6 filmes sobre empreendedorismo inspiradores para você conferir
Ao iniciar a jornada empreendedora, receber uma dose de inspiração e aprender valiosas lições é algo sempre bem vindo. E, muitas vezes, não há nada melhor para inspirar e ensinar lições como um bom filme, certo? Com títulos e gêneros mais variados, o cinema é um dos recursos mais importantes para ajudar um empreendedor a ter o insight que falta para seu negócio.
Para empreender é preciso contar com importantes competências como visão analítica, senso de liderança, coragem, auto motivação, dentre outras. Assim, nada melhor para se manter motivado do que ouvir histórias motivadoras e aprender com grandes personagens (reais ou fictícios) ajudando a tirar idéias e sonhos do papel e aperfeiçoar-los.
Em meio a tempos de incerteza e consideráveis dificuldades para os negócios, ter a oportunidade de relaxar e de quebra ainda aprender um pouco com boas histórias não é uma oportunidade a se perder. Pensando nisso separamos uma lista com alguns dos melhores filmes de empreendedorismo que podem te ajudar refletir e, principalmente, se motivar a entregar o melhor para o seu negócio. Continue lendo e confira!
Confira alguns dos melhores filmes sobre empreendedorismo
- Startup.com (2001)
Com direção de Chris Hegedus e Jehane Noujaim, este documentário revela detalhes desde a inauguração até a falência da empresa govWorks. A companhia, responsável por desenvolver um software utilizado pelo governo para rastrear fusões e contratos de compra tem sua história retratada por meio da trajetória de um profissional que abandona sua carreira promissora em um grupo financeiro para juntar-se a um amigo, e juntos buscam se inserir no mundo dos negócios.
A empresa surge a partir de uma idéia inovadora e surpreendente, e apesar do rápido crescimento e um plano de negócios, teoricamente, bem estruturado, tudo acaba por desmoronar e a startup fecha suas portas por um motivo simples e até comum: o site. A necessidade de um bom estudo de mercado é uma das grandes reflexões deixadas pela produção, que destaca a necessidade de avaliar cuidadosamente o que parecer ser uma oportunidade de crescimento.
- Coco, Antes de Chanel (2009)
Dirigido por Anne Fontaine essa importante produção se passa em uma época onde era praticamente afronta uma mulher querer empreender. Contra todo o machismo e limitações, Gabrielle Chanel, até então uma jovem pobre pobre, vai em busca do seu próprio sustento como costureira e posteriormente vir a se tornar um grande exemplo de empreendedorismo feminino e um case pra lá de bem sucedido.
Todo o resto da história de uma das grifes mais relevantes da indústria da moda mostram lições valiosas sobre não deixar críticas limitarem ou determinarem o seu trabalho.
- Walt Antes do Mickey (2015)
Muito mais do que o ratinho mais famoso do mundo, ou mesmo uma das redes de entretenimento infantil mais importantes e lembradas no mundo, a Walt Disney se tornou um império de enorme impacto cultural. Nesta produção dirigida por Khoa Le vemos como tudo começou e como ele se tornou o rosto de uma marca tão relevante.
Tudo é visto começando pela perspectiva criativa e sonhadora de Walt, desde sua infância, onde nem sempre recebia apoio para os seus desenhos. Considerado um dos filmes sobre empreendedorismo mais indicados, não a toa ele tem um certo poder de nos inspiram a acreditar em nossas capacidades, idealizações e talentos e não deixar que outras pessoas nos façam desacreditar.
- Jobs (2013)
Visto também como uma das histórias mais impactantes e importantes, certamente não poderíamos citar aqui a produção que foca no icônico Steve Jobs. Com direção de Joshua Michael Stern e produção de Matt Whiteley, o filme consagrou o rosto do galã Ashton Kutcher na pele do criador da maçã mais famosa do mundo.
O longa revela os momentos iniciais até os mais decisivos da vida de um dos empreendedores mais conceituados, desde o seu primeiro Macintosh, feito um uma garagem, até a ascensão do iMac e consagração da Apple enquanto império mundial no segmento.
As lições empreendedoras vindas dessa produção são inúmeras, mas dentre estas o fato de que não precisamos ser os primeiros no que fazemos, e sim os melhores, certamente se destaca. Atenção à inovação e aos diferenciais da sua solução!
- O Lobo de Wall Street (2013)
Sucesso de bilheteria e premiado, o Lobo de Wall Street deu a oportunidade para o consagrado diretor Martin Scorsese trabalhar com um de seus protagonistas favoritos: Leonardo DiCaprio. O ator conseguiu brilhar interpretando o controverso empreendedor Jordan Belfort, que em meio a excessos, problemáticas e falta de escrúpulos, torna-se incrivelmente bem sucedido utilizando-se da premissa “faça o que for preciso para se destacar, mesmo que isso signifique o fracasso de outros investidores”.
A produção aborda a realidade da “selva” de Wall Street, e de como Jordan veio a se tornar um “lobo” nesse cenário, como um corretor da Bolsa de Valores que busca enriquecer sem se importar com as consequências, e acaba por tomar diversos caminhos criminosos nessa trajetória. A história real acaba por ensinar muito sobre o que NÃO fazer no mundo dos negócios, e como as consequências podem chegar para todos.
- Joy: O Nome do Sucesso (2015)
Finalizando com chave de ouro as nossas indicações de filmes sobre empreendedorismo para se divertir e se inspirar, apresentamos mais um super exemplo de sucesso feminino nos negócios. Dirigido por David O. Russell, a produção premiada conta a história real de Joy Mangano, uma dona de casa simples que a partir de uma dificuldade cotidiana na limpeza doméstica, criou o famoso esfregão Mop.
O longa nos conta muito sobre dificuldades na jornada empreendedora, especialmente na ausência de recursos, patente, investimento e vários outros obstáculos a serem superados. Mas acima disso tudo, nos inspira com o sucesso alcançado pela empreendedora e sua visão de uma lacuna no mercado visualizada a partir de sua própria experiência.
Esperamos tirar a indecisão na hora da sessão de cinema em casa e ainda te ajudar a se sentir mais inspirado! Continue aprendendo sobre o universo empreendedor com essas 5 tendências de mercado para empreender em 2021.