5 principais tendências de negócios para 2020

In setembro 4, 2020
1368 Views

Empreendedorismo pode soar apenas como mais uma buzzword na vida de algumas pessoas, mas representa um sonho se tornando realidade para muitos outros. Imagino que para você que está lendo este conteúdo, a jornada de empreender está começando e a busca pelas principais tendências de negócios para 2020 seja um importante degrau.

Abrir o seu próprio negócio não é algo que se inicia da noite para o dia, portanto, você já está vários passos a frente buscando conhecimento para iniciar essa trajetória com preparação. Apesar dos inevitáveis obstáculos que podem surgir no caminho, empreender pode trazer incontáveis benefícios para você e também para a sociedade como um todo! 

Podemos falar aqui de ganhos em relação ao aumento de autonomia de gestão, tomadas de decisão, desenvolvimento de habilidades e competências importantes, flexibilidade de horários, possibilidade de dedicar-se ao que realmente gosta, dentre outros.

Nós sabemos que 2019 talvez não tenha sido o ano mais fácil para os empreendedores, mas não há razões para limitar nossas decisões com base no passado, certo? Afinal, 2020 já chegou cheio de possibilidades e perspectivas. Por isso, para novos empreendedores como você, não faltam motivos para renovar as expectativas: inflação sob controle, avanço das reformas, queda dos juros, avanço das reformas e demais incentivos governamentais prometem dar ânimo e abrir os horizontes.

O cenário brasileiro de 2020 para o empreendedorismo 

Vale a pena observar avaliação do país como um “ambiente de negócios” a partir de um relatório de 2020 do Doing Business do World Bank Group, uma das referências mais utilizadas para classificar os países de acordo com a regulamentação do ambiente de negócios.

Nesta edição mais atualizado do relatório, o Brasil apresentou uma melhoria na nota geral: de 58,6 na análise anterior para 59,1 nesta edição. Porém, a melhora mais significativa foi no aspecto do registro de propriedades, graças à introdução dos pagamentos online nos estados do Rio de Janeiro e em São Paulo.  Os dados também apontam que a facilidade para abrir empresas cresceu 1 ponto percentual.

O Brasil é um país de empreendedores”. É o que afirma um relatório do Brazil Digital Report realizado pela consultoria McKinsey em 2019. A declaração marcante segue os dados apresentados no estudo e surpreende apontando que 39% dos brasileiros hoje estão à frente do seu próprio negócio, com destaque para o ramo de alimentação, vestuário e serviços em geral.

Para além disso, as startups também são um universo para se ter atenção. Com mais de 12 mil empresas abertas, 30 mil empregos criados e US$ 1 bilhão de investimentos em 2018, além da conquista dos 8 primeiros unicórnios e 3 IPOs. Com isso, é possível afirmar que burocracia, contexto econômico e demais obstáculos não são impedimentos para os negócios em 2020 no país.

Quem busca empreender precisa tirar o melhor proveito do cenário atual, e ampliar a visão para conseguir enxergar oportunidades onde outros não veem. Em novembro de 2019, a previsão de crescimento do PIB para 2020 atingiu 2,32%, graças à melhora nos resultados econômicos em julho e agosto, segundo dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) publicados na Exame

O Boletim Macro Fiscal da SPE, aponta que a economia brasileira já apresenta indicadores de recuperação, com diminuição do risco, queda da inflação, expansão de crédito e retomada da confiança. Ou seja: é provável que 2020 traga um novo fôlego ao empreendedorismo. Assim, abre-se um caminho promissor para o aumento da produtividade e crescimento sustentável nos próximos anos. Com criatividade, empenho e inovação para projetar e tangibilizar ideias lucrativas 2020, será o seu ano para aproveitar o primeiro impulso de recuperação da economia e realizar seu sonho! 

Mas afinal, quais são as principais tendências de negócios para 2020?

Embora surjam com certa frequência ao longo do ano temas em alta por razões diversas, ou possam haver variações de acordo com a sazonalidade, acontecimentos a nível global ou a partir da região do país em que se vive, em linhas gerais é possível (e foi o que fizemos) reunir tópicos que aparecem na pauta de tendências de negócios. 

Esta etapa de pesquisa e projeção de um negócio é bastante importante, e foi pensando em te ajudar com ela que compilamos aqui neste material as principais ideias de negócios para investir em 2020. A partir daqui, será possível fazer um levantamento mais detalhado sobre cada mercado e descobrir o que é viável ou não, e o que tem mais fit com o seu perfil de empreendedor.

