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Lucro de uma franquia de idiomas: Como descobrir se o investimento vale a pena

In abril 15, 2021
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Se você chegou até esse conteúdo estamos supondo que sua jornada empreendedora já começou ou você deseja iniciar, estamos corretos? Começar com pesquisas é sempre importante em quase tudo que desejamos fazer na vida, e nesse caso não é diferente. Se você pensou que empreender e investir em um novo negócio por meio do mercado de franquias pode ser o ideal, veio ao caminho certo das pesquisas!

Com grande parte dos empreendedores iniciantes vendo valor nas franquias, saiba que você está correto e esse modelo de negócio, de fato, pode ser perfeito para quem busca investir com mais segurança no negócio. Contudo, ainda existem diversas questões importantes que os empreendedores precisam pensar antes de decidir abrir sua franquia, um dos principais é o potencial de trazer lucro. 

Investir em franquia tem se tornado uma opção preferível para quem não quer correr riscos desnecessários e uma forma mais confortável de rentabilizar mais rápido o dinheiro investido. No setor de franquias, umas das principais promessas do modelo de negócio é a promessa de maior possibilidade de bons retornos e previsibilidade nestes, mas o que mais precisamos saber sobre o lucro de uma franquia de idiomas? Continue lendo e confira!

O que preciso saber sobre lucro de franquias?

Um dos grandes questionamentos levantados no mundo empreendedor é se determinado investimento vai valer a pena. Nesse caso, “valer a pena” refere-se frequentemente ao quanto isso vai gerar de lucro, em quanto tempo e também questões mais voltadas para o mercado em si e relação do empreendedor com este.

Aqui falamos em uma sigla fundamental para qualquer tipo de investimento nesse sentido, o ROI (Return on Investment), sigla em inglês que significa o retorno sobre o investimento. Por meio dessa métrica podemos obter um valor numérico que nos mostra se determinado investimento está nos rendendo lucro ou não. É óbvio que um indicador desse tipo depende de várias variáveis e algumas destas intrínsecas ao tipo de investimento.

No caso do lucro de uma franquia de idiomas, nosso foco aqui, falamos das taxas pagas à franqueadora, investimentos iniciais com instalações/materiais e o capital de giro necessário para arcar com fornecedores necessários para a operação, dentre outros. 

Dentre esses investimentos operacionais indispensáveis citados aqui gostaríamos de aprofundar em alguns deles para ilustrar melhor o modo de calcular o ROI. Valendo ressaltar que estes e vários outros dados estão sempre descritos na chamada Circular de Oferta de Franquia (COF). São eles:

  • Taxa de franquia

É uma importante variável a ser incluída no cálculo do ROI, pois diz respeito a um valor obrigatório pago à franqueadora para garantir legalmente o direito de uso da marca da franquia e operação de sua unidade de franquia.

  • Capital de giro

É um termo bastante conhecido no universo empreendedor pois é comum a vários mercados para novos negócios. Diz respeito ao valor mínimo que se deve ter em caixa para que a operação da unidade se inicie e/ou tenha continuidade. Isto é, o valor deve ser suficiente para cobrir despesas como fornecedores, colaboradores, manutenção da estrutura, e manter tudo em funcionamento de maneira geral. 

  • Royalties 

Estabelecidos sempre no contrato, os royalties são uma porcentagem de lucro da franquia, destinada à empresa franqueadora. Assim, para calcular o ROI nesse caso, teremos uma estimativa de porcentagem a ser extraído do lucro, sendo que essa porcentagem deve ser baseada em alguns anos de operação da franquia. Mas como assim? Podemos ver o exemplo de um investimento inicial que foi de R$150.000,00 e o ROI estimado foi de 15%, ele será referente a R$22.500,00 por ano. Em cinco anos, por exemplo, o retorno do investimento obtido será de R$112.500,00.

Como é calculado o lucro de uma franquia?

O conceito de lucratividade envolve muito mais do que se possa imaginar à primeira vista. Não trata-se apenas de comemorar o número de vendas mensal com base no número que você vê logo que o mês acaba, mas deve-se considerar outros indicadores. Afinal, faturamento e lucro não podem ser confundidos em contexto algum, além disso, questões como salário e pró-labore também devem entrar nessa conta. 

Dessa forma, primeiramente podemos afirmar que o tão desejado faturamento diz respeito a todas as receitas que o negócio captou em vendas dentro do período. Já o lucro é o resultado que surge apenas após a diferença entre todo o faturamento subtraindo o pagamento de todos os custos de operação da unidade.

Mas como entender as definições de salário e pró-labore? É bem simples. Tratam-se de conceitos que até se aproximam bastante mas o salário é o valor pago ao colaborador pelo serviço prestado em um certo período de tempo, em geral mensalmente. O pró-labore é um conceito mais comum no caso de sócios, sendo este um valor fixo de remuneração também determinado por um período de tempo. 

Quando se trata de franquias, o sócio da unidade franqueada pode ter dois tipos de remuneração, que pode ocorrer através de um pró-labore fixo e determinado, e com a distribuição de lucro, que pode ser anual ou semestral. Ainda, é importante ter em mente que o pró-labore para sócio de uma franquia será pago apenas se ele for atuante no negócio. Também, a média salarial para essa função é estabelecida a partir da média de mercado que se paga a um gerente ou coordenador da franquia. Nesse sentido, o pró-labore é incluído como custo operacional da franquia. 

Como podemos ver, o lucro da franquia será obtido a partir da diferença de todo o faturamento subtraído de todos os custos citados da unidade. 

PRI – Prazo de Retorno do Investimento

Além do ROI, uma das variáveis que devem estar constantemente no radar do empreendedor interessado em investir em uma rede franqueadora específica é o PRI. O chamado Prazo de Retorno do Investimento é um documento cujo objetivo é evidenciar o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu.

Em outras palavras, o PRI consiste basicamente em uma modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade. Pode parecer complicado dito assim, mas vamos tentar simplificar o raciocínio: por exemplo, se a franquia prevê o PRI em 36 meses (3 anos), trata-se justamente do período previsto para que o empreendedor recupere o valor do investimento inicial sob a forma de lucro. Este acaba sendo um indicador importante para as franqueadoras que buscam atrair novos investidores interessados na rede.

Para calcular o PRI de um investimento na fórmula base é necessário dividir o investimento total pelo lucro líquido, obtendo-se assim uma numeração equivalente ao tempo. Em geral, para o mercado de franquias um bom índice de PRI está entre 24 e 36 meses de prazo, especialmente para redes de franquias já estabelecidas no mercado. Porém, não existe um padrão definido que seja geral no segmento, onde tudo vai depender de cada mercado.

Por isso, o empreendedor que busca investir em uma franquia deve buscar estudar e entender ao máximo dados como estes, ver a viabilidade do negócio e avaliar suas próprias limitações financeiras. Há franquias que podem ter um valor de investimento mais alto, outras com tempo de retorno mais longo, tudo deve ser colocado na balança para que assim o futuro franqueado entre nesse mercado com tranquilidade e segurança. E para continuar te ajudando nessa importante decisão na jornada empreendedora, confira agora mais motivos que explicam porque as franquias de educação valem a pena!

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