10 dicas para aprender inglês mais fácil e se dar bem no exterior

In junho 22, 2016
4727 Views

Andou sonhando com uma viagem para o exterior, mas acordou com a dura realidade de que não vai conseguir se comunicar quando estiver lá? Ou então está num momento de grande crescimento profissional, pronto para trabalhar fora do país ou viajando, mas continua arranhando no inglês e isso empaca a sua carreira? Vem aqui, deixa a gente te dizer uma coisa: você precisa de umas dicas para aprender inglês mais fácil!

A boa notícia que temos para você é que existem pequenas coisas que você pode fazer para aprender inglês sem parar a sua vida para isso. São truques simples de aplicar e que vão te ajudar a reter mais as informações e acelerar o seu aprendizado.

Fique com a gente até o fim deste texto! Nós vamos te ensinar como otimizar os seus estudos e parar de brigar com o idioma do Tio Sam, ok? Vamos lá!

Compre um caderninho

A primeira coisa é arrumar um fiel companheiro: um caderninho de anotações. É nele que você criará esquemas, anotará dúvidas, sugestões de livros para ler em inglês, filmes para assistir e, claro, fará o controle dos seus estudos.

Você costuma fazer confusão com os tempos verbais? Crie um esquema visual para consultar depois. Escutou uma palavra nova e não sabe o significado? Anote. Aliás, vale a pena fazer o seguinte: antes de olhar o significado de uma palavra no dicionário, tente adivinhá-la pelo contexto da frase. Com o tempo você perceberá que o significado de muitas palavras que você não conhece podem ser facilmente entendidas sem um dicionário.

Mas anote. Anote tudo! Quando sair da papelaria com o seu caderninho na mão, saiba que você acabou de fazer um amigo muito importante!

Saiba por que você quer aprender inglês

Não adianta começar os estudos só porque aquele seu colega de trabalho metido riu do seu inglês. Antes de mais nada, responda essa pergunta: o que aprender inglês vai trazer de bom para a sua vida? Não precisa ser uma resposta única, afinal, existem dezenas de motivos para uma pessoa querer aprender inglês. Na introdução deste texto demos alguns exemplos, mas cabe a você definir suas próprias razões. Anote as respostas no seu caderninho!

Crie um foco para o seu aprendizado

Tudo bem. Agora que você sabe o porquê, lembre-se de que há também várias habilidades para serem treinadas. Ler, escrever, escutar ou falar fluentemente? Elas não são excludentes, então pode ser uma só ou várias. Mas lembre-se de sempre dedicar mais tempo às habilidades que são mais difíceis pra você. Seu aprendizado deve ser homogêneo.

Depois que você souber quais habilidades são mais interessantes, vamos à parte mais importante: criar um plano de estudos.

Tenha metas e um plano de estudos

Estas dicas para aprender inglês mais fácil não te ajudarão se você não se organizar antes de começar. Evite ficar com aquela sensação de que saiu do nada e está indo para lugar nenhum. Antes de qualquer coisa, faça uma agenda de estudos semanais. Pegue as habilidades que você escolheu melhorar e crie um cronograma semanal, por exemplo: segunda, leitura; terça, escrita; quarta, assistir filmes em inglês sem legenda e por aí vai.

Essa parte é muito importante, porque se você é do tipo que tem pouco tempo para estudar durante a semana, não pode perder nenhum segundo pensando sobre o que deve estudar num dia determinado. Tenha também metas do tipo: hoje quero entender tudo sobre o present continuous e amanhã quero ver um capítulo inteiro do meu filme favorito sem legendas.

Ah, tem uma coisinha muito importante pra levar em conta quando estiver criando o seu plano de estudos. Veja no próximo tópico!

Estude todos os dias

Essa é a regra de ouro para você: sabia que estudar um pouquinho todos os dias é muito melhor do que passar a semana inteira sem estudar e querer tirar o atraso todo no sábado? Com poucos minutos por dia você consegue manter o foco mais facilmente, não se cansa, diminui a pressão sobre você mesmo e tem uma meta diária mais fácil de cumprir. Devagar e sempre, não é assim que se diz?

CTA_MEIO_TURBINE_INGLES

Faça intervalos entre os estudos

Tudo bem, mas se você tem tempo de sobra — está de férias ou já terminou todo o trabalho — e quer estudar por períodos mais longos, não faz mal. Tente se lembrar de fazer pequenos intervalos de 10 ou 15 minutos a cada meia hora. Isso descansa sua mente de uma maneira inimaginável. Aumenta o foco, faz render mais e ajuda a fixar melhor o conteúdo. Estudar, descansar e estudar. Essa é a fórmula!

Não se cobre de menos

Tudo bem, a gente sabe que dizer isso assim parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: você é mais forte que a sua cama! Chegou do trabalho cansado? Vá direto para o banho antes que o ânimo passe! Vale a pena adiar seu descanso por mais alguns minutos, afinal, depois de cumprir a sua meta diária, seu sono será tranquilo e sem culpa, sabendo que adiantou mais um dia na conquista do seu objetivo de falar inglês! Nenhuma sensação é melhor do que a de fazermos um compromisso com nós mesmos e conseguirmos cumprir, não é verdade?

Não se cobre demais

Dê uma boa olhada no plano de estudos que você criou: ele é realista? Se você se colocou metas que não podem ser cumpridas, o resultado só pode ser estresse, cansaço e frustração. Comece colocando desafios que você sabe que pode cumprir. Isso fará muito bem para a sua autoestima e será profundamente motivador.

Se notar que o seu tempo permite, você sempre poderá aumentar as metas depois. Respeite os seus limites!

Estude num local apropriado e evite distrações

Evite estudar na cama apenas lendo o seu livro de inglês. Sente-se em uma mesa, onde você pode ter sempre à mão o seu fiel caderninho, um lápis e uma borracha. Aliás, sabe por que o caderninho é uma ótima opção, em vez de anotações num computador? Porque só com o caderninho à mão, você não ficará tentado a dar uma espiada na sua timeline do Facebook. Às vezes, os métodos mais antigos são os mais funcionais!

Estude com amigos

Arrume alguns amigos que tenham os mesmos objetivos que você e estude junto. Vocês podem combinar conversas em inglês pelo whatsApp, pelo skype e até presenciais. Podem fazer sessões de leitura e ver filmes juntos sem legenda. Como o objetivo final é o aprendizado, nenhum deles vai reclamar se você não entender o que algum personagem falou e quiser parar o filme para perguntar, não é?

Agora imagina você, no exterior, se virando sozinho, conhecendo pessoas e expandindo seus horizontes gastronômico. Impagável, não é mesmo? Então, mãos à obra!

Mas espera: não comece a arrumar essas malas ainda! Primeiro compartilha este post nas suas redes sociais! Tem muita gente legal por aí que precisa de dicas para aprender inglês mais fácil. Quem sabe assim você não encontra mais amigos para estudar junto, hein? Não perca tempo e compartilhe!

Banner_base_TURBINE_INGLES

Felipe Diesel

Deixe um comentário