programação

8 tipos de linguagem diferentes para você aprender a programar

In janeiro 7, 2016
5820 Views

Se você acha que programação é coisa para nerds que ficam trancafiados em casa comendo pizza e vendo Star Wars, está redondamente enganado. Ok, mesmo que comer pizza e ver Star Wars seja bem legal — muito mesmo, você deveria experimentar —, nem todos os programadores são assim.

Também podemos pensar que programar é um exercício de lógica bastante divertido sendo você um nerd ou não. Além disso, existem diversos tipos de linguagem que podem ser melhores para os newbies que querem começar a aprender ou para os nível Chuck Norris da informática que buscam a entrada no mercado de trabalho.

Neste artigo vamos imergir nesse universo explicando os prós e contras de alguns desses “novos idiomas tecnológicos” para quem quer mergulhar no tema. Afinal, a primeira vez que você entra no mar é sempre a mais difícil, né?

VisuAlg

Criado pelo brasileiro Claudio Morgado de Souza e disponibilizado para Windows, o VisuAlg utiliza o portugol, uma linguagem que nunca será usada em ambientes profissionais. “Mas o quê?! Então por que aprendê-la?”, você deve estar se perguntando. Calma, a resposta é simples: aprender a lógica de programação!

Para muitos iniciantes, o mais complicado é entender como se comunicar com o computador apenas por linhas de códigos. Depois disso, ter o inglês como idioma padrão é outro grande obstáculo de quase todos os tipos de linguagem, senão todos. Se você não sofre do segundo mal, o PascalZim também é uma possibilidade bastante parecida, mas o VisuAlg elimina ambas as dificuldades.

Sendo totalmente em português, a linguagem é fácil de ser usada possibilitando criar programinhas básicos com algoritmos simples. Além disso sua documentação de referência também é escrita de uma forma muito didática e no nosso idioma. Ou seja, caso haja alguma dúvida, você pode — e deve — acessá-la para aprender cada vez mais!

CTA_Meio_10dicas

C

Depois de dominar a lógica de programação, agora é a hora de botar a mão na massa. Nesse sentido, aprender C é bom para saber como o computador realmente funciona, isso porque, ele está apenas uma camada acima do “código de máquina”.

Além disso, essa é a mãe de vários sistemas operacionais como Windows, Unix, Linux etc. Mas ela não para por por aí sendo também a progenitora de outros tipos de linguagem como C#, C++, PHP, Java e JavaScript, o que facilita o aprendizado futuro delas.

Aliás o PHP foi totalmente feito em C, ou seja, tudo que for feito nessa linguagem de programação também pode ser construído em C. Mas não se anime muito, jovem programmer! Tome isso apenas como uma curiosidade, afinal, o PHP é bem melhor para o desenvolvimento web. Use essa vontade para injetar ânimo e aprender…

Java, C# e Pyton

Calma, não se desespere querendo aprender logo os três tipos de linguagem! Na realidade, elas são apenas um conjunto que estão dentro do chamado POO, ou Programação Orientada a Objetos. É algo extremamente complicado de se explicar para iniciantes, mas tem a grande vantagem de serem as que mais empregam profissionais atualmente.

Isso porque as três servem tanto para criar softwares web quanto desktop. Ou seja, são bastante versáteis tendo até mesmo bibliotecas famosas como o .NET para o C# que você com certeza já viu ao instalar alguma coisa no seu PC!

Já o Java é simplesmente a linguagem de programação mais utilizada no mundo de acordo com o índice TIOBE, sendo muito trabalhada para aplicativos IOS ou Android. Ele ainda te abre possibilidades de aprender outros tipos de linguagem como o Groovy que rodam encima da sua plataforma própria, a JVM.

Por fim, temos o Pyton que também pode ser uma boa porta de entrada para o aprendizado de linguagem de programação. Bem mais difícil que o VisuAlg e o PascalZim, porém podendo ser usada no mercado de trabalho. Enfim, três possibilidades instigantes de POO que tem a capacidade de alavancar a sua vida. Think about it!

PHP e HTML

Pensar em Web é pensar em PHP, mas não majoritariamente. Com um raciocínio totalmente diferente do desenvolvimento para aplicações desktop, outros tipos de linguagem como JavaScript e HTML também dão conta do recado, mas realmente o PHP é o chefe universal por ter vantagens como a sua versatilidade e seu baixo custo.

Além disso, quase tudo na internet foi criado dessa maneira, sendo Facebook, WordPress, Droupal, Moodle e Jomla apenas alguns dos exemplos. Mas como nem tudo são flores, o PHP tem pelo menos uma desvantagem: não ter tantos recursos. No entanto, esse fato é facilmente justificável pela falta de necessidade devido ao foco no desenvolvimento web.

A linguagem é tão empolgante que falar dela poderia resultar no artigo inteiro, mas vamos voltar um passo atrás. Se você for uma pessoa apaixonada pela web e queira começar nesse meio, opte pelo HTML. Afinal, sua lógica é bem fácil tendo várias video aulas no Youtube e também pode ser analisada em vários sites como os antigos e queridos blogspots.

Javascript

Pobre javascript. Essa é uma linguagem que sofre bastante preconceito porque muitos amadores o utilizam para criar pequenos códigos, nada complexo como os programadores profissionais. Mas, obviamente, se você quiser ser um expert nesse tema, não tenha esse preconceito! Afinal, esse é um dos tipos de linguagem mais flexíveis.

Assim como o C, com certeza você já viu o Javascript em algo momento no seu computador, mas dessa vez ao utilizar os seus navegadores. Pois é, isso se deve ao fato dele também ser um grande aliado do desenvolvimento web porque vários browsers tem um interpretador da linguagem.

Não é apenas a flexibilidade do Javascript que chama a atenção. Ele também tem alguns conceitos diferentes dos outros tipos de linguagem não existindo nenhum concorrente direto a ele na programação web ao lado do cliente. Ou seja, o preconceito é bem bobo e baseado apenas no seu subaproveitamento. Aprenda Javascript e você será um profissional diferenciado!

Por causa de diversos fatores é importante aprender a programar desde pequeno, além de ser bastante divertido! Uma plataforma que de certa maneira possibilita esse aprendizado é o Scratch criado por Mitchel Resnick. Para conhecer um pouco mais sobre o Scratch, seu autor e todos os benefícios que essa e quaisquer outros tipos de linguagem podem oferecer, leia este artigo e incentive o seu pimpolho!

Nos botões abaixo você encontra diversos conteúdos interessantes para melhorar o seu aprendizado. Enjoy! 🙂

CTA_BASE_10dicas

Deixe um comentário