É possível aprender e praticar inglês cozinhando?
Independentemente do tipo de cozinha que mais agrada seu paladar, uma coisa é certa: a internet e a TV oferecem inúmeras opções de programas que servem como fontes de informação, vocabulário e entretenimento gastronômico na língua inglesa. Já tentou seguir uma receita em inglês? Então certamente percebeu que, ao cozinhar, é possível descobrir palavras e termos nunca vistos nos filmes, além de verbos raramente usados no dia a dia de uma viagem, por exemplo. Que tal então conferir agora mesmo algumas dicas sobre como aprender e praticar inglês cozinhando?
Entrada: comece pelo vocabulário
Muitas vezes negligenciado nas salas de aula de algumas escolas de inglês, o vocabulário relacionado ao mundo da alimentação, da cozinha e da gastronomia é, além de riquíssimo, um dos mais valiosos para quem precisa falar inglês no Brasil ou no exterior. Quando você viaja para fora, por exemplo, tem que lidar com essas questões o tempo todo, desde a forma mais adequada de pedir um café no aeroporto até a explicação sobre o preparo e os ingredientes de um prato naquele restaurante que você sempre quis visitar. É, assim, um vocabulário importante para todos os estudantes de inglês assimilarem e adquirirem autonomia na língua. Veja como começar:
Tenha atenção aos verbos
Uma das partes mais importantes para quem quer aprender inglês por meio da culinária é entender exatamente o significado de cada verbo. Em um livro de receitas, você poderá encontrar diversos comandos necessários para preparar um prato, como stir (misturar),bake (assar), fry (fritar), cool (esfriar ou resfriar) e whisk (bater), dentre outros.
Lembrando que cada um desses verbos também pode ser acompanhado de um advérbio, o que acontece para que a ação indicada seja realmente a mais adequada para a receita. Em alguns preparos, por exemplo, é necessário bater ovos (whisk some eggs) rapidamente (rapidly). Caso contrário, o omelete pode desandar e não ficar com o sabor ideal. O mesmo ocorre com a receita de um bolo, sendo preciso misturar (stir) alguns ingredientes suavemente (gently) ao final do preparo da massa para manter as bolhas de ar e a textura intactas.
Comece pelos alimentos favoritos
Se está começando agora, que tal iniciar seus estudos pelos alimentos que mais o agradam? Nesse caso, um apreciador de pizzas poderá aprender uma série de ingredientes presentes no cardápio, tudo para não fazer feio na hora de pedir uma fatia na próxima viagem. Você descobrirá, assim, que a pizza havaiana (Hawaiian) leva abacaxi (pineapple) na receita, enquanto a vegetariana (vegetarian) normalmente contém ingredientes como queijo (cheese), pimentão (green pepper), tomate (tomato) e cebola (onion).
Diferencie as medições
Atenção, porque essa é uma diferença que muitas pessoas costumam esquecer: países que têm o inglês como língua nativa normalmente não usam o sistema métrico adotado por aqui. E esse detalhe pode gerar diversas confusões, principalmente no preparo de uma receita. Para evitar que seus experimentos culinários se transformem em traumas, esteja preparado!
Visite tabela de conversões do site Start Cooking e confira todas as medidas de que eventualmente precisará para adaptar suas receitas. Em inglês, um litro de leite representa 34 ounces of milk, ou 4,2 cups (xícaras), por exemplo. Já um forno a 180º Celsius está a 150º Fahrenheit. Melhor pesquisar tudo isso antes de o bolo sovar ou aquele pudim simples de coco demorar um dia inteirinho para assar, não concorda?
Aprenda a substituir os ingredientes
Existem vários ingredientes que não são utilizados no exterior. Da mesma forma, há outros que não são encontrados com facilidade no Brasil. Mas ainda que possamos encontrar esses produtos em lojas especializadas, os preços podem até mandar o apetite para longe com o acréscimo das taxas de importação. Em uma receita americana decookies, por exemplo, normalmente se usa baunilha de verdade como forma de dar sabor à massa. No Brasil, não é tão fácil assim encontrar baunilha nos supermercados (e a preços razoáveis). Por isso, muitas pessoas adaptam a receita, utilizando a versátil essência de baunilha.
Prato principal: inspire-se na literatura
São muitas as opções de livros de receitas em inglês que você pode encontrar nas livrarias por aqui. Confira nossa seleção e já reserve uma cota do próximo salário para esse investimento:
Cooking for Two
O livro Cooking for Two, da série Better Homes and Gardens, é uma ótima opção para quem quer testar receitas em porções menores, seja para um jantar a dois ou para garantir a sobra para a marmita do dia seguinte. Essa série é notória por conter receitas clássicas americanas, que normalmente funcionam muito bem com nossos ingredientes.
Martha Stewart’s Cooking School
Não tem como errar ao escolher um dos livros da Martha Stewart. Nesse livro, a consagrada apresentadora americana ensina o básico para qualquer pessoa que esteja dando seus primeiros passos na cozinha. Técnicas de corte, preparo, tempero, decoração, entre outros temas compõem os ensinamentos da autora. Vale a pena conferir!
Sobremesa: saboreie com os olhos
Tanto a TV quanto o YouTube disponibilizam programas pra lá de interessantes e cheiosde conteúdos imperdíveis para quem deseja aprender a cozinhar e, além disso, aprimorar o inglês. Confira nossas sugestões:
Nigella
A apresentadora britânica Nigella ensina algumas das receitas mais saborosas disponíveis na TV atualmente. No Brasil, seu programa é exibido pelo canal GNT, mas é possível encontrar diversas receitas também em seu canal do YouTube. Uma dica é começar pelas refeições completas, como este prato de cordeiro marroquino.
Jamie Oliver
As receitas do Jamie Oliver são rápidas, fáceis e muito saudáveis. E como suas receitas costumam incluir ingredientes naturais, são excelentes oportunidades para aprender os nomes de legumes, frutas e verduras. Em parceria com diversos outros chefs de cozinha, Oliver ensina o preparo de pratos simples, como uma receita de croutons, o segredo de um crepe bem preparado e esse maravilhoso cheesecake de chocolate congelado. Vejaaqui o canal do Jamie Oliver no YouTube ou no canal GNT.
Como você já deve ter percebido, aprender inglês por meio da culinária é um dos jeitos mais criativos e saborosos de assimilar novos conhecimentos. Além de aprimorar suas habilidades gastronômicas, é também uma ótima maneira de treinar seu inglês! Então o que ainda está esperando para tirar o avental da gaveta?
Quer outras dicas como essas? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!
Nom!Nom!
Neste link você pode baixar gratuitamente nosso material e aperfeiçoar o seu inglês! Check it out 🙂