Abrir negócio com pouco dinheiro: 4 boas ideias para começar
Mesmo estando longe de ser uma tarefa “fácil”, abrir um negócio próprio e, especialmente, com pouco dinheiro é o sonho de uma considerável parte dos brasileiros. Ter um orçamento baixo para investir é apenas um dos limitadores que, muitas vezes, fazem esse sonho morrer antes mesmo de sair do papel. Mas temos uma notícia para você: o valor disponível para abrir seu negócio não pode te limitar, afinal, ter muito dinheiro não resolve tudo na jornada empreendedora.
Além dos recursos financeiros, faz-se necessário muita pesquisa e planejamento estratégico, controle financeiro, um bom senso de liderança e de oportunidade, contar com uma boa equipe (mesmo que enxuta, a princípio), resiliência e muito mais.
Há vários casos em que a vontade de empreender surge muito antes da ideia de negócio propriamente dita. Se você chegou até aqui, imaginamos que é o seu caso e você deseja mesmo assumir a responsabilidade de abrir um negócio. Por isso, saiba que a jornada tem seus desafios, mas tudo vale a pena quando os resultados começam a surgir. E para te ajudar a enfrentar tudo da melhor forma possível, viemos trazer aqui algumas boas (e lucrativas) idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro. Então, continue lendo e confira!
Clube de assinatura
O modelo de negócio de assinatura é um dos mais procurados e é considerado frequentemente como um dos mais lucrativos dos últimos anos. Este é baseado no pagamento recorrente por um determinado produto ou serviço, frequentemente personalizado e/ou artesanal.
Essa ideia ganha ainda mais valor para o caso de quem busca abrir um negócio com pouco dinheiro justamente por garantir uma certa segurança maior em com as finanças da empresa, visto que os pagamentos são mensais. Por isso, reiteramos aqui que é fundamental ter um bom planejamento e um controle financeiro para melhor gerenciar tudo nesse começo.
Loja virtual
Com um crescimento em alta constante, o mercado dos chamados e-commerces é uma grande tendência na jornada empreendedora, principalmente se falamos de negócios para abrir com pouco dinheiro. Se antes de todas as medidas de isolamento social as lojas virtuais já representavam uma oportunidade lucrativa, agora tudo se potencializou.
Com mais pessoas em casa e, muitas vezes, sem a possibilidade de sair, as perspectivas só se tornam mais otimistas para esse segmento. Reforçando tudo isso, a Webshoppers, importante pesquisa da Ebit/Nielsen, aponta que apenas no primeiro semestre de 2020 o cenário dos e-commerces apresentou um aumento de 47%. Com números evidenciando o maior crescimento em 20 anos, não poderíamos deixar essa ideia de fora da nossa lista.
Mas para além disso, o baixo custo se deve, principalmente, ao fato de que a princípio você pode operacionalizar e gerenciar grande parte em casa e com pouca ajuda. Sendo um negócio totalmente virtual, com muita pesquisa e senso de oportunidades você consegue ganhar rentabilidade e escalabilidade muito rápido e crescer a operação antes do que imagina. Então, baixo custo + alto potencial de ganho = grandes chances de sucesso.
Aluguel de cômodos
Muitas vezes a oportunidade de empreender está bem diante de nós e não conseguimos perceber e essa ideia é uma grande prova disso. Afinal, negócios que envolvem comercializar o que já temos, enquanto recurso, acabam sendo uma das principais ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro.
Muitas vezes fazemos um bazar com nossas roupas/calçados ou itens de decoração não utilizados, comercializar lanches ou guloseimas feitos com ingredientes disponíveis em casa para somar na renda são apenas alguns dos exemplos mais comuns. Nessa linha, se o seu caso é ter um quarto desocupado na sua casa ou apartamento, pode estar perdendo uma oportunidade de somar na sua renda. Claro que essa possibilidade teria que esperar um pouco mais até a pandemia ser controlada devido às medidas de distanciamento social, mas o aluguel de quartos é, sem dúvidas, um negócio lucrativo e até bem simples.
Isso porque, tudo que você iria precisar seria o próprio cômodo e garantir que ele estaria sempre pronto para receber um “hóspede” novo. Como o mais comum nesse tipo de negócio é alugar quartos, a garantir deveria ser aqui de uma cama confortável, boa iluminação e organização do essencial (móveis, tomadas, banheiro, se houver). A ideia central não seria necessariamente competir com hotéis ou pousadas, mas sim abraçar um nicho específico de pessoas que já buscam uma estadia curta de baixo custo e só encontram isso nesse tipo de modelo.
Nós imaginamos que ainda haja certa resistência e receio de receber pessoas “estranhas” em casa, e é por isso que esta ideia acaba sendo um pouco menos inclusiva. É fundamental que você tenha facilidade para lidar com pessoas e culturas diferentes e entenda mais sobre o público que busca esse tipo de serviço. As redes sociais podem ser fortes aliados na divulgação e atração dos primeiros clientes, além das plataformas específicas que já possuem tráfego alto e qualificado, como o Airbnb e Roomg, por exemplo.
Franquias
Considerando os diversos benefícios que o modelo de franquias pode proporcionar, sua popularidade tem aumentado ao longo dos anos, e a ideia de abrir um negócio com pouco dinheiro, leva cada vez mais empreendedores a cogitarem embarcar nessa jornada. O empreendedor franqueado consegue ter a vantagem de se tornar dono do próprio negócio contando com o amparo de uma marca já validada no mercado.
Na hora de iniciar uma jornada empreendedora, principalmente nos casos em que já se decidiu por investir no promissor mercado de franquias, é fundamental fazer diversas análises do negócio. Não bastando se ater às marcas mais famosas e sim, considerar alguns fatores chave, especialmente verificando a compatibilidade com o seu perfil empreendedor, nesse caso em questão, o orçamento menor.
Existem vários aspectos a serem considerados ao abrir uma franquia, por isso não podemos nos deslumbrar com as muitas opções de negócios (existem, por exemplo, os moldes de “microfranquia”). É justamente essa grande oferta que pode causar dúvidas nos empreendedores que iniciam neste modelo.
Sabendo que é bem mais fácil evitar riscos quando você pesquisa, questiona, pede ajuda quando considerar necessário e faz uma escolha assertiva alinhada às suas expectativas, seja sobre investimento e lucratividade ou em relação ao perfil e habilidades, mantenha-se atento.
Como todos os mercados, no caso das franquias também existem riscos, mas há uma grande redução nas possibilidades de fracasso. O importante suporte da marca franqueadora, utilizar um nome consolidado, contar já com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.
Uma franquia com marca consolidada no mercado tem o potencial de ser extremamente rentável, especialmente por já estar abrindo um negócio validado e reconhecido pelo mercado. Com uma taxa de mortalidade de apenas 5% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fica ainda mais evidente a atenção que as franquias merecem quando o assunto é negócios para abrir com pouco dinheiro e menor risco.
Então, se você se interessou pelo modelo de franquias, confira mais sobre as vantagens de ser um franqueado Hey Peppers e de fazer parte de uma das instituições que mais crescem no RS!