Pronomes em inglês: Tudo que você precisa saber sobre

In agosto 7, 2020
2171 Views

Um dos tópicos mais temidos para os estudantes, a gramática é tão importante quanto presente em praticamente todas as situações do cotidiano. Quando estamos aprendendo um novo idioma, como o inglês, surge um certo receio de falhar nesse assunto e não ser bem compreendido, fazendo com que dificuldades possam parecer ainda maiores.

Os pronomes em inglês, assim como em português apresentam divisões e podem ser compreendidos a partir destas com o devido estudo. Como este é o tema escolhido para este conteúdo, vale a pena começar explicando que um pronome é basicamente a classe de palavras que acompanha ou substitui um substantivo ou um outro pronome. Estes indicam sua posição em relação ao objeto de foco no discurso e também pode situá-los no tempo e espaço.

Essenciais na construção de qualquer sentença independente do idioma, na hora de aprender inglês são fundamentais para evitar repetições desnecessárias na fala (speaking) e na escrita (writing). Pensando em te dar essa mãozinha fizemos esse sucinto guia com os principais pronomes em inglês para que você aprenda definitivamente. Continue lendo e confira!

Tipos de pronomes em inglês

  • Pronomes pessoais em inglês

Os chamados pronomes pessoais em inglês são os mais conhecidos, assim como em português. São um dos primeiros a serem aprendidos simplesmente porque são os que mais se usam na construção das frases. Estes atuam indicando quem está falando e a quem se refere a sentença, seja em uma pergunta ou afirmação.

Há duas grandes subdivisões nos pronomes pessoais, de acordo com o uso que apresentam dentro da oração, confira mais sobre cada uma delas:

  • Pronomes de sujeito – Subject Pronouns

Equivale ao sujeito de uma frase e são, geralmente, encontrados no início das frases e antes de verbos ou preposições, indicando quem pratica a ação expressa pelo verbo. Podem ser utilizados no singular ou no plural e nos gêneros masculino, feminino e neutro.

I – Eu

You – Você

She – Ela

He – Ele

It – (para objetos ou demais “coisas”, não há um equivalente exato em português)

We – Nós

You – Vocês

They – Eles

É importante destacar que o pronome “I” deve ser sempre escrito com letra maiúscula, independente da posição na frase. O pronome “You” pode ser empregado tanto no singular quanto no plural, seja formal ou informalmente.

  • Pronomes de ObjetoObject Pronouns

Equivalem ao objeto da frase, no caso, quem “recebe” a ação provocada pelo sujeito, surgindo normalmente no predicado. São eles:

Me – Eu / Me / mim / Comigo

You – Você / contigo

Her – Ela

Him – Ele 

It – (para objetos ou demais “coisas”, não há um equivalente exato em português)

Us – Nós / Conosco

You – Vocês

Them – Eles / Elas / lhes

  • Pronomes Possessivos – Possessive Pronouns

Os pronomes possessivos em inglês, assim como no nosso português são utilizados para  indicar que algo pertence a alguém ou alguma coisa. Servem também para responder a perguntas (quando iniciadas por “whose – De quem?), além disso vale lembrar que eles não se flexionam mas são utilizados tanto para o plural como para o singular.

Mine – Meu / Minha / Meus / Minhas

Yours – Seu / Sua

His – Dele

Hers – Dela

Ours – Nosso / Nossa / Nossos / Nossas

Yours – Seus / Suas

Theirs – Deles / Delas

Vale destacar que os  dispensa o uso de um substantivo em seguida. podem também ser usados para substituir um substantivo ou um adjetivo possessivo em inglês. Cada pronome pessoal possui um equivalente possessivo, exceto o “It”.

  • Pronomes relativos – Relative Pronouns

Possuem um uso muito importante por conectar as orações de uma forma específica, em sua base para acrescentar informação. Gramaticalmente são utilizada para se referir a substantivos, sejam pessoas, lugares, coisas, animais ou idéias e podem ser utilizados para juntar duas orações.

Who – Este pronome se refere ao sujeito da oração.

Whom – Este pronome se refere a uma pessoa, mas que não é o sujeito da oração.

Which – Serve para referir-se a animais ou objetos.

That – É o mais comum e usado, pois se refere a pessoas, objetos ou animais.

  • Pronomes demonstrativos – Demonstrative Pronouns

Como seu nome indica, serve para apontar indicar objeto(s), estando estes mais próximos ou distantes (em tempo e espaço) da pessoa que fala. Confira a seguir quais são:

This – este/esta/isto (indica um objeto que está perto da pessoa que fala)

These – estes/estas (indica vários objetos que estão perto da pessoa que fala)

That – aquele/aquela/aquilo (indica coisas que estão longe de quem está falando)

Those – aqueles/aquelas/esses/essas (indica vários objetos que estão longe de quem está falando)

  • Pronomes interrogativos – Interrogative Pronouns

Who – Quem (Utilizado para falar sobre uma pessoa não identificada)

Whom – Quem (Utilizado para falar sobre uma pessoa não identificada, porém ela não é o sujeito da oração, e sim o objeto)

What – Que/Qual (Utilizado para questionar sobre coisas que não estão especificadas)

Which – Qual (Utilizado para questionar sobre um objeto ou pessoa não identificada, que se encontra dentro de um grupo)

Whose – De quem (Conforme visto, também é um pronome possessivo, mas neste caso é utilizado para questionar sobre algo que pertence a alguém).

  • Reflexive Pronouns – Reflexive Pronouns

Os chamados reflexive pronouns surgem no contexto em que o sujeito e o objeto são o mesmo substantivo, ou seja, quando quem está realizando a ação é o mesmo que está sofrendo-a, refletindo nele mesmo (o que explica o nome da classificação).

Myself – a mim mesmo 

Yourself – a você mesmo 

Himself – a si / a ele mesmo

Herself – a si / a ela mesma

Itself – a si mesmo /  a si mesma 

Ourselves – a nós mesmos 

Yourselves – a vocês mesmos 

Themselves – a si / a eles mesmos / a elas mesmas

Caso venham acompanhados da preposição “by”, os pronomes reflexivos podem ter seu sentido totalmente alterados:

  • by myself – sozinho(a)
  • by herself – sozinha
  • by ourselves – sozinhos(as)

Ufa! Após todo esse super tour por tantos pronomes a cabeça pode levar um certo tempo para processar tudo, certo? Mas não se preocupe, pois o conteúdo pode parecer complexo mas sua utilidade e princípios de uso vão se tornando cada vez mais claros e simples. 

Se você é daqueles que está sempre em busca de mais conhecimento e deseja emergir definitivamente no idioma, assista nosso super webinar: Falar Inglês não é mais um diferencial. Aproveite para estar um passo a frente das pessoas que não falam e inglês e não deixe mais as melhores oportunidades da sua vida serem perdidas por não conseguir falar o idioma!

Deixe um comentário