Aula online: Como não perder o contato com seus alunos

Aula online: Como não perder o contato com seus alunos

In abril 11, 2020
1310 Views

Em meio às medidas de proteção contra o avanço do coronavírus (COVID-19) no país, quanto mais ficar em casa, melhor né!? Nossas aulas mudaram da noite para o dia, literalmente! Quarta feira, no dia 18/03/2020 recebemos a notícia que entraríamos em quarentena, logo, todas as aulas seriam de forma online. Quinta feira, dia 19/03/2020 todos os professores começaram trabalhar em suas casas para não comprometer o aprendizado dos nossos alunos. 

Então, rapidamente a melhor saída (E única) foi se adaptar à nova realidade! No dia que escrevo esse conteúdo, completamos 22 dias trabalhando fortemente nessa nova fase de educação à distância/remota/digital buscando ajudar nossos queridos alunos e alunas. Apesar da situação, esse período está sendo encarado como um momento de aprendizado, tanto para os alunos quanto para os professores. 

Mas meus amigos, sem desculpa para o ‘no speak english’. Todo mundo sabe que a Hey Peppers é intensiva e rápida, e nossas aulas seguem acontecendo normalmente, mas agora de forma online/remota. Isso foi possível pois trabalhamos de forma colaborativa e ágil, compartilhando experiências positivas e atividades ministradas em ambiente on-line. Assim, estamos realizando aulas por meio de plataformas de videoconferência, como o ZOOM, Google Hangouts, Skype e Google Meets.

Outra ferramenta que está facilitando muito nosso dia a dia são os grupos de WhatsApp já existentes com nossos alunos, que por meio deste canal conseguimos enviar os materiais das aulas e o retorno tem sido muito muito positivo.

Diante deste cenário de mudança, eu vou dar três dicas de como estudar em casa, pois além do conteúdo que será passado aos alunos, precisamos entender que o aprendizado realmente é significativo quando faz sentido para o aluno.

Então vamos lá:

Não fique parado por conta da quarentena

O movimento corporal influencia positivamente nossa saúde, qualidade de vida e claro, a educação não fica de fora. Manter o corpo em movimento ajuda manter nossa concentração e a capacidade de permanecer na tarefa, algo muito complicado estando em casa, não é mesmo?

Além disso, a atividade física reduz drasticamente o estresse, pois libera endorfina e acaba baixando o cortisol, dando uma sensação de bem estar. Então não fique parado por muito tempo, pegue um solzinho no quintal da sua casa, isso acaba influenciando positivamente na sua qualidade de vida.

Atividade makers!

Como estamos todos em casa, nada melhor que botar a mão na massa e criar algo. Para isso, procure atividades makers e reproduza com os materiais que você possui em casa. Literalmente. Menos teoria e AÇÃO.

Quando o aluno trabalha com atividades makers, ele acaba construindo seu objeto de estudo, desenvolvendo assim sua criatividade, autonomia, visão sistêmica e o uso da tecnologia. 

Se liga no exemplo a seguir que eu trabalhei os números com meus aluninhos de Sweet Pepper. Além disso, eu também utilizei uma atividade maker para fazer sentido para eles e para os pais, criamos um relógio de ponteiros e a família toda acabou participando, ajudando os pequeninos e pequeninas a olhar as horas e responder em inglês

O resultado e engajamento foi SUPER COOL!

O uso da tecnologia

Os alunos da Hey Peppers! já estão suuuuuuper acostumados com o uso de uma tecnologia avançada nas suas rotinas de estudo, e nada melhor que continuar utilizando neste período em casa.

Existem milhões de aplicativos e ferramentas disponíveis na internet, mas vou resumir algumas baseadas no perfil do nosso aluno, são elas:

TEDx Talks 

TEDx Talks é um projeto de compartilhamento de conhecimento, com diversas palestras em inglês e de diversos temas. Então basta ir no Youtube e procurar por TEDx Talks e escolher um assunto que você curte.

Lembre-se: O aprendizado precisa fazer sentido.

Link: https://www.youtube.com/user/TEDxTalks

engVid – Learn English 

Engvid é um site sensacional que vai te ajudar estudar inglês. Os vídeos são curtos e interativos, prendendo sua atenção e consequentemente te ensinando inglês. 

Ah, todos os professores são nativos, então você precisa ter noção de inglês, pelo menos o básico. Os vídeos possuem a transcrição, mas você já precisa entender um pouquinho.

Link: https://www.engvid.com

English Singsing

English SIngsing é demais para as crianças, acredite se quiser, são mais de 500 vídeos com um conteúdo de qualidade. Os temas são sempre muito bons, com um áudio e qualidade perfeitas.

Link: https://www.youtube.com/user/englishsingsing9/featured

E aí, curtiu? Claro que sim! Compartilhe com todos seus amigos e amigas para eles também ficar experts in English.

Por aqui, seguimos sempre nos divertindo e aprendendo ao mesmo tempo!

Conteúdo escrito por Cleber Dall Pizzol: https://www.instagram.com/professorcleberdallpizzol/)

Deixe um comentário