Mudar ou fechar? Qual a sua opção?
Grandes empresas só são bem sucedidas por que vendem o que as pessoas querem. Empresas extraordinárias adaptam-se a necessidade dos consumidores e começam a vender o que elas irão querer, sim, o que elas ainda não precisam, mas certamente será necessário no futuro.
Como você deve imaginar, isto quer dizer que algumas empresas tiveram que se redefinir, mudando completamente seu produto ou serviço. Afinal, não adianta vender o que ninguém quer comprar certo? Parece óbvio, mas tem muita empresa por aí que parece não entender esta lógica.
Segue abaixo 10 exemplos de empresas que mudaram o seu produto ou serviço para se adaptar:
1) 3M
Começou como a Minnesota Mining and Manufacturing Company (dá para entender de onde vem o 3M agora), a 3M começou em 1902 como uma empresa de mineração. De minerais, eles começaram a vender lixas, e finalmente a tão famosa fita adesiva, ao total eles vendem mais de 55.000 produtos diferentes que incluem peças para carros de corrida até produtos para aparelhos de TV.
2) Abercrombie & Fitch
Fundada em 1892 por David Abercrombie e Ezra H. Fitch, a empresa começou vendendo equipamentos esportivos. Eles não se tornaram uma loja de roupas até 1988, quando a empresa The Limited a adquiriu. Agora já contam com 300 lojas nos EUA e estão expandido para outros países.
3) Avon
David H. McConnel começou a Avon em 1886 como um vendedor de livro que ia de porta em porta. As vendas não estavam fácil e as mulheres pareciam não gostar dos livros dele. Para ganhar a atenção das mulheres ele começou a oferecer amostras de perfumes. Logo, as amostras de perfumes já eram mais populares que os livros, e assim ele fundou a California Perfume Company em Nova Iorque, que se tornou a Avon mais tarde.
4) Colgate
A Colgate foi fundada em 1806 por William Colgate. Ele fabricava sabão e velas em sua casa. Seus produtos não geravam muito interesse, mas quando ele desenvolveu a pasta de dente sua empresa virou um sucesso local.
5) Flickr
A Flickr começou em 2004 como uma rede social para as pessoas trocar experiências do jogo Neverending. Logo, os fundadores viram que ninguém tinha interesse pelo jogo, já as fotos postadas faziam muito sucesso.
6) Microsoft
A empresa de Bill Gates e Paul Allen começou em 1968 quando eles tiveram acesso a um computador. Eles conseguiram hackear o sistema e acabar com os arquivos. A companhia em questão acabou contratando-os para consertar os bugs no sistema. Eles tiveram vários trabalhos de programação, até Gates entrar em Harvard. Um ano depois, Allen convenceu Gates a sair da faculdade e começar a empresa de desenvolvimento de softwares.
7) Nintendo
Poucas pessoas sabem, mas a Nintendo existe de 1889, ela começou como uma empresa de jogo de cartas. Tiveram grande sucesso com seus jogos e começaram a testar novos mercados, entre 1963 e 1968, a Nintendo criou uma empresa de taxi, hotel, rede de TV e até um restaurante. Finalmente, em 1974, Nintendo entrou na indústria de jogos e hoje eles são a terceira empresa mais valiosa no Japão.
8) Nokia
A Nokia começou em 1865 como uma fábrica de papel. Em 1868, Frederick Idestam abriu a segunda fábrica perto da cidade de Nokia, Finlândia. Após um século de aquisições a Nokia entrou na comunicação móvel em1980 com o Mobira Talkman.
9) Twitter
Twitter era originalmente uma empresa de podcasts, Odeo, e nasceu de um brainstorm para tentar criar um serviço online de SMS. No começo foi usado apenas pelos colaboradores da Odeo e foi apenas lançado ao público em 15 de Julho de 2006.
10) Instagram
O nome original do Instagram era BurBn, o nome de uma bebida tomada pelos fundadores Systrom and Brazilian Krieger, e começou como uma ferramenta que o usuário usava para dar check-in em lugares. Era uma espécie de Foursquare, até perceber que os usuários tinham mais interesse pelas fotos.
Qual o aprendizado?
A maior desculpa que as pessoas dão por não começar um negócio é “Eu não tenho uma ideia ainda”. A maioria apenas senta e espera pela grande ideia, sabe, aquela ideia milionária que cairá do céu e os atingirá quando menos eles esperam, aí sim eles irão começar.
Se você quiser ser bem sucedido, comece fazendo algo. Descubra o que as pessoas estão querendo comprar e venda a elas. O que você começará a vender mudará ao longo do tempo para atender a demanda de seus clientes. É muito mais fácil você não fazer nada, mas acredito que também não terá SUCESSO algum.
Autor: Felipe Diesel
2 Comentários