Tendências de negócios para investir em 2022
Empreendedorismo pode soar apenas como mais uma buzzword na vida de algumas pessoas, mas representa um sonho se tornando realidade para muitos outros. Imagino que para você que está lendo este conteúdo, a jornada de empreender está começando e a busca pelas principais tendências de negócios para 2020 seja um importante degrau.
Abrir o seu próprio negócio não é algo que se inicia da noite para o dia, portanto, você já está vários passos à frente buscando conhecimento para iniciar essa trajetória com preparação. Apesar dos inevitáveis obstáculos que podem surgir no caminho, empreender pode trazer incontáveis benefícios para você e também para a sociedade como um todo!
Podemos falar aqui de ganhos em relação ao aumento de autonomia de gestão, tomadas de decisão, desenvolvimento de habilidades e competências importantes, flexibilidade de horários, possibilidade de dedicar-se ao que realmente gosta, dentre outros.
O cenário do empreendedorismo para 2022
Nós sabemos que 2021 talvez não foi um ano nada fácil para os empreendedores, assim como 2020, mas não há razões para não analisar mercado que se fortaleceram ou se mantiveram em pleno crescimento mesmo em meio a essa crise, certo? Afinal, 2022 está batendo na porta cheio de possibilidades e perspectivas. Por isso, para novos empreendedores, não faltam motivos para renovar as expectativas.
De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado no Brasil pela parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) o Brasil foi o país onde a pandemia teve o papel mais forte de impulsionar o empreendedorismo no longo prazo, se comprovando na expansão de 42%.
A vocação empreendedora do brasileiro é destacada no documento pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles que destaca a falta de emprego causada pela pandemia do COVID/19 como um forte motivador para considerarmos mais seriamente a ideia de ter um negócio próprio em um determinado espaço de tempo. “(…) pela primeira vez na série histórica da pesquisa, ter uma empresa passou a ser o segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para o desejo de viajar”, pontua Melles.
Apesar de todos os altos e baixos que o empreendedorismo brasileiro viveu nos últimos dois anos, o relatório Focus, responsável por reunir importantes projeções de economistas, divulgado este ano, aponta para alta de 1,57% na atividade em 2022. Já o Banco Central (BC) prevê que o PIB cresça 2,1% em 2022, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado em setembro de 2021. Um fato curioso aqui é que essa é a primeira vez que o Banco Central projeta o crescimento para o próximo ano, e justamente nessa ocasião única o número ficou bem acima das atuais expectativas do mercado, que vêm diminuindo nas últimas semanas.
Algumas instituições especializadas esperam crescimento abaixo de 1% no ano que vem, especialmente por cenários difíceis como: eleições, juros e dólar altos e racionamento de energia. Contudo, o Itaú Unibanco divulgou também este ano uma projeção de avanço de 0,5%, enquanto o JP Morgan indica expansão otimista de 0,9%. Com tudo isso em mente, destacamos para os que sonham em ter o próprio negócio e já apostar nos segmentos em alta com menos risco.
Todos os anos surgem, enfraquecem ou se reforçam algumas tendências de negócios nos mais diversos segmentos. Para você que está planejando seu 2022 saiba que separamos aqui algumas das principais para quem deseja começar a inovar e empreender visando investir em negócios interessantes e lucrativos. Continue lendo e confira!
Tendências de negócios para 2022
- Dropshipping
Começamos nossa lista com essa tendência que, apesar do nome complicado, já está conquistando o país e diversos empreendedores iniciantes. Trata-se de um modelo de gestão da cadeia logística onde uma loja (seja física ou online), vende produtos sem precisar tê-los em estoque. Isso mesmo! Parece impossível, mas as maravilhas da tecnologia tornaram esse modelo uma realidade muito promissora para quem deseja ter o próprio negócio com baixo investimento inicial e sem ponto físico.
Neste contexto, a empresa funciona como uma revendedora que intermedia a venda de outro negócio (caracterizado aqui como um “fornecedor”) terceirizando o processo inteiro para as compras: produção (em alguns casos), estocagem e distribuição. Sendo, claramente, um tipo de negócio onde você não precisa se preocupar com fatores como produção ou estoque, mas deve compensar com muita disciplina, resiliência e pesquisa sobre mercados, logística, busca por bons fornecedores e investir pesado no marketing digital.
