Realidade aumentada na educação: Como podemos nos beneficiar?

In janeiro 6, 2021
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É de conhecimento geral o grande poder de engajamento que o uso de novas tecnologias pode ter na educação, especialmente quando falamos no aprendizado infanto-juvenil. Essa utilização de elementos dinâmicos e interativos para motivar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem, seja por meio de gamificação ou interações online com outros estudantes pode não ser algo novo para muitos profissionais da educação, mas têm sido cada vez mais discutida. 

Com o acesso a tantas informações que essas tecnologias nos têm proporcionado, novas formas de interação em sala de aula (e fora dela) emergem naturalmente. A chamada “tecnologia educacional”, com tantas possibilidades, de livros digitais, ambientes virtuais de interação e aprendizagem, a realidade aumentada, ou RA, nos mostra o quanto ainda podemos evoluir na busca por melhores métodos de ensino. 

E já que nosso foco aqui é a realidade aumentada (RA), vale começar destacando que este já vem sendo utilizado nas escolas mais modernas do país (e do mundo) como um importante recurso. Cada vez mais laboratórios ao redor do mundo investem em pesquisas de realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e imagens em 360 graus, e com tantos avanços é natural e esperado que isso atinja um aspecto tão relevante: a educação.

Podemos ainda não estar no mesmo nível que os EUA ou de alguns países da Europa, que já desenvolvem projetos diversos, mas o Brasil, mesmo de forma incipiente, já se mostra entusiasta com tecnologias dessa natureza e mostra bom potencial de expansão. Especialmente com o avanço e democratização da Internet banda larga e dos dispositivos móveis como smartphones entre jovens é cada vez maior a familiaridade com novos conceitos e novos dispositivos como os óculos VR, por exemplo. 

Nesse contexto, o uso desses aparelhos que gradualmente se inserem na educação brasileira e sua imensa gama de possibilidades é o assunto deste conteúdo. Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre realidade aumentada na educação e seus benefícios, continue lendo e confira!

O que é realidade aumentada?

Chamamos de realidade aumentada o conceito de sobreposição de objetos digitais ao mundo real. Para que isso seja possível, faz-se necessário o uso de um software e um equipamento físico (um óculos, como exemplo mais conhecido) que tornarão possível a leitura das imagens (marcadores) no ambiente real e, assim, poderão exibir os objetos digitais correspondentes. 

De forma mais comum, essa interação pode ser feita a partir de aplicativos instalados em um tablet ou smartphone com câmera. Lançado em 2016, o jogo Pokémon GO acabou virando febre e é hoje um dos exemplos mais conhecidos que temos de realidade aumentada. Desde então, tem-se debatido o uso da tecnologia nas mais diversas áreas, inclusive na educação, expandindo conceitos e derrubando tabus. 

Vale destacar aqui que, ao contrário da realidade virtual, a realidade aumentada tem com base os ambientes físicos, nos quais elementos virtuais podem ser adicionados criando as diferentes experiências para o usuário.

Realidade aumentada na educação

Sendo um interessante recurso para despertar a curiosidade e o interesse de crianças e jovens estudantes, a realidade aumentada, que se mostra cada vez mais promissora em todo o mundo, ganha relevância também por aqui. Isso se deve, além de tudo, ao fato de ser relativamente acessível, onde com smartphones, tablets ou outro dispositivos semelhantes com uma câmera o aluno torna-se capaz de fazer uso da experiência.

Usando a realidade aumentada, o aluno é capaz de ver imagens e entender melhor conceitos que antes era vistos de uma forma tradicional e “sem graça” nas páginas de seus livros. Visitar vulcões, ver o interior de pirâmides e castelos, entender melhor o corpo humanos vendo órgãos e o funcionamento de sistemas de perto e diversas outras possibilidades, tudo isso pode ser proporcionado com a realidade aumentada na educação.

Uma das aplicações mais conhecidas e utilizadas de realidade aumentada na educação é o Google Expedições. Criado pela gigante da Internet, o Expedições busca transformar conceitos difíceis de visualizar em algo mais dinâmico, “dando vida” aos conteúdos trazendo-os para a realidade apenas utilizando um smartphone ou tablet. Já existem diversas outras aplicações voltadas para realidade aumentada. Com estas os alunos podem entender melhor conteúdos de matemática, lógico e computação e até robótica.

Por meio da realidade aumentada o professor pode trabalhar propostas que visam tornar o conteúdo tradicional, como livros e apostilas impressos, mais próximo da realidade dos alunos e, de certa forma, mais interessante de ser estudado. Ao contrário de muitos tabus sobre o uso de smartphones e acesso à internet na sala de aula, hoje fala-se muito mais em uma experiência de integração entre as tecnologias para tornar o aprendizado menos monótono e mais efetivo.

A partir disso a realidade aumentada se insere de forma mais aceita por educadores e pais, onde fica cada vez mais claro o impacto motivador que ter ilustrações que “saltam” do livro impresso trazendo o conhecimento aos alunos de forma lúdica e interessante. Isso se estende para outros tipos de material didático como vídeos, animações e atividades contextualizadas para cada momento do aprendizado e conteúdo abordado. Para que seja eficaz, essa interação necessita da orientação do professor enquanto mediador, da idealização das atividades até a colocá-las em prática na sala de aula.

Os benefícios de utilizar a realidade aumentada na educação

Conforme destacamos, os professores são peças fundamentais para que a estrutura de experiência com a realidade aumentada funcione da forma idealizada. Dessa forma, quando bem planejada pelo professor e devidamente utilizada nos contextos corretos e promovendo a interação adequada, a realidade aumentada é capaz de trazer diversos benefícios quando falamos em práticas pedagógicas. Em resumo, alguns destes são:

  • Interação entre o material impresso e o meio digital 
  • Gerar interesse e motivação
  • Atrair a atenção e aumentar o engajamento
  • Encantar e provocar estímulos diferentes com os conteúdos
  • Estímulo à comunicação, interação e troca de experiências em sala de aula entre os alunos e com o professor
  • Transportar os conteúdos para a realidade dos estudantes com uso da linguagem própria das novas gerações

As possibilidades são inúmeras e as vantagens da realidade aumentada na educação são equivalentes. E para continuar falando sobre aprendizado, confira mais um de nossos conteúdos, dessa vez sobre um dos desafios do EaD: Como manter os alunos motivados durante o ensino remoto?

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