Tomada de decisão: 4 dicas para aperfeiçoar essa importante competência

In março 4, 2021
475 Views

A tomada de decisão é, não apenas uma atividade complexa e prioritária, como também uma competência fundamental na vida empreendedora. Independente do perfil, segmento ou nível de experiência do empreendedor, saber tomar boas decisões pode significar poupar recursos e energia, aumento da produtividade e muitos outros benefícios de grande importância para a saúde do negócio.

Ser um bom gestor e ter sucesso na jornada empreendedora significa estar buscando constantemente melhorias na tomada de decisão. Fazer a escolha correta pode levar a perdas menores e vice-versa, mas nós sabemos que o grande número de atribuições e atividades diárias, além do pouco tempo disponível nem sempre contribui positivamente para que as melhores decisões sejam tomada.

Sendo tão decisivo para o funcionamento do empreendimento, a tomada de decisão não pode ser algo a ser negligenciado. Se a gestão erra, os prejuízos se tornarão inevitáveis e assim também a queda no desempenho do negócio. Assim, reforçamos a ideia de se ter bases sólidas para melhorar com constância a tomada de decisão e torná-la certeira. 

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo focado em te ajudar a aperfeiçoar a tomada de decisão. Sejam simples ou mais complexas, todo gestor deve manter-se atento e atualizado para fazer suas escolhas com com segurança, planejamento e análise, evitando ao máximo os impactos negativos na organização. Então, continue lendo e confira nossas dicas!

Dicas para aperfeiçoar a tomada de decisão

  1. Planejamento estratégico

Planejamento, estudo e organização estão sempre relacionados quando falamos em tomada de decisão. Dessa forma, é possível dizer que na hora de fazer boas escolhas um dos primeiros passos é fundamentar as decisões em um sólido planejamento estratégico. Isso porque, é neste que vão estar descritas as diretrizes que norteiam o desenvolvimento e crescimento do negócio.

É fundamental que o empreendedor não esqueça de revisar o planejamento e busque cumprir a estratégia traçada, pois no fim das contas, o desempenho do negócio terá este como um fator determinante em alguns contextos. Conhecer e entender muito bem custos, prazos e outros aspectos chave relacionados com a qualidade de projetos em uma visão global da empresa pode fazer total diferença na obtenção dos melhores resultados.

  1. Foco em dados

Não é nenhuma novidade o potencial imenso que as novas tecnologias podem trazer nos mais diversos segmentos, e da mesma forma a tomada de decisão também pode ser afetada de forma positiva, especialmente quando a cultura de dados é forte dentro da organização. 

O “Business Intelligence” (BI) é uma área de conhecimento de grande relevância na hora de transformar dados isolados em informações integradas e dados de interesse. Nesse contexto, o conhecimento torna-se um grande aliado no trabalho de gestores e na tomada de decisão bem embasada e contextualizada. Dados de projetos passados, relatórios de ações em andamento, sejam bem sucedidos ou não, tudo deve estar devidamente documentado e ser revisto visando melhorias na tomada de decisão.

Gerenciar um empreendimento é, essencialmente, sobre medir, avaliar e decidir. E para os empreendedores iniciantes que temem não serem bons para tomar decisões nós gostaríamos de acalmar explicando que é justamente com estudos e pesquisas (nada de intuição ou “achismos”) que se desenvolve esse tipo de competência. Tempo, experiência e um bom uso da tecnologia podem ser as chaves para o sucesso da sua estratégia e o crescimento do negócio.

  1. Comunicação

Sabendo que o sucesso muitas vezes é fruto do empenho e esforços coletivos. em todo negócio, por menor que sejam as equipes, o gestor deve entender que ouvir seus colaboradores é de grande importância. Os feedbacks não devem ser uma atividade unilateral, e sim algo de mão dupla, em que as pessoas possam trocar suas percepções, dar idéias, propor mudanças e mostrar sua visão do negócio. 

Uma boa comunicação entre o empreendedor e sua equipe, além de fortalecer as relações, aumenta a confiabilidade nas informações obtidas para embasar a tomada de decisão. Isso porque, frequentemente os colaboradores acabam acumulando mais conhecimento sobre alguns processos específicos, por estarem executando tais tarefas diretamente.

Dessa forma, entenda o valor desse tipo de conhecimento e use em favor de todo o negócio na hora de tomar decisões importantes, especialmente quando relacionadas aos processos da linha de frente ou que envolvem os clientes. Atente-se à periodicidade desses diálogos, solicite relatórios, faça pesquisas e assim alinhe essa comunicação da melhor forma possível.

  1. Prazos para decisão

Para garantir ainda mais sucesso na tomada de decisão, o empreendedor não pode deixar o “timing” passar muito. Ou seja, deve empenhar-se em estabelecer prazos e um tempo limite para que as decisões sejam tomadas, e manter-se fiel ao que foi definido. Muito tempo para tomar uma decisão acaba por ampliar demasiadamente o leque para decidir e assim, não há agilidade nesse processo. 

Contudo, nem todas as situações seguem regras absolutas. Esta dica é valiosa para a maior parte dos contextos para garantir que o gestor seja decisivo e não hesite tanto, mas é preciso avaliar cada situação de acordo com suas particularidades e complexidades, e só assim definir o tempo limite apropriado.

E para te ajudar a seguir nossas dicas e melhorar ainda mais sua tomada de decisão, confira agora nosso conteúdo sobre revisão do planejamento estratégico e sua importância nos momentos de incerteza!

Deixe um comentário