Qual a influência do inglês no crescimento do mercado de escolas de idiomas?

In maio 27, 2022
3416 Views

Preparar-se e preparar seus filhos para um mercado competitivo e globalizado, com tantas oportunidades, é uma das grandes inquietações da vida adulta. O inglês segue sendo um dos idiomas mais importantes do mundo, e isso impacta diretamente vários aspectos da nossa vida cotidiana, incluindo o mercado de trabalho. 

Infelizmente, dados como os da pesquisa realizada pela British Council em que vemos que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua, nos levantam a atenção para a realidade. Muitos colocam o aprendizado do inglês como meta nas promessas de final de ano, prometem para si mesmos que vão matricular-se em uma escola de idiomas ou economizar para aquela viagem internacional, contudo os números ainda nos mostram que estamos distantes do cenário ideal.

O panorama para quem busca crescimento profissional é ainda mais preocupante quando sabemos que, num mundo globalizado, os negócios romperam as barreiras geográficas e as transformações digitais, potencializadas com a pandemia, mostrando a extrema necessidade de dominar outros idiomas, especialmente o inglês. 

Com isso, conseguimos ver uma ponta do iceberg que é a importância do inglês nas nossas vidas, mas e dentro do mercado de idiomas? Compilamos aqui alguns dados sobre o tema e como o setor permanece em expansão com uma grande ajuda do inglês. Continue lendo e confira!

Panorama geral do mercado de escolas de idiomas

Os dados

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável por diversos estudos sobre franquias no país, revelou que o cenário das franquias de educação foi um dos mais animadores dentro do setor de franchising em 2020 com a marca de 8,7% a mais se comparado ao mesmo período no ano anterior. Nas pesquisas mais recentes a ABF aponta que há alguns anos, as unidades de serviços educacionais são uma aposta lucrativa pelo crescimento da profissionalização dos negócios. Segundo a ABF, mais de 5 mil unidades foram criadas em 2021, considerando apenas o terceiro trimestre do ano. 

Além das aberturas, o período superou o faturamento obtido em 2020 (R$ 43,9 bilhões) e em 2019 (R$ 47,2 bilhões), na pré-pandemia, aproximando-se dos R$ 47,4 bilhões. Levantamentos como esse são fundamentais para que muitos empreendedores respirem aliviados, pois indicam que muitas franquias conseguiram superar os momentos mais turbulentos vividos ao longo da pandemia e que o setor  não apenas apresentou bons índices, mas que segue em crescimento.

Esse crescimento pode ser explicado pelo número ainda pequeno de brasileiros que falam o idioma, em contraste com a constante demanda, especialmente do mercado de trabalho. Além disso, ainda na escola, faculdade, na roda de amigos, na mídia e internet, tudo ao nosso redor nos impacta de alguma forma com o inglês. Com isso, dedicar-se a aprender esse idioma não é mais um “diferencial” para ter sucesso, mas algo fundamental. As melhores oportunidades parecem estar realmente disponíveis em maior número para quem possuir o domínio do inglês, especialmente diante do contexto atual.

O impacto no segmento

Com uma concorrência feroz no mercado, os diferenciais passam a ser determinantes. Assim, o investimento em uma boa escola de idiomas torna-se cada vez mais prioritário para muitos jovens e adultos. O mercado se amplia ainda mais quando pensamos na educação de base bilíngue, e também em todas as demais motivações como lazer, por exemplo.

Segundo levantamento recente da British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, 95% dos brasileiros não possuem conhecimento do inglês e apenas 1% da população é capaz de se comunicar fluentemente na língua. A pesquisa ainda aponta que 91% das pessoas ainda colocam o inglês como a língua universal no mundo dos negócios, destacando sua presença e impacto na maior parte dos segmentos da economia global. 

Considerando a crescente demanda, o mercado para investimentos nesse segmento no país vem abrindo ainda mais as portas. Por isso, reunimos aqui mais sobre os fatores que levam a essa busca. Continue lendo para entender melhor.

  • Baixo nível de proficiência e deficiência no ensino de idiomas estrangeiros

Ainda de acordo com levantamento da British Council, o Brasil é o 41º colocado em um ranking de 70 países, ficando atrás de Equador, Chile, Peru e México, por exemplo. Vale destacar aqui também a séria deficiência, quando se trata do ensino de inglês, no sistema público de ensino, bem como o nível insatisfatório nas particulares. 

Uma pesquisa realizada pelo British Council e pelo Plano CDE mostrou que, no país, 85% dos alunos frequentam escolas públicas, mas nenhum deles sai do ensino médio sabendo realmente falar inglês. O que reforça a necessidade de escolas especializadas visando preparar melhores profissionais para os desafios da nova economia.

Resolvendo esse imenso problema latente no país, abrir uma escola de inglês representa a oportunidade de manter um negócio com alta demanda e rentabilidade previsível. Assim, a sua franquia poderá estar fazendo parte de uma grande mudança de cenário dentro desse contexto.

  • Grande busca por qualificação profissional

Dialogando com os problemas que comentamos acima sobre crise na educação, consequente falta de proficiência no inglês e também com o fato crise econômica destacamos a significativa quantidade de profissionais já formados voltando para as salas de aula, seja para fazer estes cursos em escolas de idiomas, seja para entrar em um mestrado ou MBA, onde a cobrança por um conhecimento de uma língua estrangeira é enorme.

Seja para garantir melhores vagas, promoções, maiores salários, o inglês é uma válvula propulsora almejada por grande parte dos profissionais nos últimos tempos. Profissionais que são fluentes em várias línguas estrangeiras chegam a ganhar até 49% a mais quando se comparados a profissionais que não possuem capacitação suficiente neste quesito.

  • Segurança no emprego

A crise na economia brasileira amedronta jovens e adultos há anos com demissões em massa, consequente aumento na fila do desemprego e profissionais estagnados. Assim, o uso dos recursos disponíveis para investir em qualificações profissionais e educacionais enquanto é possível são feitos para tentar driblar esse cenário.

Saber inglês é tão importante hoje que já é considerada uma competência essencial para assumir cargos exponenciais e de liderança em diversas empresas. Estar do outro lado pode significar perdas em inovação, pesquisa, tecnologia, atualização e competitividade para negócios e mercados.

Falar em expandir a fluência no idioma no país passa também pela melhoria do sistema educacional. Sabendo das dificuldades que a falta de um segundo idioma pode provocar na carreira e da importância da habilidade, muitos brasileiros estão correndo atrás do prejuízo e elevando o crescimento do mercado de ensino de idiomas. 

Considerando que toda a segurança, não só jurídica, mas financeira que uma franquia de ensino de idiomas pode proporcionar para você empreendedor, e o impacto de auxiliar diversos profissionais a alcançarem seus objetivos de carreira, temos uma pergunta:

Vamos juntos na missão de oportunizar a prática do desenvolvimento bilíngue?

Deixe um comentário