A tecnologia pode ser citada como um dos fatores que mais colabora para o aparecimento de novas idéias, necessidades e consequentes lacunas no mercado. Por isso, a dica principal aqui é saber observar as inovações e tendências ao redor e aproveitar-se da melhor maneira delas.

Os tópicos reunidos aqui representam áreas que prometem crescer ainda mais este ano, mas que já vêm protagonizando empreendimentos de sucesso há pouco tempo. A maior parte foi selecionada devido ao seu baixo investimento e potencial para a geração de uma excelente lucratividade. Afinal, queremos te dar as melhores dicas. 

Confira as dicas e foco nas principais tendências de negócios para 2020!

  1. Construtechs

Quem nunca ouviu falar em fintechs, não é mesmo? O famoso termo surgido a partir da união das palavras “financial” e “technology”, define predominantemente empresas do tipo startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. Com custos operacionais consideravelmente menores quando comparadas às instituições tradicionais do setor, as fintechs deram origem à uma verdadeira onda de “techs” no ecossistema empreendedor.

Com o surgimento de “healthtechs” e até “foodtechs”, a grande aposta do momento são as construtechs, que vêm se destacando cada vez mais no mercado de startups brasileiro e merece aqui nossa atenção como tendência de negócios para 2020. Isso porque, com a retomada do setor de construção civil, os investimentos em tecnologia são urgentes para impulsionar os empreendimentos.

O cenário que abre as portas para as construtechs

A construção civil é um segmento visto como uma espécie de grande engrenagem, onde estão englobados vários outros setores: metalurgia, plástico, concreto, petróleo, vidro, cerâmica, indústria do aço, dentre outros. Com isso, para garantir o funcionamento perfeito dessa engrenagem, todos os setores envolvidos devem estar a todo vapor, caso contrário todo o setor é impactado.

Nos últimos anos presenciamos uma certa redução na velocidade com que essa engrenagem se movimentava no país, e com isso uma redução no número de investidores aptos a fazer um grande aporte. Com atitudes mais conservadoras em relação setor financeiro, construtoras tiveram que repensar as estratégias e buscaram formas de se reinventar. 

Assim, impulsionadas pela Indústria 4.0 e por todo o cenário que vinham enfrentando, surgiram as chamadas construtechs. O termo é utilizado para definir as empresas com soluções tecnológicas voltadas para a construção civil com o objetivo de baratear o produto final. Com a chegada desse novo impulso de tecnologia para acelerar o setor, a promessa é de aumento na qualidade dos materiais, o maior rapidez nos processos  e consequente redução de custos tanto para as construtoras quanto para o cliente final. 

Como exemplo podemos citar softwares de inteligência para o segmento, que tornam possível planejar o uso dos materiais e o desperdício se tornou praticamente inexistente. Bem como o uso de steel frame (aço compondo a estrutura da casa) que torna possível trabalhar com materiais mais acabados e diminuir a mão-de-obra. Com avanços na indústria possibilitando evolução na construção civil.

Por que investir:

Segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) publicados na Istoé. A perspectiva é de que a construção civil aqui no país termine o ano com crescimento médio de 2%. Um resultado muito positivo e animador para quem possui interesse em investir no setor. 

As possibilidades de inovação para quem está disposto a desenvolver soluções para a construção civil são inúmeras, e com a tendência das construtechs ser algo tão novo, quem resolve se aventurar na área não encontra grandes players ou concorrentes que já dominem o mercado. Ponto positivo para termos atenção! 

Aos poucos, a construção civil e seu avanço tecnológico vem aumentando não apenas a produtividade mas também a qualidade dos bens produzidos pelo setor, e assim atraindo importantes investimentos nacionais e internacionais.

Com o número de construtoras e empresas de engenharia só no Brasil ultrapassando as centenas, sejam de pequeno ou grande porte, a indústria da construção civil não conseguiu acompanhar ao longo dos anos o ritmo de evolução tecnológica dos outros setores, como comércio e serviços. 

Apesar do setor representar 13% do PIB global e empregar 8% da força de trabalho em todo o mundo, a taxa de desperdícios é alta e produtividade do trabalhador é extremamente baixa, principalmente quando comparada a outras áreas da economia.

Com isso, as construtechs podem ser fundamentais para a transformação dessa realidade, a partir do desenvolvimento de tecnologias específicas para a construção civil. Assim, contribuindo para que as demandas de toda a cadeia produtiva possam ser supridas, de forma cada vez mais acessível e abrangente. 

De acordo com dados da aceleradora Construtech Ventures publicados na Grandes Construções, as expectativas para a construção civil em 2020 são animadoras, graças ao retorno dos investimentos no mercado imobiliário e infraestrutura. A partir deste cenário, já estima-se que existam mais de 550 construtechs em atividade (5% sendo produtos nacionais), e o número deve aumentar para 8% do total de startups este ano no país. 

