Como falar inglês fluente em entrevistas de emprego?
Se você já passou por algum processo seletivo ou por entrevistas de emprego, já sabe que falar inglês fluente está se tornando cada vez mais um pré-requisito básico.
Entrevistas de emprego normalmente são processos formais em que a impressão que o entrevistador terá de você pesará bastante. Ou seja, de nada adianta deixar seu currículo lotado de qualificações se você não passar uma boa imagem na entrevista.
Um dos clichês da entrevista de emprego está justamente na seção de línguas estrangeiras. É bem comum que pessoas digam que têm conhecimentos avançados ou são fluentes em inglês, quando, na verdade, estão sofrendo com o “the book is on the table”. Nada de fazer isso, hein!
Quer saber como se dar bem numa entrevista e mostrar que o seu inglês é poderoso? Neste post, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar muito nesse momento decisivo! Confira!
Saiba falar inglês fluente
Duas características são importantes quando falamos um idioma: a pronúncia e a fluidez. De nada adianta escrever e ler muito bem se você não consegue se comunicar. Portanto, treine muito bem sua pronúncia e aprenda aquelas palavrinhas e expressões quase mágicas que dão fluidez a conversa.
Entrevistas de emprego são baseadas em uma conversação. E entrevistadores prestam ainda mais atenção nessas características quando a conversa acontece em inglês. Se você se diz fluente em inglês ou se é isso que está escrito no seu currículo, se enrolar na hora de conversar não é uma opção!
Estude a empresa
Não caia de paraquedas na entrevista! Em entrevistas de emprego, o assunto gira em torno de duas coisas: o entrevistado e a empresa. Prepara que agora é a hora de um dos vários testes que acontecem durante uma entrevista!
Tenha certeza absoluta de que o entrevistador vai fazer perguntas para verificar se você realmente fez o dever de casa e está interessado na vaga ou se é só mais um que está atirando para todos os lados só para ocupar uma vaga qualquer. Portanto, é muito importante que você conheça tudo aquilo que a empresa faz e tudo sobre o setor em que você pretende se inserir.
Evite os clichês e saia do óbvio
Esse talvez seja o ponto mais óbvio quando falamos de entrevista de emprego. Sabe aquela pessoa que diz que seu maior defeito é ser “perfeccionista demais”? Então, esse é um clichê que já te exclui do processo seletivo.
Em inglês, o risco de acabar caindo nesse tipo de expressão é maior ainda, pois estamos acostumados a expressões mais comuns. Busque alternativas e, de modo algum, repita clichês como “I work very hard” (Eu trabalho duro) ou “I am a good team player” (Sou bom trabalhando em equipe). Os entrevistadores estão cansados de ouvirem sempre a mesma lenga lenga!
Saiba o que responder
Querendo ou não, entrevistas de emprego girarão em torno de perguntas mais generalistas como pontos fortes e fracos, seu trabalho antigo, motivações e o porquê você deve ser o escolhido.
Portanto, sem decorar frases prontas, peça a um amigo que fale bem inglês para te ajudar em uma conversação. Dessa forma, você vai ensaiar bem o que pretende responder e estará melhor preparado para o dia da entrevista.
Mas não pense que é preciso deixar de improvisar! Esteja preparado para perguntas incomuns que não estão no roteiro e que pedem uma resposta à altura. Ter bom jogo de cintura e um vocabulário voltado para sua área de atuação pode te salvar em uma entrevista em inglês!
Leia em inglês
Expandir o vocabulário em inglês pode ser um grande desafio para muita gente. Em entrevistas de emprego, é essencial conhecer muito bem a área onde você pretende atuar.
A leitura é um hábito que você deve inserir na sua vida. Mas para se preparar para entrevistas de emprego, ela é ainda mais essencial. Nos dias que antecederem o processo seletivo, procure ler bastante notícias em inglês sobre sua área profissional. Dessa forma, você se manterá bem informado em atualidades e, de quebra, aumentará seu vocabulário.
Evite jogar conversa fora
Sabe quando jogamos aquela conversa fora só pra quebrar o gelo? Costumamos falar do tempo, do campeonato de futebol, do trânsito… Tudo isso é ótimo para iniciar uma boa conversa, mas deve ser evitado durante entrevistas de emprego.
Insistir por muito tempo no “small talk” (papo-furado) pode ser visto pelo entrevistador como uma tentativa de alguém que não fala muito bem e tenta enrolar demais. Portanto, seja o mais direto possível, mas sempre educado.
Saiba escutar
Falar bem é, sem dúvidas, a maior característica de alguém fluente em inglês. Mas o que muita gente ignora é que para saber falar um inglês perfeito é preciso, primeiro, saber escutar.
Treine seus ouvidos para que você entenda bem as perguntas que forem feitas pra você. Pedir sempre para que seu entrevistador repita as perguntas é um sinal de que você, na verdade, não é tão fluente assim.
Portanto, exercite bastante o listening! Para isso, vale assistir aquelas séries maravilhosas da Netflix em inglês e sem legenda! Vai ser um ótimo treinamento e você vai se divertir horrores!
Fale, fale, fale
Demonstrar fluência em inglês é um processo de longo prazo, que requer muito treino. Como diz o ditado, a prática leva a perfeição. E a melhor maneira de treinar sua pronúncia e o seu entendimento é falando e conversando o máximo possível.
Sabe aquele seu amigo que vai te ajudar na hora de treinar a entrevista? Peça a ele para conversar com você o máximo possível. Escolha tópicos que possam ser abordados durante a entrevista, mas também assuntos variados. Essa prática te ajudará na hora dos improvisos.
Além disso, procure encontros de idiomas na sua cidade. Hoje, há vários grupos de pessoas que se reúnem para praticar idiomas juntos. Esses encontros podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente dependendo do grupo. É uma ótima oportunidade para colocar a conversação em prática em um ambiente mais informal e descontraído.
Dê exemplos
Na hora de responder perguntas em inglês, uma ótima maneira de mostrar seu conhecimento da língua é enriquecer suas respostas com exemplos. Assim, se você citar um ponto forte ou fraco durante a entrevista, não se esqueça de exemplificar.
Você pode descrever uma situação na qual seu ponto forte foi importante para resolver um problema, por exemplo. Detalhes sempre enriquecem sua resposta, então não se esqueça deles!
Mantenha a calma e foca no foco
Essa dica é básica para qualquer tipo de entrevista. Não vai ter um piripaque de tanto nervosismo, hein! Demonstrar nervosismo nesse processo pode ser um sinal de despreparo. Nos casos de uma entrevista em inglês, se concentrar é ainda mais importante, pois sua postura e sua fala serão avaliadas com uma atenção maior ainda.
Falar inglês fluente é muito valioso nesse tipo de situação, mas lembre-se de se manter concentrado naquilo que está dizendo. De nada adianta mostrar um inglês perfeito, mas pouco conhecimento na área de atuação da empresa. A não ser que o entrevistador esteja apenas testando o seu inglês, o que é bastante improvável, é essencial mostrar um bom conhecimento sobre o trabalho que você pretender exercer.
Gostou deste artigo? Então curta a nossa página do Facebook! Lá, você vai ficar por dentro de todas as novidades!