Incentivar a criatividade das crianças dando asas a imaginação é essencial

In maio 16, 2016
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Todos conhecemos algum pequenino, seja sobrinho, irmão, vizinho ou até mesmo o filho de algum amigo que tem amigos imaginários; ou até mesmo você já teve os seus quando era criança, não é mesmo?

Incentivar o uso da imaginação, tanto na hora das brincadeiras, quanto nas horas de aprendizado é muito importante para o desenvolvimento infantil. A psicóloga e professora Tracy Gleason afirma que, apesar de ainda existir um certo preconceito que cerca as brincadeiras que envolvem somente o uso da imaginação das crianças, esse tipo de brincadeira é muito saudável e ajuda a fomentar a empatia e as noções de relação interpessoais dos pequenos.

“Conheci crianças que não percebiam um amigo imaginário como algo interno, mas como algo externo. Elas eram ‘forçadas’ a discutir, negociar e entender as coisas da perspectiva desse amigo. (…) Um amigo imaginário não vai distorcer a percepção da criança em relação ao que é real. Com o tempo, ela vai perceber que ele era só parte da imaginação.” – Tracy Gleason

A psicóloga também afirma que é muito importante incentivar as crianças a explorar a criatividade e a sua imaginação para que se coloquem em outros papéis e entendam a partir de outro ponto de vista, diferentes responsabilidades. Como quando brincam de interpretar papéis, por exemplo: uma criança que interpreta um bombeiro, assume as responsabilidades de tal e vive aquele universo que ela criou, enxerga as coisas através uma nova perspectiva e desenvolve um senso de empatia mais avançado do que crianças que brincam só entre si.

Nas escolas Hey Peppers!, costumamos incentivar muito as brincadeiras de interpretação nas turmas infantis, além de criar os cenários relacionados as temáticas das aulas, para deixar o ambiente ainda mais propício ao desenvolvimento do imaginário infantil.

São utilizados também fantoches para trabalhar vocabulário, ou os alunos se caracterizam com materiais disponíveis na escola e criam personagens que eles interpretam, e quando ocorrem erros de pronúncia, quem errou foi o personagem e não o aluno. Tratamos dessa forma para deixar o aprendizado mais leve e divertido, e incentivar os alunos a entrar mesmo no personagem e se deixar levar pela brincadeira.

Ao contar histórias, transformamos o ambiente de sala de aula diminuindo as luzes, para que as crianças se concentrem e deem asas a imaginação. Gostamos de utilizar os próprios brinquedos das crianças mesmo, para criar experiências divertidas que elas possam relembrar quando forem brincar com eles novamente fora da escola.

O mais indicado a se fazer quando perceber que uma criança está se divertindo sozinha ou com os amigos, seja saltando pelos sofá da sala e imaginando que o chão é lava (quem nunca brincou disso, né?), ou que uma caixa de papelão é uma espaçonave, é entrar nesse mundo de imaginação, incentivar, perguntar e estimular a criança a explorar esse universo maravilhoso que é a imaginação e a criatividade!

“A capacidade de despertar a imaginação das crianças na sala de aula está diretamente relacionada ao resultado que você terá com o seu aluno. Livros, músicas, história, invenções… muita coisa surge a partir da imaginação e da criatividade. Crianças criativas estão abertas ao novo e automaticamente estão abertas ao aprendizado. Precisamos alimentar a imaginação das crianças e não podar. Albert Einstein já dizia: “If you want your children to be intelligent, read them fairy tales. If you want them to be more intelligent, read them more fairy tales”. Toda atividade que desperta a imaginação e a criatividade é bem-vinda!” – Depoimento da teacher Bianca.

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