O que significa ter proficiência em inglês?

In novembro 16, 2016
6100 Views

Desde pequenos estamos em íntimo contato com a língua inglesa — seja nos filmes, nas séries, jogos ou nas músicas que ouvimos por aí. Entretanto, como saber se a proficiência em inglês foi de fato conquistada?

Obtemos a proficiência em um determinado assunto quando possuímos total conhecimento a respeito do mesmo, executando-o com muita competência e habilidade. Tratando-se da língua inglesa, há formas de averiguar se alguém é ou não proficiente.

Você sabe como? Se não sabe, não precisa se preocupar, pois preparamos um post com todas as informações para você. Fique conosco e confira!

multiplas inteligencias

Como é comprovada a proficiência em inglês?

Para comprovar a proficiência na língua inglesa, existem alguns testes que podem ser realizados. As provas costumam possuir exercícios de escrita, leitura, expressão e compreensão oral.

O investimento, a frequência com que os exames precisam ser realizados e o tempo que leva para sair os resultados variam. Veja abaixo alguns deles:

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL certamente é um dos testes de proficiência mais realizados em todo o mundo. Feito por mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo, o teste é aceito por mais de 130 países e mais de 9 mil universidades.

A nota do teste varia de 0 (mais básico) a 120 (mais avançado). As boas faculdades costumam pedir uma nota que gira em torno de 90 pontos. Já as mais concorridas do mundo, como Harvard e Yale, exigem no mínimo 100.

O investimento médio no teste é de 170 dólares. Para realizá-lo, é necessário consultar a lista de aplicação ou verificar o sistema de inscrição on-line a fim de ficar por dentro de todas as informações.

IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS também é um dos testes mais difundidos ao redor do mundo. Ele é aceito em mais de 9 mil instituições no planeta e visa avaliar o conhecimento linguístico daqueles que pretendem estudar ou trabalhar em um país cuja língua estrangeira é o inglês.

A pontuação vai de 0 (mais básico) a 9 (mais avançado). A pontuação exigida pelas universidades varia muito, porém, de maneira geral, as melhores costumam exigir uma nota igual ou superior a 8.

Há dois formatos do teste: o Academic e o General Training. O Academic é voltado aos candidatos que vão realizar o processo de admissão para cursos da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades estrangeiras. Já o General Training é dedicado às pessoas que buscam treinamento profissional, realização do ensino médio no exterior ou imigração. Se quiser saber mais a respeito das diferenças entre os dois, clique aqui.

TOEIC (Test of English for International Communication)

O TOEIC trata-se de um exame que mede a proficiência do inglês de um estrangeiro nas situações rotineiras — principalmente aquelas que se referem ao mercado de trabalho. O teste geralmente é exigido por empresas em geral, recursos humanos, universidades e até mesmo escolas de idiomas.

Esse teste tem auxiliado milhões de universitários e profissionais a se qualificarem para as melhores oportunidades de carreira e conquistarem os mais altos cargos empresariais.

O teste é composto por 200 questões de múltipla-escolha que se dividem entre Listening (100 questões) e o Reading (100 questões). A nota varia de 10 (mais básico) a 990 (mais avançado) e os cargos mais elevados costumam exigir uma nota superior a 890.

Por que os cursos de intercâmbio exigem testes de proficiência?

Embora não sejam obrigatórios, os testes de proficiência são requisitados pela maioria das faculdades e universidades, especialmente nos países em que o inglês é a língua oficial.

Isso porque as escolas exigem que os alunos comprovem que possuem o conhecimento e o domínio da língua inglesa. Dessa forma, eles não vão apresentar dificuldades para acompanhar e assimilar os conteúdos que serão ministrados em aula.

Tratando-se especificamente de intercâmbios, os testes mais exigidos são o TOEFL e o IELTS. Ambos são amplamente difundidos e aceitos pelo mundo inteiro. Porém, de maneira geral, as universidades norte-americanas possuem a tendência de cobrar o TOEFL, enquanto as instituições europeias costumam exigir o IELTS.

Vale lembrar que as notas mínimas que devem ser obtidas nos testes também mudam. Mas as universidades fortemente concorridas costumam reivindicar notas mais altas.

Como se preparar para os testes de proficiência?

Cada teste de proficiência exige uma preparação diferente, afinal, cada um deles possui suas particularidades e são conceitualmente distintos.

Tanto o TOEFL quanto o IELTS estruturam-se em Speaking, Listening, Reading e Writing. Entretanto, cada um deles avalia o aluno utilizando métodos e princípios diferentes. O TOEFL é um teste de múltipla-escolha que acaba sendo muito mais intuitivo. O IELTS é mais concreto, objetivo, técnico e requer maior estruturação por parte do avaliado.

Em relação à parte oral, no IELTS o aluno conversa com uma pessoa por um tempo que varia entre 11 e 15 minutos. Já no TOEFL, a parte oral é realizada por meio de uma gravação no computador. Há quem prefira conversar com pessoas, pois assim sentem-se mais confortáveis, mas também há quem prefira a gravação porque ficam mais desinibidas e menos pressionadas. Se você quiser saber mais diferenças entre as exigências e os formatos de ambos os testes, clique aqui.

O TOEIC diferencia-se mais dos outros dois, pois é exclusivamente composto por questões de múltipla-escolha de Listening e Reading. Por isso, a preparação envolve muita leitura em inglês, treinamento dos ouvidos para deixá-los afiados e realização de simulados.

Devo mesmo me preparar?

A preparação para o teste pode e deve ser feita. Mesmo se você já domina a língua, é necessário a preparação, que pode ser realizada por conta própria ou por meio de escolas de inglês. No último caso, algumas oferecem cursos específicos para cada tipo de prova.

Gostou do nosso texto? Você acha que possui proficiência em inglês? Já realizou algum dos testes mencionados acima? Então que tal deixar um comentário para nós contando sua experiência? Adoraríamos saber o que você tem a dizer!

10 melhores cidades do mundo para aprender inglês

Deixe um comentário