3 dicas de como manter seu colaborador motivado e em alta performance

In julho 8, 2021
355 Views

Hoje quero compartilhar com você três princípios básicos para manter o seu colaborador motivado e entregando resultados de alta performance. Possivelmente você já teve momentos em que se perguntou sobre o que mais você pode fazer para ter os seus talentos engajados e entregando os resultados desejados.

Dale Carnegie foi um dos principais estudiosos sobre comportamento humano e muito do que ele defendia, ainda é atual e faz muito sentido. 

Um verdadeiro líder tem interesse em criar sintonia, ser influência e exercer sua liderança na totalidade e é este o caminho que ele ensina. Se seguirmos as 3 dicas de Dale Carnegie, poderemos conquistar tudo isso com nossos colaboradores, caso contrário, corremos o risco de ter que enfrentar indiferença, obediência e resistência. 

A primeira dica é Fortalecer Relacionamento. Um líder consegue fortalecer relacionamento com seu colaborador interessando-se verdadeiramente por ele. Entendendo os seus sonhos, seus medos, dificuldades, proporcionando momentos de feedback, treinamento e acompanhamento contínuo. 

Atitudes simples, como um bilhete contendo uma mensagem de “muito obrigada”, “você está evoluindo, parabéns” entre outras, faz toda a diferença no rendimento do seu colaborador. Na maioria das vezes precisamos trabalhar muito mais o comportamento, o engajamento e senso de pertencimento do nosso liderado do que habilidades técnicas. Por isso, atividades de confraternização, reuniões periódicas, ações que fortaleçam o seu relacionamento com a sua equipe, são essenciais para gerar sintonia e fazer o colaborador sentir-se bem onde ele está, ter vontade de estar naquele lugar, realizando aquele trabalho.

Conseguir cooperação, é a segunda dica. Como fazer com que as pessoas façam aquilo que eu preciso que elas façam? Mostre com clareza para o seu colaborador quem é a sua empresa, o que ela quer, por que ela quer isso, o que ela aceita, o que ela não aceita, quais são os pilares, ou seja, qual é a cultura, a filosofia dela. Desta forma o colaborador poderá entender o quanto antes, se estes valores e propósito estão alinhados aos dele. Em caso positivo, você estará gerando influência. O seu liderado vai querer estar junto a você, junto a sua empresa e ao seu propósito. Ele estará engajado, pois isso faz sentido para ele e ele quer fazer a diferença entregando estas soluções para as pessoas, que são os seus clientes. Tenha um código de cultura com a descrição de tudo o que a empresa acredita (valores), sua razão de existir (missão), o que aceita (mandamentos) e o que a sustenta (pilares). Assim você trará clareza aos seus liderados.

Demonstrar liderança, é a terceira dica. Se você é um líder, então, lidere. Há duas formas de liderar, uma delas é convidar o seu liderado a assistir você fazer. Ele o assiste e o modela e pode fazer isso várias vezes, caso você ainda for o artista de sua empresa. Exemplo, se você ainda faz vendas, chame o seu liderado para acompanhar seus atendimentos e fechamentos. Depois o acompanhe e dê o feedback necessário, propondo as melhorias a serem feitas, até que você esteja satisfeito com a entrega. Caso você não seja mais o artista e não esteja mais na operação, crie rituais poderosos de acompanhamento, com scrums semanais de checkpoint, KPIs ou, até mesmo simples conferências de resultados através dos planejamentos 5W 2H. Pessoas gostam de ser acompanhadas e ter que apresentar os resultados. Estes rituais dão um ar de finalizações e novos começos.

Mas não pára por aqui, agora vai uma quarta dica como bônus. Seu colaborador está se sentindo bem, pois você criou um plano para FORTALECER O RELACIONAMENTO com ele. Ele já sabe o propósito da empresa e está disposto a ajudar a alcançar os objetivos e por isso, você CONSEGUIU A COOPERAÇÃO e, ainda você fez a sua parte como líder DEMONSTRANDO A SUA LIDERANÇA e inspirou o seu liderado a fazer igual ou melhor. Parabéns! O que falta então? Qual é a quarta dica?

A dica bônus é AJUDE O SEU COLABORADOR A SONHAR E REALIZAR. Motive-o a escrever sonhos, metas e desejos pessoais e profissionais a serem alcançados em curto, médio e longo prazo e incentive-o a produzir para realizar. Obter conquistas para nossa vida nos campos de SER, TER e FAZER, nos fazem felizes e realizados, com vontade de fazer mais e mais. Para você ter o seu colaborador motivado a dar a você os resultados que você quer, você também terá que ajudá-lo a conquistar os resultados que ele quer. 

Estas dicas mostram como é fácil criar sinergia entre líder e liderado e também nos mostram que não há milagres. Precisamos fazer a nossa parte. O mais bacana é que os resultados são incríveis e que vale muito a pena.

Boa sorte em sua jornada!

Deixe um comentário