Dificuldade de aprendizagem em crianças: Como ajudá-las a superar?

In outubro 15, 2020
903 Views

Em meio ao período escolar de crianças e adolescentes é comum que surjam dificuldades, desinteresse e certos fatores semelhantes que prejudiquem de alguma forma o desenvolvimento e absorção do conhecimento. Contudo, nem sempre estamos lidando com simples questões de desestímulo, e muitas vezes pode surgir alguma dificuldade de aprendizagem mais específica.

Representando um considerável desafio a ser combatido em conjunto por escolas, os próprios alunos e também familiares, a dificuldade de aprendizagem afeta todos os envolvidos na jornada educacional. Sabendo disso, destacamos aqui o papel é fundamental dos pais/responsáveis no processo de ajudá-lo a encarar essas dificuldades e se sair bem nos estudos. 

Para além de preocupação e dúvidas, os pais precisam proporcionar muita compreensão, apoio e acolhimento para os pequenos para impulsioná-los a encontrar motivação e satisfação na vida escolar. Mas primeiro é necessário identificar a dificuldade de aprendizagem corretamente para que assim seja possível traçar um plano de ação para driblar. Pensando em te ajudar a entender mais sobre o problema e também a resolvê-lo trouxemos esse conteúdo, então continue lendo e confira!

O que queremos dizer quando falamos em “dificuldade de aprendizagem”?

O que considera-se “dificuldade de aprendizagem” é basicamente uma maneira distinta e fora do comum de adquirir conhecimento, uma forma diferente de aprender. Isso pode ocorrer por fatores culturais, cognitivos ou emocionais. O ideal nesse contexto é que mantenha-se máxima atenção ao primeiro sinal da dificuldade de aprendizagem para que as medidas iniciais sejam tomadas para amenizar esse problema ou eliminá-lo. 

Ao apresentar uma forma diferenciada de aprender por alguns dos fatores citados, consideramos também questões externas que podem contribuir para o cenário, como conflitos familiares, métodos pedagógicos, ambiente físico, mudança de ambiente escolar, dentre outros. Em uma fase tão crucial do desenvolvimento com a infância, praticamente tudo que acontece pode ter algum impacto no futuro para essa criança.

O ambiente escolar, com o suporte de professores, psicopedagogos e educadores em parceria com os pais entram em ação especialmente quando essa dificuldade de aprendizagem envolve aspectos psicopedagógicos. Contudo, não podemos confundir “dificuldade de aprendizagem” com “distúrbio de aprendizagem”, justamente pois neste último caso o problema não se relaciona em nada com questões educativas. O distúrbio de aprendizagem demanda uma investigação muito mais profunda por ser mais complexo e poder, ou não, ter relação com questões fisiológicas.

Afinal, qual o papel dos pais nesse cenário?

Conforme destacamos anteriormente, assim como as instituições de ensino, os pais possuem um papel determinante na superação de uma dificuldade de aprendizagem que a criança ou adolescente esteja enfrentando. Porém, não existem receitas prontas nesse tipo de situação, visto que cada criança e contexto é único, mas destacamos aqui a importância de um olhar atento e cauteloso para identificar possíveis problemas. 

É fundamental também entrar em contato imediato com a escola e os educadores que possuem contato direto com a criança, entender se a percepção se estende e solicitar apoio extra, principalmente para que se tenha um diagnóstico correto acerca do problema.

Como na prática os pais podem ajudar os filhos a superarem uma dificuldade de aprendizagem?

  • Observe o comportamento

Agora que já sabemos a relevância que uma observação cautelosa por parte dos pais pode ser imprescindível no caso de dificuldades de aprendizagem, vale a pena reforçarmos esse fator como dica para enfrentar o problema tão cedo quanto possível. Mesmo que uma mudança de comportamento associada à queda no desempenho possa parecer pequena a princípio, pode ser um gatilho para que se comece a investigar mais atentamente. 

Muitos sinais pode estar sendo negligenciados ou naturalizados por pais/responsáveis por considerarem irrelevantes ou “o jeito” da criança. Contudo, atente-se em casos de: falta de memória ou de compreensão do que lê, desempenho ruim e notas baixas,  falta de vontade de estudar ou resolver exercícios, dentre outros semelhantes. É comum que a criança perca o interesse quando não consegue entender claramente o assunto.

  • Reconheça o problema

Comentamos aqui que uma dificuldade de aprendizagem podem ter diversas causas, considera-se as questões psicológicas ou transtornos cognitivos duas das principais. No caso de fatores psicológicos é comum que esteja relacionado a traumas, ansiedade ou demais situações que marcam negativamente a criança. 

Quando o gatilho é um aspecto cognitivo, a dificuldade pode estar associada aos déficits de atenção, dislexia ou técnicas ineficientes de ensino, fatores em que a instituição pode ter maior peso.

Nossa dica aqui é buscar cada vez mais conhecimento e se aprofundar nos sinais apresentados pela criança para entender o problema e buscar a raiz dele. Assim será possível utilizar ações efetivas para resolver a dificuldade de aprendizagem pelo que ela é, assim como evitar esforço com um diagnóstico errado.  

E não se engane, pode acontecer com qualquer criança. Esteja atento e em contato direto com professores e demais responsáveis envolvidos em atividades recorrentes desempenhadas pela criança.

  • Se interesse e acompanhe as atividades escolares

Estabelecer um vínculo mais próximo com a criança é fundamental em qualquer fase ou situação. Quando é identificado um problema ou dificuldade de aprendizagem essa necessidade fica ainda maior. Se envolva na vida escolar das crianças, ensine o que souber, auxilie no que conseguir e estabeleça conexões entre o que é aprendido em sala de aula e valores construídos em casa.

Questione como foi o dia, busque saber sobre os conteúdos estudados, se aproxime de forma que ele realmente se sinta confortável ao se expor. Esse aspecto pode parecer óbvio, mas em muitos casos acontecem problemas familiares que ocasiona certo distanciamento, aspecto nada positivo em casos de dificuldade de aprendizagem.

  • Busque apoio profissional

Vale destacar aqui em nossa última dica que em alguns casos o ideal é buscar apoio profissional, principalmente quando os problemas são diagnosticados como mais complexos. Em casos de causas serem mais profundas, o suporte psicológico é indicado por ser o caminho mais efetivo para lidar com elas. 

Dessa forma, você poderá saber que a criança vai ser tratada a partir de métodos reconhecidos e abordagens específicas para lidar com as possíveis entraves que possam estar atrapalhando a aprendizagem. Aqui falamos predominantemente em profissionais com um psicólogo infantil ou um psicopedagogo, especialista em identificar se a origem do problema possui fundo emocional ou cognitivo, e capazes de avaliar a melhor forma de lidar com a dificuldade de aprendizagem.

Quer saber mais sobre educação infantil? Confira nosso super conteúdo sobre educação para a diversidade e porque a personalização do ensino funciona!

Deixe um comentário