Produtividade para empreendedores: 5 principais dicas

In janeiro 14, 2021
394 Views

Seguindo a famosa premissa de “tempo é dinheiro”, é natural que uma das primeiras coisas a serem valorizadas no universo empreendedor é o dinheiro. Contudo, para que os recursos financeiros cheguem com constância e tragam prosperidade para o negócio é fundamental saber gerenciar um outro recurso: o tempo. 

Dessa forma, a produtividade para empreendedores é uma das palavras-chave para o sucesso, visto que uma boa gestão do tempo dentro de uma empresa pode ser determinante para o faturamento e dar fôlego em momentos críticos.  De acordo com uma análise feita pelo Instituto de Produtividade, a produtividade para empreendedores segue um esquema “80 – 20”. Ou seja, cerca de 20% de um dia de trabalho é gasto com tarefas importantes, enquanto os demais 80% do dia em atividade de menor ou nenhum valor.

Sendo assim, um dos grandes desafios é tentar inverter esse cenário, trazendo as tarefas mais importantes para 80% do seu dia, podendo ser logo nas primeiras horas. Porém, a lógica do esquema “80 – 20” também trata que 20% do que você e feito ao longo do dia trará 80% dos resultados. Dessa forma, é importante avaliar e priorizar exatamente quantas e quais tarefas estão lhe permitindo ter melhores resultados nos negócios. 

Diante de um mercado competitivo dentro da era da informação muitas vezes o empreendedor pode ter aquela sensação de falta de produtividade e, principalmente de sobrecarga. Pensando nisso tudo e em todas as questões em volta do aumento ou falta de produtividade para empreendedores reunimos aqui algumas dicas para que você consiga manter a sua. Continue lendo e confira!

  1. Foco e concentração

Conforme destacamos, a riqueza de informações com que lidamos diariamente é um ponto de grande atenção quando o assunto é produtividade para empreendedores. Isso porque muitos bons profissionais deixam de aproveitar oportunidades ou comprometem sua tomada de decisão por se deixar levar em distrações comuns no cotidiano. 

Não planejar adequadamente as atividades do dia, deixar aplicacoes, redes sociais digitais ou problemas alheios aos negócios atrapalharem a execução de atividades rotineiras podem levar a uma série de problemas de produtividade ao longo do tempo. É importante pensar em quanto tempo você perde com pequenas distrações.

Isso não significa apenas trabalhar como uma máquina e deixar todos os demais âmbitos da vida de lado. Mas sim deixar certas coisas para serem resolvidas apenas quando as tarefas prioritárias estiverem concluídas.

  1. Organização de tempo

Uma das principais dicas para manter a produtividade para empreendedores e se livrar de um péssimo hábito relativamente comum que é mal organizar o tempo. É claro que em em alguns casos mais críticos a situação chega a ficar um pouco mais difícil pois a falta de tempo para algumas coisas é real, quando você simplesmente se sente ocupado demais para qualquer coisa, e não se sente capaz de ajustar os espaços na sua agenda.

Geralmente, um dos primeiros passos para mudar esse cenário é colocar todas as suas tarefas e compromissos documentadas em algum lugar. Pense no seu tempo de trabalho em blocos de atividades e, ao menos no começo, siga-os a risca, sem incluir ou excluir nenhuma tarefa ou compromisso antes de olhar sua programação.

  1. Reuniões rápidas e objetivas

A realização de reuniões é extremamente importante e podem ser estratégicas para vários momentos dos negócios. Contudo, é importante ter cuidado e não tornar uma atividade tão necessária, em um vilão na produtividade para empreendedores. Quando as reuniões se arrastam por horas e/ou não conseguem levar a lugar nenhum, podem se tornar verdadeiros desperdícios de tempo produtivo, algo que poderia estar sendo gasto na execução de atividades mais importantes no momento.

Procure definir uma pauta clara antes de convocar um reunião, e questione sobre a pauta das que você for chamado para participar. Assim, evita-se fazer apenas um debate sem tema ou objetivo, algo como um brainstorm criativo, uma das únicas exceções quando o assunto é uma reunião. Foque nos objetivos da reunião e também em seu tempo de duração. Alguns locais já adotam a postura de reuniões em que todos ficam de pé, garantindo a efetividade desse tipo de dica.

  1. Respeito ao horário comercial

Nunca, em hipótese alguma naturalize trabalhar 15 horas por dia e/ou em todos os finais de semana. Claro que, especialmente, em negócios que estão começando será necessário investir um pouco mais de tempo e recursos, em alguns momentos até deixar passar os horários, mas não se deixe exceder nesse ponto constantemente. Trate exceções como exceções e entregue o máximo no tempo destinado ao trabalho.

O lazer e o tempo com pessoas queridas não pode ser levado como algo menos importante, afinal a produtividade para empreendedores e para qualquer pessoa envolve também o bem estar pessoal. Uma vez que seu negócio esteja minimamente seguro e saudável, não haverá mais necessidade de ultrapassar tanto e com tanta frequência o horário comercial. Se atenha e ele sempre que possível e mantenha-se com a cabeça apenas no trabalho nesse período.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Essa dica não está aqui para te indicar ferramenta X ou Y, mas reforçar a importância de utilizar os recursos tecnológicos a seu favor. Hoje já existem diversas aplicações e ferramentas que podem ajudar empreendedores a manter a produtividade em alta no trabalho e até mesmo na vida pessoal.

Blocos de anotações, planilhas, organizadores de tarefas com checklists e até mesmo sistemas de gestão (ERP), podem ser de grande importância na organização, gestão e execução de tarefas das mais simples as mais complexas na vida do empreendedor. Investir em softwares ou aplicativos para resolver a parte administrativa, por exemplo, pode poupar bastante tempo e esforço no dia a dia e consequentemente ganhar muito mais produtividade.

Automatizar tudo o que for possível, com a tecnologia certa e alinhada com a sua forma de trabalhar pode fazer total diferença em uma rotina produtiva em um negócio bem sucedido. A princípio pode parecer um grande desafio começar a organizar sua jornada empreendedora e se sentir, de fato, produtivo, mas esperamos que as dicas aqui consigam ser de grande valia como primeiros passos. 

Aproveite e confira agora 5 tendências de mercado para empreender em 2021 e amplie seus investimentos em idéias promissoras no próximo ano!

1 Comentários

  1. Pingback: 4 ferramentas de gestão que você precisa ter na operação de uma escola - Hey Peppers!

Deixe um comentário