5 segredos de como ser um empreendedor de sucesso

In outubro 2, 2019
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Você sabe o que Jay-Z e Mark Zuckerberg têm em comum? Ambos são famosos empreendedores de sucesso que faturam milhões. Em áreas diferentes, a partir de habilidades, investimentos e estratégias distintas, mas ainda assim eles compartilham o empreendedorismo e o sucesso como pontos em comum. Ambos souberam explorar lacunas de mercado, habilidades pessoais e alcançaram seus objetivos e notoriedade.

Empreender está diretamente relacionado com inovar, seja dentro de uma organização ou explorando novas possibilidade de mercado através do próprio negócio. Existem diversos tipo de empreendedores e frentes em que cada um pode atuar, de forma que se consiga identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos. 

Empreender gera desenvolvimento em vários aspectos, mas para isso é necessário ter grande domínio de limitações, ameaças bem como das forças e habilidades que podem contribuir para o sucesso. A palavra de ordem no empreendedorismo é essa: sucesso. Afinal, é o que todos buscam, não é mesmo? Lidar com os riscos faz parte do processo, mas vencer é a meta!

Não há uma fórmula mágica para se tornar o próximo Jay-Z ou Zuckerberg. Porém, há algumas dicas que podem ser de grande valia para quem busca empreender e aproveitar oportunidades de mercado de forma estratégica visando sucesso. Se você é uma dessas pessoas, continue lendo e confira alguns “segredos” de como ser um empreendedor de sucesso.

1. Busque a inovação como você busca o sucesso

Já começamos aqui comentando sobre o papel indissociável da inovação no conceito de empreendedorismo, essa conexão é inegável. Para ser um empreendedor de sucesso você deve perseguir, de fato, a inovação. Mas, como assim? Procurar estar sempre atualizado com o mundo, o mercado em que atua, comportamentos do seu público-alvo, e assim por diante. 

A quantidade de informações a disposição hoje é imensa, assim como os mecanismos para nos apropriarmos dessas on-demand. É disso que estamos falando aqui. Estar sempre atento ao que pode ser interessante para o negócio, buscando idéias, se questionando e pesquisando, o que ainda não está sendo feito? O que poderia ser feito a mais? O que não pode continuar sendo feito? Que tipos de recursos podem ser utilizados no meu negócio? E assim por diante.

Inovar parece algo muito distante da realidade, especialmente para quem não se vê com grande potencial empreendedor, apesar do desejo de tornar-se um. Porém, conforme dito, com dedicação, perseverança, muita pesquisa e atenção é totalmente possível exercitar o “inovador” adormecido em você, identificando oportunidades e potenciais de mercado a serem explorados.

2. Veja o networking como os degraus da sua escada para o sucesso

Manter uma base de contatos profissionais é fundamental independente do mercado, posição ou objetivos de carreira. Na trajetória de quem busca ser um empreendedor de sucesso esse fator torna-se ainda mais crucial, tendo em vista as inúmeras oportunidades de negócio potenciais. 

Aqui é válida a premissa de que quantidade importa menos que a qualidade dos contatos. Afinal, de uma boa rede de networking podem sair clientes, fornecedores, colaboradores, dicas e idéias para o negócio, bem como parceiros ou qualquer outra relação em que ambos possam se favorecer com a relação.

Eventos como workshops, treinamentos, palestras e congressos podem ser valiosas fontes de uma boa rede de networking. Afinal, são locais em que teoricamente todos vão em busca de mais conhecimento, atualização e fazer mais negócios. Porém, esteja sempre com o pitch afiado e decidido sobre suas necessidades e potencialidades a oferecer, qualquer lugar pode ser um bom lugar para fazer networking.

3. Espírito de liderança para inspirar todos (incluindo você mesmo)

O chamado “espírito de liderança” é algo frequentemente citado respondendo ao questionamento sobre como ser um empreendedor de sucesso. Uma vez que, o empreendedorismo está diretamente relacionado com negócios e também com pessoas. Assim, o próprio negócio irá contribuir para o desenvolvimento dessa característica.

Um bom empreendedor tem que ser um líder inspirado(r) e motivado(r), seguro, “problem solver” (habilidade de resolver problemas com agilidade e eficiência) e que consegue auxiliar os colaboradores a entregarem o melhor e si. Vale ressaltar que nem todos os chefes são líderes, especialmente os que resumem suas funções às cobranças e ordens. 

É necessário muito autoconhecimento e autocrítica para estar em constante melhoria como líder. Fazem parte também do papel da liderança e de um empreendedor de sucesso: saber aceitar feedbacks de suas iniciativas, respeitar as opiniões e contra-argumentar com humildade, delegar funções adequadamente e cobrar resultados de forma sensata, além de uma visão estratégica e com clara definição de prioridades. 

4. Rever o começo. Como está o plano de negócio?

O plano de negócios (business plan) é a base da trajetória de quem deseja ser um empreendedor de sucesso, o primeiro passo. É imprescindível que este seja realista, sustentável e estratégico. Mesmo para quem já começou o negócio é importante revisar pontos incluídos no business plan em momentos em que isso seja necessário. E acredite, muitas vezes será.

Planejar adequadamente e documentar torna-se importante para prever o crescimento bem como margens de perdas, lucros, custos e investimentos. Bem como observar melhor tendências de mercado, ameaças e assim conseguir melhor lidar com diferentes cenários e gerir em contextos de incerteza.

Itens específicos devem ser priorizados e recebem maior atenção na construção de um bom business plan, tais como: aspectos do produto/serviço oferecido, questões financeiras, o mercado e hábitos de consumo do público, concorrência e diferenciais competitivos, processo de vendas e ações de marketing.

5. Trabalhar o potencial de expansão permite crescimento ilimitado do negócio

Falamos em aspectos importantes a serem trabalhados no plano de negócio e um deles se relaciona com sustentabilidade, além disso tudo entra um dos fatores mais importantes na saga para aqueles que buscam o sucesso no empreendedorismo: escalabilidade.

O termo se refere primariamente ao potencial de crescimento de um negócio atendendo mais demandas sem perder em padrão de qualidade nas entregas de valor. Com a escalabilidade vem também aumento no faturamento, sem necessariamente aumentar custos ou implantar ritmos absurdos de trabalho. Ou seja, trata-se da capacidade de crescimento saudável, efetivo e sustentável.

Um dos principais pontos na escalabilidade está associado também à uma menor dependência do empreendedor para o bom funcionamento do negócio. A tendência é que as funções sejam cada vez mais definidas, e que o empreendedor gerencie muito mais o estratégico e conte com um time de excelência para o operacional. 

Assim, este tópico e todos os outros citados aqui como “segredos” nada mais são do que elementos indispensáveis nessa longa e satisfatória jornada de quem deseja ser um empreendedor de sucesso. 

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