7 motivos para fazer um intercâmbio
Mudar a rotina sempre nos faz sentir mais vivos e acrescenta muito — mas muito mesmo! — à nossa experiência de vida. Talvez você possa trocar os móveis de lugar ou pegar um caminho diferente para casa todos os dias, mas se você quer uma experiência realmente transformadora, o intercâmbio é o que procura. Sabe aquela história de sair da sua zona de conforto? Pois é exatamente disso que se trata!
Imagine você em um país diferente, aprendendo outra língua, provando sabores exóticos, experimentando coisas novas, conhecendo pessoas que vivem de uma forma completamente diversa da sua. Não parece ótimo? Vamos ser francos: já passou da hora de colocar em ação aquele intercâmbio que você sempre sonhou!
Ainda não está completamente convencido? Então fique de olho no post de hoje, pois preparamos 7 motivos para dar aquele empurrãozinho definitivo para tirar esse plano do papel e fazer um intercâmbio agora mesmo. Prepare suas malas e reserve seu passaporte!
Aprender uma língua
Você bem sabe que falar inglês já deixou de ser chique, ou um diferencial no mercado de trabalho. Hoje, é simplesmente indispensável! E tem forma mais rápida de aprender inglês do que praticando 24 horas por dia, 7 dias por semana? Poucos meses no exterior já são suficientes para sentir a enorme diferença que isso pode fazer no seu aprendizado.
Só mesmo um intercâmbio permite que viva situações reais, comunique-se com diferentes pessoas e tenha conversas sobre temas muito mais variados do que você poderia esperar nas aulas de inglês. O raciocínio começa a ficar mais rápido, a desenvoltura aumenta e, de repente, você fica fluente de verdade na língua! Não acredita? Então pergunte a outras pessoas que já fizeram um intercâmbio o quanto melhoraram nas primeiras semanas fora do país! Os resultados são impressionantes.
Conquistar independência
Vai dizer que de vez em quando não bate aquela vontade súbita de viver por conta própria, ter mais autonomia, experimentar as responsabilidades e os riscos de fazer suas próprias escolhas? Mais cedo ou mais tarde, todos temos que passar por isso, não é mesmo? E nada melhor para já ir se acostumando do que embarcar sozinho para um país onde tudo é novo e cheio de desafios!
Ter histórias para contar
Dê uma boa olhada na timeline do seu perfil no Facebook. Não está na hora de movimentar seus posts com umas fotos incríveis fora do país? Ou quem sabe colocar em prática aquela ideia antiga de fazer um blog?
Talvez o maior motivo para fazer um intercâmbio seja que cada dia é uma história inesquecível para contar. Então junte suas malas e se prepare para partir, mas já deixando o blog e as redes sociais prontos para contar as novidades. Isto é, se você tiver tempo de escrever com tanta coisa diferente acontecendo ao mesmo tempo!
Aumentar a lista de amigos
Dessa vez não estamos falando do Facebook, mas dos amigos da vida real. Pergunte a pessoas que moraram no exterior quantas amizades fizeram pelo mundo afora. É muito interessante notar que, embora venham de muitos lugares diferentes, você e seus amigos de intercâmbio vão ter tantas coisas em comum que as barreiras culturais sequer serão notadas.
Com certeza vai ficar aquela saudade de cada um quando você voltar para o Brasil. E adivinhe o que vai acontecer depois? Você vai viajar mundo afora só para rever todo mundo, além de vira e mexe recebê-los por aqui, bancando o guia turístico!
Melhorar o currículo
Pode apostar que essa sua viagem para o exterior, mesmo sendo pura diversão e descobertas, vai ajudar bastante na próxima entrevista de emprego. Ter morado fora significa que você amadureceu, conquistou uma certa independência e se tornou uma pessoa mais flexível, já que teve que lidar com cultura e costumes bem diferentes dos seus!
Agora diga: que empresa não quer um funcionário maduro, independente e flexível? Além de trazer novas experiências de vida, amizades, histórias para contar e conhecimento, morar fora ainda o transforma em um profissional melhor. Quer mais?
Viajar bastante
Quem é que não gosta de viajar? Conhecer lugares diferentes dentro no nosso próprio país já é o máximo, imagine no exterior, onde tudo é novo? Novidade é bom e todo mundo gosta. Isso sem contar que viajar ainda é um dos melhores jeitos de sair da rotina e dar aquela injeção de ânimo na vida. Há quem diga que viajar inclusive vicia, viu?
Provavelmente, o intercâmbio será só seu primeiro passo para conhecer vários outros países. Por que não? Afinal, viver é adquirir experiências. E o que não falta em uma viagem são novas vivências. Dê um tempo no tédio e comece já a planejar seu intercâmbio, pensando em todos os lugares que quer conhecer.
Valorizar seu próprio país
Como diz o ditado, aparentemente santo de casa não faz milagre. E deve ser mesmo verdade, já que todo mundo que sai do Brasil por um tempo volta dizendo que não há lugar no mundo como aqui.
Isso acontece porque quando conhecemos novas culturas e lugares, começamos a enxergar melhor nosso próprio lugar no mundo, finalmente entendendo o lugar especial que nosso país tem em nossos corações. Obviamente, todo canto do mundo tem seus defeitos e suas qualidades, mas até para saber disso é bom comparar seu país com outros e tirar suas próprias conclusões. Você com certeza vai valorizar o povo (e a comida) quando voltar.
Agora que você tem tantos motivos de fazer um intercâmbio, termine logo de fazer essas malas e pule de encontro ao desconhecido! Já que você vai passar ao menos uns meses morando sozinho fora do país, aproveite e dê uma lida no nosso post sobre aprender e praticar inglês cozinhando, para não correr o risco de adotar a dieta do sanduíche, do refrigerante e da batata frita!
Animado para essa aventura ou ainda tem muitas dúvidas? Deixe aqui seu comentário e participe da conversa! Ah, e não comente só agora, mas também toda vez que acontecer algo fascinante com você fora do país, combinado? Compartilhe suas experiências conosco! E boa viagem!