5 Habilidades de um bom líder: Como manter a melhor gestão para resultados

In julho 27, 2022
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O famoso embate entre os conceitos de “chefe” x “líder” não apenas destaca que, infelizmente, muitos times ainda precisam lidar (leia-se: sofrer) com uma gestão que apenas desmotiva. Mas também, carrega um reforço sobre a enorme necessidade de manter-se constantemente em busca de aperfeiçoamento. 

Afinal, existem habilidades que, de fato, fazem a diferença para tornar um simples gestor em uma boa liderança? O quanto uma boa liderança consegue impactar nos resultados? Que habilidades preciso para me tornar um bom líder?

Continue lendo e confira!

O impacto da liderança nos resultados dos times

Uma boa liderança pode ser um fator decisivo para manter o engajamento dos times, aperfeiçoar competências, inspirar, motivar e impulsionar os resultados (que, afinal, é o que todos queremos). Para além de transmitir a missão e os valores da organização, uma das marcas de grandes líderes vem do quanto se destaca a importância que os colaboradores têm para ela. A motivação para muitos times, surge exatamente quando a  comunicação favorece esse incentivo, e consequentemente aumenta a performance geral.

Segundo o estudo “People Management: Pros, Cons and Development Opportunities”, publicado pela respeitada Gallup, as lideranças impactam em até 70% no engajamento de seus times. Esse número pode assustar quando pensamos no que ainda representa um gargalo para muitas empresas e diversos mercados.

Diante desse papel estratégico, é urgente olhar para as habilidades mais relevantes quando falamos em colaboradores de altos cargos, visando assim, garantir que todos estejam devidamente preparados para as demandas e também para formar novas lideranças de excelência. 

Confira abaixo as principais habilidades de um bom líder 

  1. Estimular e promover a aprendizagem ativa

De acordo com dados do relatório “The Future of Jobs Report 2020” publicado pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de metade dos colaboradores em atividade hoje precisarão se requalificar até o ano de 2025. Pode não estar visível para todas as profissões, mas diversos mercados enfrentam uma severa escassez de talentos qualificados.

Isso ocorre, justamente, em virtude da falta de preparo adequado para os desafios organizacionais, que estão em constante transformação. Nesse sentido, a liderança carrega uma importância fundamental por possibilitar a construção da ponte entre o profissional e novos conhecimentos. 

A proposição e desenvolvimento de novos projetos de aprendizado, motivação, incentivos, até mesmo articulação específica de demandas para permitir que esse processo mantenha-se contínuo, tudo isso (e muito mais), pode vir de iniciativas de uma boa liderança. 

O seu time tem se atualizado o suficiente?

  1. Habilidade de tomadas de decisão

Uma liderança eficaz busca constantemente aperfeiçoar sua habilidade de tomar decisões rapidamente com as informações que possui. A tomada de decisão eficaz vem com tempo, estudo, testes e experiência.

Quanto mais você se capacita, busca atualizações, se familiariza com a empresa, o mercado, e o time, conseguirá tomar decisões melhores e ainda mais rapidamente. Algumas decisões são vistas como determinantes para o sucesso ou fracasso de estratégias (de grande impacto ou não), por isso, trata-se de uma valiosa habilidade de liderança, pois pode ajudar a elevar o nível das entregas.

  1. Comunicação efetiva

A comunicação é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independente do cargo, da área em que atue, e até mesmo da fase da vida. Contudo, vai se tornando ainda mais importante quanto mais alto se sobe no nível corporativo, pois uma liderança precisa ser capaz de se comunicar com assertividade e efetividade.

Para além das reuniões regulares e pré-programadas com toda a equipe, ou partes dela, uma boa liderança pode focar também em manter um calendário de reuniões mais pontuais e ágeis. Isso pode garantir que todos estejam na mesma página sem que haja ruídos de comunicação, mantendo sempre as reuniões com propósito claro e otimizando o tempo.

Além dos liderados, um gestor também se comunica no cotidiano com seus próprios líderes, e nós imaginamos que, a depender do contexto, essa interação pode causar certa ansiedade. Mas, independentemente se os resultados da estratégia forem positivos ou negativos, e se houveram elogios ou críticas, é importante saber relacionar-se de forma a entender as demandas, assumir a responsabilidade para os momentos de baixa, mas sempre creditar e até mesmo propor incentivos ao time junto a alta gerência, para momentos de meta batida. Comunicar as necessidades da sua equipe, e vice-versa, está no centro da gestão de excelência. É também trata-se de uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo, mas não deixe de priorizar.

  1. Perspectiva estratégica de gestão

A evolução e indicador de sucesso de um líder vem do sucesso de seu próprio time. Assim, desenvolver ações estratégicas que promovam a melhor performance para os colaboradores é um dos melhores caminhos para melhorar os resultados. 

Ao invés de isolar todos em grupos e mantê-los com uma visão limitada dos processos que seu trabalho impacta e vice-versa, esse gestor tem o papel de incentivar trocas frequentes, networking até mesmo fora da organização.

Na relação liderança e liderado, é importante que a gestão saiba como mobilizar os colaboradores a desejarem lutar por aspirações em comuns na posição. Quantas pessoas do seu time desejam assumir algum posto de liderança? Os desafios estão dentro do que o time é capaz de lidar? Um dos maiores gatilhos de crescimento vem do incentivo ao experimento e aos novos desafios. Não perca a chance de montar um time vencedor!

  1. Ouvir o time e incentivar o feedback

A comunicação não é uma via de sentido único, por isso, claramente, não poderíamos deixar esse tema de fora da nossa lista de habilidades de um bom líder. Isso porque, a gestão que não inspira confiança para que suas equipes compartilhem seus pensamentos e preocupações está fadada a fracassar. A liderança que antes se baseava em rígidas restrições comunicativas, seguindo aquela hierarquia engessada onde os liderados não tinham opiniões ou feedbacks, não é mais sustentável.

O feedback é imprescindível para promover crescimento, satisfação, motivação e um ambiente de trabalho mais funcional e colaborativo. Use as ferramentas de feedback a seu favor, oriente as equipes sobre a abertura para solicitação de feedbacks e demais contribuições. 

Manter uma rotina de feedback construtivo torna todas as pontas da relação dos times com seus líderes melhores. Afinal, compartilhar opiniões, além de motivá-los a trabalhar em grupos e promover assim uma maior integração, pode, até mesmo, ajudar na construção de novas estratégias e diferentes perspectivas sobre os planejamentos. 

Bateu a curiosidade para saber se você já possui as habilidades de um bom líder? Comece pedindo aquele feedback para o seu time e aproveita para conferir aqui nosso super conteúdo que revela mais sobre isso!

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