Empreendedorismo Feminino: conheça as líderes da Hey Peppers!
No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data é uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que identificam problemas e oportunidades, desenvolvem soluções e assim criam e comandam seus próprios negócios.
O Brasil possui grandes exemplos de mulheres que trilharam uma longa trajetória até o sucesso, como por exemplo, Luiza Helena Trajano. A menina vendedora que aprendeu com a mãe e a tia, formou uma das maiores redes de varejo do país: o Magazine Luiza. Com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, só em 2019, as vendas totais do Magalu foram de 27,3 bilhões de reais.
Outra história inspiradora é de Dona Lina, que assumiu seu espírito empreendedor em épocas de prejuízo certo. Com estoque de tecido, ela descosturou uma camisa que tinha na venda, entendeu o processo de produção e, com a ajuda de mais duas mulheres, fez peças que venderam no mesmo dia. Assim nasceu a Dudalina, em 1957, empresa de confecção e distribuição de roupas de alto padrão. Hoje, com onze irmãos homens, quem comanda o negócio é a única filha mulher, Sônia Hess, que transformou a empresa na maior exportadora de camisas do país.
E não precisamos ir muito longe para achar mais mulheres com espírito empreendedor de sucesso. Essa é a história de Bianca e Tamara Dewes, co-fundadoras da Hey Peppers!, criada em 2013 em Santa Rosa/RS. Através da rede de franquias de escolas de inovação bilíngue, as irmãs consolidam uma nova proposta de ensino, onde habilidades como empreendedorismo, educação financeira, criatividade, artes visuais, robótica e programação são tão importantes quanto a aprendizagem do inglês e servem como meio para desenvolver o idioma.
A mãe, Nelci Dewes, revela que as irmãs sempre foram sonhadoras, e incentivou-as desde cedo a não impor limites para os seus sonhos. Sempre cercadas de familiares empreendedores, Tamara e Bianca não tiveram dificuldades ao conectar sua essência e seu propósito à missão Hey Peppers!.
Mesmo em tempos tão incertos, tanto os desafios mas também os sonhos como empreendedoras foram ainda maiores. Tamara comenta que “nesse ano, mais do que nunca, foi crucial analisar aspectos como inovação, desempenho financeiro e qualidade de equipe, para garantir que estejamos entregando o nosso melhor para o nosso franqueado”. E completa: “acreditamos que atingimos os melhores resultados quando trabalhamos juntos”.
Para Bianca, empreender no segmento da educação é algo fascinante: “é uma oportunidade de agregar valor à vida das pessoas através de habilidades ou experiências já vividas”.
E a prova de prosperidade do inovador modelo de negócio é a recente conquista do time: a Hey Peppers! foi estrelada como uma das Melhores Franquias do Brasil, prêmio concedido pelo Serasa Experian em parceria com a PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios). O fato só comprova que o trabalho exercido pelas líderes da rede de escolas de inovação bilíngue é necessariamente diário e intenso, mas compensa.
Quer saber mais sobre a franquia três estrelas, clique aqui.
Pingback: As grandes lições das mulheres mais influentes e poderosas no mundo dos negócios eleitas pela Forbes - Hey Peppers!