Reflexões sobre Bilinguismo

In maio 27, 2021
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Você já deve ter percebido o quanto tem se falado sobre bilinguismo no Brasil nos últimos anos. 

Posso afirmar, que há 3 ou 4 anos, este assunto era tratado como tendência e, agora é realidade e parte do dia-a-dia das conversas das famílias e das escolas sobre como facilitar o processo de tornar as crianças, bilíngues. 

Convido você para refletir comigo sobre quantas pessoas você conhece que falam as seguintes frases:

“Eu fiz inglês na infância por X período, depois parei, hoje consigo ler e até entender o que as pessoas falam, mas na hora de falar…. aí é que é difícil”

Ou então:

“Agora eu quero investir nos meus filhos, crianças aprendem com mais facilidade que os adultos”.

Ainda:

“Que pena que não aproveitei a época de escola ou quando eu era mais jovem para aprender inglês. Quero proporcionar esta oportunidade aos meus filhos.”

Por que as pessoas falam estas frases e por que o conceito de bilinguismo tem ficado cada vez mais em evidência? 

No Brasil, ainda não temos um sistema de educação que permita que as nossas crianças aprendam inglês na escola regular, pois temos muito pouco tempo de exposição ao idioma, normalmente 45 ou 90 minutos por semana, dependendo da série escolar. Por outro lado, por muito tempo, e ainda é a realidade de algumas escolas de idiomas, as aulas de inglês eram tratadas como uma aula de uma disciplina escolar. No entanto, sabemos que inglês (ou qualquer idioma) é uma habilidade, que precisa de muita prática, vivência e, no caso de crianças, diversão e naturalidade, para haver aprendizado e associação, ou seja, fazer sentido para o aluno escolher aquele novo idioma, aquela nova forma de se comunicar, para se expressar.

Quando o novo idioma é tratado como uma matéria e é ensinado, ao invés de ser vivido, ele é facilmente esquecido. E é isso que acontece com a maioria das pessoas que fizeram aulas de inglês em algum momento da vida, porém, deixaram de usar esta língua. 

O conceito de Bilinguismo vem para dar a ideia de pluralidade, trazer leveza, vivências e mais exposição com o idioma, de forma que os alunos gostem da língua e aprendam a usá-la no dia-a-dia. Por isso, devemos buscar escolas de idioma para os nossos filhos e para nós adultos, que apresentem mais contato que o de uma aula normal, ou seja, uma vez na semana. No caso da Hey Peppers!, por exemplo, buscamos oferecer clubes como conversation classes, storytelling clubs, entre outros, para motivar o uso de inglês mais vezes e mais horas por semana, ampliando o contato. Não com o intuito de “ensinar” o idioma, e sim, proporcionando formas diferentes de praticar, de usar o idioma, tornando este processo, o mais natural possível.

Crianças, jovens e adultos precisam do inglês hoje e irão precisar muito no futuro, indiferente do contexto em que estiverem inseridos. E o papel das escolas de idiomas deve ser o de transformar este povo multicultural que é o povo Brasileiro, em uma população capaz de competir no mercado de trabalho e de estudos, global. Com a possibilidade de trabalho “anywhere” “anytime” que a pandemia somente acelerou, o meu concorrente para qualquer vaga que seja, pode ser o candidato que vive do outro lado do mundo. Por isso, precisamos estar preparados.

Qual é a melhor idade para aprender inglês? 

A idade que você está. Pois, em qualquer momento da vida, somos capazes de criar novas sinapses e caminhos neurais e assim, construir novos aprendizados e habilidades, no entanto, estudos comprovam, que, o cérebro humano tem 3 momentos mais sensíveis para estes aprendizados acontecerem. Estes períodos são classificados como Janelas de Oportunidade. E a Primeira Janela de Oportunidade, ocorre do nascimento até os 3 anos de idade. Neste momento da vida humana, é que somos capazes de ter maior plasticidade cerebral e mais conexões/sinapses neurais, e por este motivo, o aprendizado do segundo idioma é mais favorável. Basta pensar que, quando uma criança nasce na Argentina, por exemplo, e seus pais falam espanhol, é neste idioma que esta criança irá se comunicar, o mesmo acontecerá com uma criança alemã, russa, americana ou brasileira, faz sentido para você? E o que acontece quando os pais ou pessoas próximas usam 2 idiomas para se comunicar? A comunicação desta criança irá acontecer nos 2 idiomas. Este foi o motivo pelo qual, a Hey Peppers! desenvolveu o método Play Peppers!, que é um curso de inglês para pais e crianças a partir de 1 ano e 6 meses, desta forma, valorizamos este período tão essencial e ajudamos os pais a relembrar ou aprender vocabulários, frases de comando, canções, para levar o movimento do bilinguismo para suas casas. 

A Segunda Janela de Oportunidade se dá dos 3 anos até 7 anos de idade, ainda antes da alfabetização na língua materna estar completa, o que é um grande benefício para aprendizagem, pois além do período sensível da fisiologia humana, a criança tende a não traduzir e aprender por significado. E a Terceira Janela de Oportunidade é dos 7 anos até 13 anos de idade, por volta da puberdade. Sendo assim, é altamente recomendável apresentarmos o segundo idioma para nossos filhos, nossos alunos, o mais cedo possível, pois nesta idade eles aprendem com naturalidade, brincando, sem muitas explicações e, o mais importante, aprendem a gostar e a verdadeiramente usar o idioma, à medida que chegará um tempo em que a expressão em um ou outro idioma será natural para eles. 

Investir na criação, na educação bilíngue traz inúmeros benefícios tanto para crianças como para adultos, e estes, vão além, da capacidade de comunicação no idioma alvo. 

Mas este assunto, fica para um próximo texto.

Enquanto isso, reflita sobre esta frase: Todas as crianças nascem gênios em linguagem e são capazes de absorver e construir sua forma de comunicar, de acordo com os códigos de linguagem que conhecerem.

Vamos embarcar nesta missão de nos tornarmos bilíngues e podermos aproveitar as oportunidades que o mundo tem a nos oferecer?

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