Robótica na infância: 

In agosto 23, 2022
2658 Views

Conheça a importância e os benefícios da prática para os pequenos

Poderosa aliada na missão de aprimorar diversas atividades rotineiras, a robótica conseguiu se estender também para o setor da educação, com destaque especial na infância. A chamada robótica educacional tem sido cada vez mais citada e adotada no país, principalmente por suas inúmeras e rápidas aplicações práticas.

Com tantas possibilidades e, à medida que se aumenta o incentivo, acaba aumentando também o interesse das crianças durante as aulas e desperta a sua criatividade sobre o tema de forma significativa. Considerando que a criatividade é uma das características mais valorizadas por diversos mercado e amplamente cobrada dos novos profissionais, desenvolver projetos inovadores e que, consigam estimular o pensamento criativo desde cedo, torna-se uma demanda cada dia mais urgente. 

Contudo, quando pensamos em robótica, geralmente nos vêm à cabeça imagens de cientistas em jalecos brancos, calculando equações complexas e desenvolvendo programas em computadores ultramodernos. Um universo, portanto, que parece estar muito distante do cotidiano do mundo infantil, não é mesmo? 

Mas, a robótica, para além do imaginário popular de planejar robôs, também está presente em vários âmbitos da nossa vida: na construção de casas, de estradas, na fabricação de automóveis, de aviões e nas nossas diversas redes de relacionamento. Tornando- a hoje, um elemento essencial da vida moderna e, não por acaso, em vários países do mundo, vem sendo associada à educação infantil.

Mas afinal, quais os reais benefícios e a importância de inserir a robótica na infância? Continue lendo e confira!

Conheça um pouco mais do que a robótica pode fazer quando inserida na infância

Apesar de, conforme citamos, a robótica ser frequentemente considerada uma “tarefa para adultos”, o desenvolvimento de um pensamento criativo, analítico e até mesmo o desenvolvimento efetivo de máquinas inteligentes pode começar ainda na infância. Sendo assim, uma importante forma de estimular habilidades e desenvolver competências essenciais para o futuro.

No contexto escolar, as chamadas tecnologias educacionais têm sido, cada vez mais, valorizadas enquanto grandes aliadas na busca pelo aprimoramento das metodologias de ensino. Quanto mais cedo as crianças têm contato com tecnologias na sala de aula, maiores são os ganhos cognitivos, destacando a grande relevância da criação de ambientes que estimulam a criatividade dentro e fora da sala de aula.

Práticas que envolvem o uso de novas tecnologias, dispositivos inteligentes e gamificação na sala de aula já são uma realidade em algumas instituições de ensino que estimulam esta inserção nas práticas pedagógicas. Com isso, dentre tantos suportes tecnológicos, a robótica educacional se destaca como recurso pedagógico de grande impacto para:

  • Diversificar e enriquecer as atividades propostas em sala;
  • Propor novos recursos e mecanismos para a execução de idéias;
  • Despertar criatividade para solucionar problemas e melhorar a tomada de decisões;
  • Fomentar o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; 
  • Incentivar as crianças a se relacionarem com o conhecimento de forma ativa.

Além disso, alguns dos principais benefícios da inserção da robótica na infância são:

  • Permite maior autonomia nos estudos

Para inserção da robótica no ensino, o aluno naturalmente terá contato com um aprendizado muito mais prático e “hand-on”, buscando tornar a criança apta a desenvolver cada vez mais sua capacidade de raciocínio rápido para encontrar as soluções dos problemas apresentados.

Dessa forma, é comum que as crianças ganhem grande autonomia e comecem a lidar com diversos processos sozinhas. Isso se deve também ao fato de que, com a robótica, muitas decisões precisam ser tomadas individualmente para favorecer um grupo de pessoas, ou seja, os pequenos vão também aprendendo a pensar no coletivo e entendendo que sua evolução contribui com a evolução de todos os colegas.

