De vilão a mocinho: 7 passos para gestão financeira do seu negócio

In agosto 7, 2021
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Quando se fala em gestão financeira, grande parte dos gestores já ficam de cabelo em pé. Na Hey Peppers! tratamos desse assunto de forma simples. Queremos te ajudar e por isso compartilhamos em alguns passos como desmistificar esse assunto, pega o papel e caneta e bora entender:

Passo 1 – Anote todos os gastos, por menores que sejam

Todos os gastos da empresa são importantes por menores que sejam. Porém, pra sabe-los precisamos gerenciar todas as saídas de caixa.

Você já sabe que não precisa cortar o cafezinho pra ter um lucro maior, contudo, é preciso saber qual porcentagem separar para investimentos e despesas.

Investimento é algo que poderemos colher frutos ali na frente como o cafezinho com clientes em um processo de networking. Já a despesa é aquele valor que precisamos desembolsar mas não existe um retorno financeiro, como por exemplo a compra de material de escritório.

O seu controle e separação por categoria ajuda no momento de gerencia-los, por exemplo: despesas operacionais (água, luz, internet, etc) separadas de despesas administrativas (salário dos gerentes, 13º salário, férias, etc).

Passo 2 – O dinheiro da empresa é da empresa!

A sua frente podes ver o tendão de Aquiles de muitos gestores!

A separação do dinheiro da empresa e do sócio nem sempre é uma tarefa fácil mas extremamente necessário. A dica de ouro nesse caso é definir um pró labore para cada sócio de acordo com o poder de caixa da empresa distribuído mensalmente.

Essa prática faz com que se torne mais fácil gerenciar o que é efetivamente entrada e saída da empresa e evita uma série de problemas fiscais que incorrem na mescla de patrimônio entre empresa e empresário.

Passo 3 – Know your numbers

Tão importante quanto separar os gastos por categoria é saber quanto cada categoria onera a empresa. Vamos a um exemplo prático:

Se consigo identificar que minha folha administrativa hoje têm uma saída maior do que minha folha comercial, algo está errado! Porquê? Presume-se que quanto mais vendas ocorrem maior será a saída em pagamentos de comissão para o setor de vendas, aqui é possível identificar alguns problemas internos:

  • Minha equipe comercial não está performando de acordo com o proposto;
  • Talvez precise investir em treinamento para a equipe de vendas, fazendo um investimento forte nessa frente;
  • Pode ser que tenha uma oportunidade de diminuir minha equipe administrativa já que não estou tendo tantas vendas podendo, assim, enxugar despesas.

Tudo isso, analisando só uma categoria, imagine o que é possível fazer analisando linha por linha do nosso fluxo de caixa!

Passo 4 – Feche a torneira

Identificadas as categorias com maior saída é chegada a hora das decisões:

  • A empresa consegue manter essa despesa nessa margem por quanto tempo?
  • Existem despesas que podem ser negociadas com os fornecedores?
  • Qual a porcentagem comprometida do meu faturamento em cada despesa?
  • As entradas são as mesmas previstas no meu orçamento? Se não, o que precisa ser feito para atingir o orçado?

Aqui, outra dica para passar a praticar dentro da empresa: Utilizar-se da pergunta: COMO PODEMOS? Nas reuniões semanais com a equipe a fim de solucionar algumas questões pontuais.

Passo 5 – Potencialize seus clientes fiéis

O quinto passo vem com um olhar pra dentro da empresa. Tendo-se bem definido o produto que é vendido ou o serviço que é prestado, analise os clientes recorrentes do negócio e ofereça facilidades e benefícios diferentes para potencializar a recompra, vamos de exemplos:

  • Cartão fidelidade: quanto mais é comprado maior o benefício em contrapartida ao cliente;
  • Brinde: ofereça um brinde que será visto dia a dia pelo seu cliente, seja útil e com conexão com o seu negócio. Exemplo: Garrafinha em academias ou cheirinho para carro em lavagens;
  • Venda mais de um produto: que outro produto secundário posso oferecer que complementa minha venda primária?

Lembre-se de duas coisas: criando fãs da marca o marketing boca a boca acontece e é muito mais fácil vender para uma pessoa que já é minha cliente, ainda mais se ela estiver satisfeita com o serviço prestado ou produto vendido.

Passo 6 – Saiba seu ticket médio e seu rateio médio

Wow, foi rápido demais!

Eu explico: o ticket médio é o valor recebido em média de cada cliente. Por exemplo: no mês meu negócio faturou R$10.000,00 e atendeu 20 pessoas, o meu ticket médio naquele mês é de R$500,00.

Sabendo o seu ticket médio você consegue identificar quanto (em média) cada cliente gasta no seu estabelecimento.

Já o rateio médio define-se como o valor que a empresa gasta ao mês dividido pela quantidade de clientes atendidos, por exemplo: em determinado mês as despesas somaram R$7.000,00 e foram atendidas as mesmas 20 pessoas do exemplo anterior, temos então o rateio médio de R$350,00 por cliente.

Comparando os dois indicadores temos uma empresa saudável financeiramente: Ticket médio (R$500) – Rateio médio (R$350) = Lucro de R$150 POR CLIENTE! Rendendo pra empresa no mês o valor de R$3.000,00 para os 20 clientes atendidos.

Aqui cabe um alerta: o contrário é verdadeiro! A empresa pode estar gastando mais do que recebendo por cliente, nesse caso volte ao passo 3 e recomece o processo.

Passo 7 – Analise seus números

Eu sei que é chato ficar olhando os números mensalmente, mas esse é o passo 7 e com o tempo esse se torna um processo mais fácil. Segue um conselho da minha vó: faça aquilo que não gosta até aprender a gostar! Nem tudo na vida é como queremos.

Uma análise financeira dos números mensalmente pode ajudar a identificar falhas na empresa e a definir novos rumos. Tendo um histórico, a tomada de decisão se torna mais fácil para você gestor.

Esses sete passos são apenas o começo para dominar os números, mas o primeiro passo sempre será o mais difícil, continue na jornada e conte com a Hey Peppers! como parceira.

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