E-mail em inglês: Confira super dicas para mandar bem

In agosto 27, 2020
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Dominar o inglês é hoje uma das tarefas mais buscadas para alcançar os mais variados objetivos. Há quem se sinta fluente no idioma por conseguir ver filmes e séries sem legendas, comunicar-se verbalmente sem travas ou também por meio da linguagem escrita. Sabemos que as principais competências a serem aprendidas no inglês envolvem estímulos diferentes para aperfeiçoamento, trouxemos aqui um tópico muito específico: E-mail em inglês!

Envolvendo predominantemente a habilidade de escrita, o chamado “writing”, escrever e-mails até mesmo em português pode causar diversas inseguranças e dúvidas de acordo com o contexto. É bastante comum e compreensível que muita gente tenha receio de cometer erros e acredite que não consegue redigir uma mensagem em inglês nesse formato de maneira eficiente.

Sobretudo no ambiente profissional e no universo corporativo, onde trocar e-mails em inglês pode ser uma rotina em alguns casos, a demanda e pressão podem ser altas. Não se trata apenas de ter um bom vocabulário ou saber o que quer comunicar, é importante entender a melhor maneira e linguagem para redigir um e-mail em inglês. Mas não se preocupe!

Pensando em ajudar você em mandar bem nessa missão, continue lendo e confira algumas das nossas principais dicas para escrever seus e-mails em inglês!

No que preciso me atentar na hora de escrever um e-mail em inglês?

  • KISS – Keep It Short and Simple

A regra “KISS” – Keep It Short and Simple, traduzida como “mantenha a comunicação simples e objetiva” é uma das regras de ouro para diversos contextos organizacionais, e na hora de produzir um email em inglês isso se torna ainda mais importante.

Procure escolher bem as palavras para que a interpretação não deixe margens ou não exija um esforço extra. Atente-se ao tamanho dos parágrafos e dos períodos para que não sejam muito longos. Reúna o máximo de informação que precisa ser dita de forma mais concisa e precisa possível. 

Não faça rodeios e logo nas primeiras linhas vá direto ao ponto de enfoque do assunto a ser tratado. Por exemplo: “I would like to arrange a meeting with you to discuss the strategies for this semester. Please, let me know when you’ll be available this week.

  • Formatação 

A estrutura de um e-mail não parece ser algo para se preocupar, mas quando se trata da escrita de um e-mail em inglês há alguns pontos de atenção para estabelecer uma comunicação efetiva. Começando pelo título, mantenha um assunto curto e objetivo e que já entregue bem o que te levou a escrevê-lo. 

O desenvolvimento do corpo do e-mail não possui tantos segredos para além do que já sugerimos na regra KISS explicada anteriormente, mas é fundamental escrever saudações adequadas, utilizar o tratamento correto e por fim revisar o que foi escrito antes de enviar. Utilize tipografias mais convidativas e tradicionais como a Arial, por exemplo e evite variações, bem como em cores e tamanhos.

  • Saudações

A depender do contexto e também do grau de intimidade com a pessoa que irá receber o e-mail em inglês, o tom poderá variar entre a formalidade e a casualidade da sua mensagem. Isso deve ser expresso logo na primeira linha durante as saudações, sendo as mais comuns (em alguns casos acompanhados do sobrenome):

  • Dear
  • Dear Mr./Ms.
  • Mr. para homens e Ms. para mulheres
  • Dear Sir/Madam
  • Hi/Hello
  • To whom it may concern

Se formos entender melhor traduzindo, falamos “Dear” enquanto um equivalente ao que seria “prezado” ou “caro”, em português, em geral em situações mais formais, por exemplo. Caso esteja enviando uma mensagem sem destinatário específico o ideal é optar por “Dear Sir” ou “Dear Madam” (variando de acordo com o gênero), “Dear Mr./Ms.” ou ainda “To whom it may concern”, este último sendo o mais comum e traduzido como “a quem possa interessar”.

  • Abreviações

Certamente você já se deparou em meio aos seus estudos ou em qualquer outra situação com abreviações em inglês. As famosas “LOL” ou “TBT” conquistaram as redes sociais e destacam o caráter popular que abreviar expressões possui no idioma. Porém, na hora de escrever um e-mail em inglês é preciso ter parcimônia na hora de utilizar este recurso, especialmente se o conteúdo for mais formal. 

Algumas das abreviações mais utilizadas no âmbito profissional são:

  • FYI (For Your Information) – Para sua informação
  • ASAP (As Soon As Possible) – Assim que possível/Logo que possível
  • BTW (By The Way) – Falando nisso/Por falar nisso
  • IMO (In My Opinion) – Na minha opinião
  • Despedida

Ser educado e cordial são qualidades essenciais para qualquer contexto comunicativo, especialmente quando envolve o formato escrito, visto que traz humanidade para a mensagem transmitida e faz toda a diferença. No caso das despedidas a regra segue por esse caminho, destacando também o grau de proximidade que você tem com o destinatário, assim como nas saudações.

Algumas das opções mais utilizadas e bem aceitas em diversas situações na hora de redigir um e-mail em inglês são:

  • Sincerely
  • Best regards
  • Best wishes

Caso o contexto permita mais informalidade pode fazer uso também de:

  • Faithfully – Sinceramente ou fielmente
  • Cheers – Felicidades
  • Many thanks – Muito obrigado
  • Warmly – Calorosamente
  • Take care – Cuide-se

Esperamos que nossas dicas consigam ser úteis na hora de preparar aquele super e-mail em inglês e impressionar no trabalho! Continue aprendendo mais do idioma conferindo nosso super manual dos pronomes em inglês, com tudo que você precisa saber.

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