdios Globo é também reconhecida como uma das maiores profissionais da publicidade e da inovação do país. Nascida na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, é conhecida também por defender a importância da educação e políticas públicas para uma sociedade mais igualitária.

  • Ana Caetano e Vitória Falcão (dupla AnaVitória)

Formada desde 2014, a dupla Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão já recebeu diversas indicações ao Grammy Latino, vencendo em Melhor Canção em Língua Portuguesa e Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

  • Ana Isabel de Carvalho Pinto

Idealizadora e co-fundadora da Shop2gether, é uma grande especialista em negócios de moda digital  formada pela Ibmec Business School com um extenso histórico na indústria de vestuário e moda. Hábil em Estratégia Digital, Varejo, Marketing, Moda e Estratégia de Marketing.

  • Ana Karina Bortoni Dias

Primeira e (até então) única mulher presidente de um banco brasileiro de capital aberto no Brasil, o banco BMG. É também Bacharel em Ciências Químicas, com mestrado na mesma área pela Universidade de Brasília. Já atuou como consultora na McKinsey & Company, onde ficou por quase 20 anos, sendo nove destes na posição de sócia. 

  • Bianca Andrade (ou Boca Rosa) 

Empresária, YouTuber, influenciadora digital, atriz, apresentadora e diretora criativa da Boca Rosa Beauty colaborando com a Payot e agora da Boca Rosa Hair em parceria com a Cadiveu.

  • Fabiana Saad

Empreendedora especialista em conteúdos digitais multiplataforma e causa de gênero. É também fundadora do movimento Mulheres Positivas, plataforma que visa o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher através de um aplicativo e do programa distribuído nacionalmente pela Jovem Pan. Tem três livros publicados sobre o tema Mulher, é responsável pela gestão da plataforma SOS Mulher em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania.

  • Fiorella Mattheis

Atriz, apresentadora e empresária brasileira. Atuou nas emissoras SportTV e Globo, incluindo Multishow e também acumula participações no cinema e nas passarelas internacionais. Em 2020 lançou a Gringa, plataforma que promove moda circular que já acumula faturamento milionário.

  • Isa Domingues

Arquiteta e influenciadora, tornou-se um fenômeno da internet, onde revolucionou o método de live commerce no Brasil ao criar um quadro no seu Instagram chamado Provador Live, utilizando uma estratégia que usa a interação para promover e alavancar vendas. 

  • Juliana Coelho

Formada em engenharia com pós-graduação em Petróleo e Gás, iniciou sua carreira como especialista de processo de pintura no primeiro time de funcionários do Polo Jeep, onde são produzidos os Jeep Compass, Renegade e a picape Fiat Toro. Agora aplica toda a sua experiência no setor como chefe global de produção da Stellantis – quarto maior grupo automotivo do mundo.

  • Karina Saade

Graduada em Economia e Relações Internacionais pela Universidade de Stanford em 2002, MBA na Universidade Harvard, é hoje Head da BlackRock no Brasil, responsável pela liderança e direcionamento estratégico dos negócios da BlackRock no País. Além disso, é integrante do Comitê Executivo das Américas, do Comitê C-20 e do Comitê Executivo Regional da América Latina.

  • Lissa Carmona

CEO da galeria Etel Design, formou-se em Administração de Empresas na FGV, é hoje uma das figuras responsáveis pelo reconhecimento do design brasileiro, levando a marca para o mundo e criando uma metodologia de reedição de peças de design autoral única.

  • Luciana Antonini

Sócia-fundadora da EB Capital, gestora de private equity focada em médias empresas que oferecem soluções para gaps estruturantes brasileiros. Indicada como uma das Top Women Investing in Latin American Tech pela Lavca, é também membro do conselho e do comitê de investimentos da e.Bricks Ventures e do conselho de administração de várias empresas. Integrou o conselho consultivo da ONG The Nature Conservancy. É mestre em direito comercial pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA pela Columbia Business School.