- Mentoria ou Consultoria Online
Chamado por muitos especialistas de “assistencialismo”, esse segmento também vem crescendo e ganhando destaque suficiente para ser listado com uma grande aposta para empreender em 2022. Durante a pandemia do COVID/19 vimos claramente o aumento da procura por serviços como terapias online, obviamente motivo pelas medidas de distanciamento social e, principalmente, por questões emocionais.
Dessa forma, assim como o home office dominou o ambiente corporativo, muitas pessoas se habituaram à comodidade de receber determinados serviços sem precisar sair de casa. Diversos segmentos de negócio, desde mentorias profissionais em que se busca um aprofundamento maior nos conteúdos com acompanhamento mais próximo até formações ou minicursos online, têm feito mais sucesso do que nunca e gerado uma demanda considerável.
- Infoprodutos
Assim como destacamos o crescimento no interesse em serviços essencialmente digitais, os infoprodutos embarcam nessa mesma demanda de mercado e se consolidam como aposta para ficar de olho em 2022. Nesse tipo de negócio, o empreendedor passa a ser um criador e/ou distribuidor de produtos digitais como: Videoaulas, E-books, Audiobooks, Cursos ou minicursos online, livros, dentre vários outros.
Trata-se de um modelo de baixo custo e que precisa apenas explorar alguma habilidade ou conhecimento mais aprofundado sobre determinado tema que gere interesse. Você pode ser o criador ou terceirizar a produção para focar apenas na distribuição/comercialização do material. Além das vantagens óbvias de redução de custo em comparação com um material físico, por exemplo, há também economia no frete e estocagem, sendo também mais importante aqui focar na divulgação para alcançar público qualificado e interessado.
- E-commerce
Com crescimentos inegáveis durante o período de isolamento social, o e-commerce é, sem dúvidas, uma das maiores apostas de 2022 assim como foi para muitos empreendedores que viram brechas em determinados mercados e já aproveitaram os últimos 2 anos para investir.
Com basicamente todo mundo encomendando das coisas mais simples do cotidiano como comida até móveis e roupas sem sair de casa, as lojas virtuais são um nicho em alta, sem perspectiva de desacelerar mesmo com a pandemia caminhando para seu fim. Apesar da numerosa concorrência nos principais segmentos, a indicação para os empreendedores iniciantes é pesquisar e realizar experimentos. Conhecer que tipo de produto você poderia comercializar com mais efetividade, se há demanda para ele, etc…
Um marketplace, por exemplo, é um dos experimentos mais realizados por quem quer investir de primeira no mundo do e-commerce. Atualmente há diversos grandes players (Mercado Livre, Magalu, Amazon…) que podem impulsionar suas vendas e te ajudar a iniciar com custos menores se comparamos com a criação de uma loja online totalmente do zero.
- Franquia educacional
A área de educação é uma das mais tradicionais no mercado de franquias e vem apresentando índices para além do que poderíamos chamar de animadores. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising sobre o segundo trimestre de 2021, o faturamento do setor mostrou forte recuperação quando comparado com o ápice dos efeitos da pandemia (em 2020) e reforçou expectativas de grande otimismo para 2022.
Com isso, as franquias de educação já são apontadas como uma importante tendência de negócio para o ano que vem, onde um dos modelos mais promissores e comuns são as escolas de idiomas. Com um serviço cada vez mais necessário para diversos objetivos (profissionais, estudos, entretenimento, etc), tem sido uma exigência constante pelo mercado de trabalho, o que pode ter impacto direto em épocas de crise, quando a capacitação profissional pode ser uma janela de oportunidade.
Um dos principais destaques que justificam a posição desta tendência na nossa lista é o fato de ser uma excelente opção para abrir um negócio utilizando uma marca já conhecida e validada. Como todos os mercados e modelos de negócio, existem riscos, mas ao investir em uma franquia as possibilidades de penetração no mercado e taxas de sucesso são consideravelmente maiores. O importante suporte da empresa franqueadora, iniciar com uma marca de nome consolidado, contar com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.
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