  • Estimula várias habilidades simultaneamente

Quando falamos em robótica educacional ainda nos vemos diante de um verdadeiro desafio em muitos âmbitos, especialmente, justamente por trabalhar tantas áreas ao mesmo tempo. O método tem grande impacto no desenvolvimento do raciocínio lógico, e aliado à importância da integração humana com o objetivo de resolver problemas ajuda a promover soluções práticas e viáveis.

Com a robótica na infância, é possível trabalhar em grande medida a forma de pensar estrategicamente e propor ideias, além de impulsionar um pensamento mais ágil, atento e aberto a trabalhar tanto em equipe, como individualmente, sempre buscando o sucesso dos projetos.

  • Promove um aprendizado multidisciplinar

Ao implementar a robótica no currículo regular ainda na infância, integra-se diversas disciplinas e metodologias conhecidas (ou ainda não) pelos estudantes, tais como: matemática, física, linguagens, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, e muitas outras.

Todo esse ensino multidisciplinar é um aliado fundamental para o estímulo do pensamento crítico e construção de soluções práticas para problemas do cotidiano. Dessa forma, esses conhecimentos se complementam e impulsionam o aprendizado das crianças como um todo.

  • Melhora a compreensão de conteúdos do currículo regular

Conforme citado anteriormente, a robótica utiliza métodos e conhecimentos que integram diversas disciplinas que nos é ofertada ao longo da vida escolar. Assim, o entendimento destas, de acordo com a demanda das aulas regulares, acaba ficando muito mais simples, já que o aluno utiliza frequentemente o que aprendeu na prática e em benefício próprio.

A matemática, por exemplo, ajuda a calcular quanto tempo um projeto pode demorar para ser concluído. A linguagem, em inglês ou português, possibilita descrever como executar esse projeto e a ciência, como o trabalho de fato será e quais vão ser os impactos desse projeto na sociedade.

  • Aumenta o contato com o inglês, aprimorando o conhecimento no idioma

Para os pais que sonham em garantir um ensino bilíngue para os filhos e tornar esse processo mais tranquilo, saiba que isso pode ser uma importante vantagem do ensino de robótica nesta fase (sem falar nos benefícios futuros para o mercado de trabalho). 

A partir da inovação dos métodos de aprendizado, percebemos que o incentivo à programação e robótica são atividades de grande impacto quando o assunto é trazer elementos diferentes para o processo de aprendizagem na escola. Ambas oferecem diversos benefícios relacionados ao desenvolvimento, dentre diversas outras competências, o inglês, por utilizarem o idioma como base. 

Desse modo, os estudantes estão constantemente em contato com o idioma, pois os nomes utilizados e processos são aprendidos na língua inglesa. Ainda na infância, os estudantes podem ser inseridos em um contexto de imersão no idioma, passando a naturalizar essa comunicação no cotidiano. 

  • Aumenta as oportunidades no mercado de trabalho

Não há dúvidas de que profissionais com skills em robótica, programação e domínio do inglês saem significativamente na frente quando o assunto são as oportunidades no mercado. Nós sabemos que a cada ano as tendências mudam nos mais diversos segmentos, mas as projeções são sólidas sobre determinadas habilidades. 

Com isso em mente, destacamos aqui a relevância de incentivar e promover atividades que desenvolvam essas habilidades, assim como a robótica que, ainda na infância, pode ser um fator determinante para formar alguém que vai contribuir em grande medida para os avanços tecnológicos dos próximos anos.

Apesar de tudo isso, a robótica educacional ainda enfrenta como obstáculo a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para aplicar a metodologia. Ou seja, há um desafio considerável na formação desses professores que precisa ser ultrapassado, mas a expectativa é que em curto prazo essa realidade seja transformada, o que será positivo para todos nós enquanto sociedade.

O que achou do conteúdo? Se te despertou mais curiosidade sobre o tema, saiba que a Hey Peppers! desenvolve aulas de robótica e programação para estimular o pensamento criativo e fazer fluir novas idéias. O objetivo das aulas é sempre criar desafios e gerar pensamentos criativos ao proporcionar aos alunos a possibilidade de ter contato com equipamentos que não são tão usuais para crianças. Conheça mais clicando AQUI!

Deixe um comentário