  • Ludhmila Hajjar

Professora de medicina da USP, coordena hoje o setor de cardiologia do Instituto de Câncer do Estado de SP (ICESP), de Cardio-Oncologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e na Rede Americas Serviços Médicos, da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Paulistano. É também diretora de Ciência, Inovação e Tecnologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, participa do Programa de Residência Médica e é orientadora deste Programa de Pós-Graduação.

  • Sandra Chayo

Sócia da Hope, grupo que está há 55 anos no mercado e é líder no segmento de moda íntima no Brasil. Ocupa também o cargo de diretora de marketing e estilo, cuidando da comunicação e das coleções das três marcas do grupo: a linha de lingeries Hope, a de moda casual e esportiva Hope Resort e a coleção de moda íntima mais acessível Bonjour. 

  • Sue Ann Clemens

Infectologista, pesquisadora e diretora do Grupo de Vacinas Oxford-Brasil. É também professora da Universidade de Oxford, a centenária instituição inglesa reconhecida como uma das melhores do planeta, e foi a responsável pela coordenação dos estudos clínicos com a vacina Oxford-­Astrazeneca feitos no Brasil.

  • Taís Araújo

Atriz, modelo, apresentadora e head de produtos sociais da ONG Gerando Falcões. Destaca-se por protagonizar tramas na teledramaturgia no Brasil desde seus 17 anos e acumula diversos papéis de sucesso na TV, teatro e cinema ao longo de mais de 20 anos de carreira artística. Em 2021 foi escolhida como um dos nomes na lista de Afrodescendentes mais influentes do mundo na categoria TV e Filmes.

  • Tatiana Cequinel

Presidente da Embraed Empreendimentos, uma das maiores empresas do ramo do país, sendo responsável por transformar a incorporadora em uma empresa ainda mais sólida. Ao implementar novos estilos e tecnologias, além de transformar completamente a forma de conduzir os negócios, deixando a empresa ainda mais profissional e transparente, levou a empresa a ser escolhida para desenvolver o primeiro empreendimento da grife italiana Tonino Lamborghini no Brasil em 2020.

  • Vercilene Dias 

Coordenadora do departamento jurídico da Conaq – Organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos que representa a grande maioria dos(as) quilombolas do Brasil. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Mestra em Direito Agrário, é também Diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Advogada Popular, remanescente da Comunidade Quilombola Kalunga, atua também como Assessora Jurídica na Terra de Direitos e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas-CONAQ. 

O que mulheres tão poderosas podem nos ensinar com suas trajetórias de sucesso?

  1. Perfeição não existe

Aceitar as imperfeições em todos os aspectos da vida e saber abraçar essas características a seu favor, reconhecendo que são aspectos que devem ser melhorados é fundamental para se manter otimista e avançar confiantemente em direção do sucesso.

  1. Firmeza e determinação

Firmeza não tem absolutamente nada relacionado à hostilidade ou grosseria, e sim estar sempre em atenção às oportunidades de melhoria, empenhando-se para não se esquivar de responsabilidades. A rigidez quanto a seus objetivos deve sempre vir acompanhada de respeito a todos que cruzam seu caminho.

  1. Argumentar e também saber ouvir

Ser uma pessoa decidida e resoluta sem comprometer a forma com que se relaciona com as outras pessoas é determinante para o sucesso. Os outros terão perspectivas diferentes das suas mas se propor a escutar as ideias é importante não apenas para argumentar e persuadir, mas também para aprender e incorporar novos pontos de vista. 

  1. Mãos na massa 

O sucesso e a influência são reflexos de muito trabalho duro e para pessoas dispostas a colocar as mãos na massa. Assumir o trabalho operacional, mesmo que as prioridades já estejam em nível estratégico, pode ser um fator de ouro para separar os líderes mais bem sucedidos.

  1. Conheça e respeite seus limites

Delimite seus horários, investindo boas horas no trabalho mas também à vida fora dele. Manter o equilíbrio entre o tempo com a família, amigos, hobbies tem potencial de dar ainda mais energia para entregar ao trabalho. Aproveite sempre o tempo da melhor forma!

Quer saber mais sobre empreendedorismo femino? Confira aqui quem são as líderes da Hey Peppers!

Deixe um comentário