Assim, com o setor se transformando em um terreno fértil para investimentos em novas tecnologias, será necessário com certa urgência, aumentar sua produtividade no próximo ano. Com isso, as construtechs já são vistas como um dos investimentos mais promissores para empreendedores e uma grande aposta para 2020.

  1. Clubes de assinatura 

Os clubes de assinatura são exemplos de tendências que já prometiam se manter fortes para 2020 (inclusive nós mesmos te avisamos) e vêm cumprindo o que prometeu se mantendo em alta. A modalidade que ganhou destaque no Brasil a partir do começo da última década, vem crescendo anualmente a todo vapor e expandindo cada vez mais seus segmentos, que vão de maquiagens até vinhos e produtos eróticos!

Atualmente, tudo que mais gostamos é da praticidade e comodidade de pedir algo pela internet e receber em casa. Muitas vezes, as compras online são motivadas também pelo desejo de obter produtos exclusivos e, normalmente, com o preço bem abaixo do que é praticado pelo mercado “offline”. Assim, surge em vários segmentos diferentes uma super tendência de negócio para 2020, os clubes de assinatura!

Como funcionam os clubes de assinatura?

A ideia surge como uma alternativa para nossas compras cotidianas, em que dentro de um determinado período, a partir de um pagamento recorrente de assinatura você receberá os produtos em sua casa sem precisar repetir o processo de compra. Ou seja, o clube de assinaturas é um modelo de negócios no qual os produtos são comercializados de maneira recorrente.

Temos como um dos exemplos mais famosos da atualidade o serviço de streaming musical Spotify. Com o pagamento de sua versão premium e a partir do aplicativo instalado em seu celular, o usuário pode ouvir músicas sem consumir os dados de memória de seu aparelho, fazer download para ouvir offline, criar playlists, etc. O serviço possui planos de assinaturas mensais, com valores que não ultrapassam R$30.

Contudo, a maior parte dos serviços de clubes de assinaturas trabalha com a entrega física, de fato, na residência do assinante. Os produtos são diversos, mas alguns exemplos são: maquiagens, livros, produtos pets, perfumes, alimentos saudáveis, cervejas, vinhos, queijos, revistas e roupas.

Com isso, faz-se necessário pensar bem em quais vantagens serão oferecidas para seu consumidor. Que tipo de melhorias na experiência do assinante são possíveis de serem feitas para que ele opte por assinar o seu serviço, e como implementar estas mudanças no negócio de maneira sustentável.

Atualmente, é comum vermos no mercado dois tipos de clubes de assinatura. Um deles trabalha com a entrega “surpresa” dos produtos. A pessoa escolhe seu plano, tipo de produtos, ou qualquer outra variável disponível, mas não sabe exatamente quais serão os itens que vai receber até cheguem na sua casa. O que costuma gerar suspense no cliente e a expectativa de estar recebendo um presente, mesmo que esteja pagando para recebê-lo. Este tipo costuma ser ofertado pelo mercado de cosméticos, livros ou até mesmo vinhos.

O outro tipo tem seu funcionamento semelhante ao débito automático, e surgiu a partir da observação de algumas empresas varejistas das compras regulares de determinado tipo de produto. Dessa forma, essa opção possibilita que você escolha os itens e programe uma frequência para recebê-los. A partir disso, no período acordado há o débito do valor dos produtos e são enviados  para a sua casa, de forma totalmente automática. Prático, não é mesmo?

Por que investir:

Segundo dados da Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura, ainda em 2017 já haviam cerca de 350 empresas seguindo esse modelo de negócio no Brasil. E como injeção de ânimo para você que quer se unir à esse grupo de empreendedores que saíram na frente, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom) publicou em 2019 que o número de empreendimentos desse tipo aumentou 167% nos últimos quatro anos. Ou seja, o indicativo de crescimento é real!

Neste mesmo relatório, a especialista em clubes de assinatura, Lidiane Oliveira, afirma que nós brasileiros estamos nos sentindo mais seguros com relação a esse modelo de negócio e a adesão, certamente deve aumentar de 2020 para frente. Ela ainda ressalta o faturamento de cerca de R$ 1 bilhão, somando 800 clubes de assinatura ativos em 2018. 

Nesse contexto, vemos que o mercado dos clubes de assinatura ainda promete muito mais crescimento a variar com o segmento escolhido, o que representa uma grande vantagem: a liberdade para o empreendedor escolher que tipo de produto/serviço deseja ofertar seguindo esse próspero modelo de negócio. 

