Ensinando inglês para alunos com necessidades especiais

In março 16, 2016
11674 Views

Nosso time Hey Peppers! é composto por pessoas maravilhosas, dedicadas, íntegras e muito criativas. Temos muito orgulho de todos que fazem parte da nossa família, e sempre buscamos incentivar, apoiar e abraçar as causas e ideias que nosso pessoal traz até nós.

O teacher Armando, da Hey Peppers! Três de Maio, teve uma iniciativa incrível, de começar a dar aulas para alunos com necessidades especiais na APAE de Três de Maio.

O projeto ainda está iniciando, mas os frutos já estão sendo colhidos, e nós apoiamos esta causa e queremos trazer esse projeto para todas as APAE’s das cidades onde temos escolas Hey Peppers!

Afinal, aprender é importante e pode mudar vidas!

Confira o depoimento do teacher Armando sobre a experiência dele com a turma:

Ensinando inglês para alunos com necessidades especiais

Os desafios enfrentados por qualquer professor para ensinar em salas de aula regulares já são enormes. Então, logo espera-se que quando se ensina alunos com necessidades especiais os desafios dobrem, certo? Bem, eles mais que dobram, mas a recompensa é ainda maior.

Desde que comecei a ensinar inglês, sempre gostei de explorar ao máximo as possibilidades que as salas de aula me oferecem. A última delas foi começar a ensinar alunos com necessidades especiais da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Três de Maio.

Após pesquisar sobre o assunto e fazer cursos sobre como ensinar inglês para os diferentes tipos de necessidade especiais, ficou claro que a preparação e a diferenciação são os fatores chaves para que as aulas sejam bem-sucedidas.

A diferenciação no contexto da educação é a personalização das atividades e formas de explicação para as diferentes necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno. Então é necessário que cada professor conheça seu aluno extremamente bem, saiba de seus limites de produção, a melhor forma que ele produz (oral ou escrita), quais tópicos ele gosta de discutir, qual é o nível de suporte que o professor pode dar e até onde pode puxá-lo. Não saber esses fatores pode gerar perda de atenção e interesse do aluno, que poderá não acompanhar mais as atividades o que fará com que a sua aprendizagem seja comprometida.

File_005

Ainda antes da aula é necessário refletir sobre o comportamento que será adotado durante a aula, pois o ambiente deve ser positivo e acolhedor, onde todos têm direito ao erro, que não deve ser condenado, mas visto como uma oportunidade de melhora no desenvolvimento de cada um. Também é importante lembrar que as necessidades não são limitações, são somente diferentes formas de ver o mundo, o que os tornam ímpares, ou seja, especiais.

A recompensa dos esforços depositados no planejamento vem na sala de aula, conhecer os alunos, suas personalidades e histórias coloca toda a vida pessoal e profissional do professor em perspectiva e reforça o amor em ensinar de qualquer profissional. Vê-los aprendendo, usando e se divertindo com o que foi ensinado traz um sentimento inexplicável de felicidade e entusiasmo.

Por fim, ensinar alunos com necessidades especiais exige muito do professor, tanto na preparação das aulas, como na realização das atividades na sala de aula, que devem ser personalizadas e explicadas de forma criativa e repetidamente. Porém, vê-los explorando o idioma e utilizando-o traz muita satisfação e realização.

File_006

Teacher Armando – Hey Peppers! Três de Maio

2 Comentários

Deixe um comentário