  1. Coworking

Com o regime de contratação para trabalho remoto ou home office dominando as empresas, surgiu e tornou-se uma aposta promissora mais uma super tendências de negócios para 2020: os espaços para coworking. O mercado se mostra cada vez mais aberto à isso, tendo em vista os diversos benefícios para empresas e colaboradores em não ter um espaço físico, ou em intercalar o presencial com o trabalho remoto.

O que é um espaço de coworking?

O conceito de coworking vem da tradução do seu nome do inglês, que significa colaboração, algo como um espaço de trabalho coletivo. Dessa forma, denomina uma nova tendência que chegou para revolucionar a maneira como muitos empreendedores, freelancers, autônomos e até mesmo pequenos e médios empresários conduzem sua rotina de trabalho.

Descritos também como escritórios compartilhados, esses espaços costumam estar em uma boa localização comercial, justamente para facilitar o deslocamento não só de quem opta por trabalhar lá, mas também de eventuais clientes que façam visitas ao local. Seu funcionamento ocorre por meio do aluguel por hora, sendo também possível negociar pacotes mensais ou anuais de grande vantagem para quem vê todo o valor de trabalhar nesses espaços.

Principais benefícios

Além da economia em vale-transporte (ou vale combustível) e vale-refeição os trabalhadores podem trabalhar onde desejam, mantendo a dinamicidade muitas vezes necessária para a saúde mental e acabam sendo ainda mais felizes e produtivos. Contudo, a adaptação a esse novo regime nem sempre é tarefa simples para todos. É necessário ter mais disciplina do que se imagina para trabalhar de forma independente.

Muitas vezes não se tem o resultado esperado com o regime home office ou freelancer, seja pela falta de disciplina motivada por espaço inadequado para trabalhar, ou várias outras razões. Com isso surge um modelo de negócio totalmente alinhado com essa demanda de funcionários remotos, que conecta empresas e freelancers em um único espaço colaborativo, de acordo com a necessidades específicas.

Dessa forma, apostar em coworkings como empreendimento, especialmente nas grandes cidades, é uma grande alternativa que pode ter ótimos rendimento. Com benefícios que vão desde o aumento da produtividade e da empatia, maiores oportunidades de networking e conhecimentos multidisciplinares, os espaços de coworking são tendências inegáveis quando falamos no futuro do trabalho e das relações empresa – colaborador.

Por que investir:

Estima-se que cerca de 14 mil coworkings estão em pleno funcionamento em todo o mundo desde 2017, segundo pesquisa da Global Coworking Survey. Além disso, ainda existe uma demanda significativa para a criação de mais espaços, com empresas de coworking abrindo filiais e planejando expansão anualmente. 

Com uma importante exploração do potencial colaborativo dentro de diferentes mercados, os espaços de coworking possuem hoje o potencial para aperfeiçoar as relações de trabalho e você pode ser parte disso. Fique de olho nessa tendência!

  1. Alimentação saudável

O mercado de alimentação saudável é uma das tendências de negócios para 2020, mas há alguns anos vem seguindo a trilha dos brasileiros que buscam cada vez mais o “natural” como estilo de vida. Seja por razões estéticas ou de saúde, este é um mercado em pleno crescimento desde 2016 e é uma forte tendência para este ano por aqui. 

Afinal, consumir alimentos nutritivos, orgânicos, sem lactose, glúten ou dentro de alguma outra restrição, movimenta uma parcela maior da economia a cada ano. Isso acaba por aumentar a procura por refeições saudáveis no mercado. Hoje já existem vários modelos de negócios nesse ramo para quem busca se inspirar e sair da convencional salada verde.

As famosas marmitas saudáveis que acompanham o ritmo acelerado do trabalhador que quer se manter em forma, ou a loja de produtos naturais que oferta com exclusividade certos tipos de produtos, estão entre algumas destas opções. Saber qual a melhor é a tarefa mais difícil, pois existem mercados para várias ofertas.

É imprescindível avaliar se o investimento vai ser em alimentos congelados saudáveis, se vai haver a oferta de delivery ou se estabelecerá em um ponto fixo, se quer segmentar e atender a restrita alimentação vegetariana ou vegana, por exemplo. Já há dados apontando que o número de pessoas que aderiram a esse tipo de dieta cresceu consideravelmente no país. Vale atenção, hein?

Existem ainda mercados de sobremesas e até alimentos que simulam a alimentação “lixo” como hambúrgueres, coxinhas e brigadeiros, com alternativas das mais variadas possíveis, abrindo o leque de oportunidades a serem exploradas para esse público.

Por que investir:

O relatório Brasil Food Trends 2020, aponta a sensorialidade e o prazer ao comer como ainda sendo um dos principais critérios de consumo de alimentos no país, com cerca de 23% da população priorizando esses critério na mesma medida da qualidade do produto. Assim, para além dos alimentos serem saudáveis, a principal tendência deve ser inovar com alimentos de maior valor agregado. 

A Euromonitor publicou dados no Estadão que comprovam o crescimento de 12,3% ao ano nos últimos cinco anos no setor de alimentos e bebidas saudáveis, com 2019 fechando o crescimento de 50%. Os alimentos orgânicos, diet/light e recentes versões sem glúten e lactose ainda protagonizam os maiores cases de sucesso dentro do segmento, junto das opções veganas e vegetarianas. 

Assim os números apresentados por importantes órgãos como o Brasil Food Trends e Euromonitor mostram que há excelentes perspectivas de negócios, principalmente nas tendências de sensorialidade e da chamada saudabilidade. Com isso, estima-se que a procura por produtos saudáveis e práticos deva permanecer aquecida ao longo de todo este ano.  

  1. Franquia educacional

A área de educação é uma das mais tradicionais no mercado de franquias e vem apresentando índices para além do que poderíamos chamar de animadores. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre deste ano o segmento de Serviços Educacionais, teve um crescimento no faturamento de 8,7% em comparação com o mesmo período no ano passado. Já o valor arrecadado até o momento é de R$3,155 bilhões de reais.

Os serviços educacionais já são apontados como uma importante tendência de negócio para 2020, especialmente, quando falamos em franquias. Nesse cenário, um dos modelos mais promissores e comuns são as escolas de idiomas, com um serviço cada vez mais necessário para diversos objetivos (profissionais, estudos, entretenimento, etc).

Ao longo dos anos presenciamos o surgimento de vários novos modelos de negócio, ajudando a impulsionar a expansão do segmento educacional. Mudanças no estilo de vida, mercados cada vez mais competitivos e novas tecnologias acabaram exigindo mais capacitação e contribuíram para os avanços de determinados setores. Existem hoje diferentes negócios focados em públicos específicos, de acordo com cada necessidade e demanda do nicho. Há escolas preparatórias, cursos profissionalizantes e as escolas de idiomas, já citadas aqui.

No caso das franquias como enfoque, é necessário ganhar destaque com agilidade, tendo em vista a crescente concorrência, característica do segmento da educação. Assim, associar a marcas mais conhecidas e com modelos de negócios competitivos pode ser o diferencial para conquistar sucesso no empreendimento. 

Principais benefícios e por que investir:

O mercado de franquias nunca esteve em tanta evidência e por isso ganha um espaço especial aqui na nossa lista de tendências de negócios para 2020. Pesquisas recentes da Associação Brasileira de Franchising mostram que ainda em 2017 já haviam registrado um aumento de 8% em faturamento, equivalente a R$ 163 bilhões no mercado. A partir disso, o Brasil passou a ver o mercado de franquias como um dos pilares para nossa economia injetando lucro e ânimo em diversos empreendedores. 

Conforme destacamos, as franquias de escolas de idiomas de fato têm dominado o mercado de franquias educacionais. Um dos principais indicativos de que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de se aprender outra língua, com destaque ainda para o inglês, visto como idioma global. Além disso, essa tem sido uma exigência constante pelo mercado de trabalho.

Em épocas de crise, a capacitação focada no mercado de trabalho é uma janela de oportunidade nesses períodos. Além disso, instituições com cursos de oratória e demais competências para o business também fazem parte disso.

Como é de se esperar, estima-se um crescimento ainda maior a partir de 2020 tendo em vista todas as facilidades e benefícios que esse modelo de negócio possibilita a empreendedores iniciantes e também aos experientes. Um dos principais fatores é a franquia estar posicionada como excelente opção para quem deseja abrir um negócio com uma marca estabelecida no mercado.

Os riscos oferecidos existem, assim como em qualquer contexto relacionado ao empreendedorismo,  mas neste caso, investir nesse tipo de empreendimento há considerável redução na margem de erros. Há maior suporte, um nome consolidado, um público fiel e potencial bem mapeado, um processo e um modelo testado e aprovado. 

Questões como uma consultoria periódica de desempenho, suporte, treinamento, estudo sobre ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio, assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing, são fundamentais para assegurar sucesso para quem optar por empreender com uma franquia. 

Todos esses benefícios e vários outros você garante sendo um franqueado da Hey Peppers! Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados!

1 Comentários

Deixe um comentário